Autor Tópico: Só consigo fazer login com o Wayland  (Lida 5892 vezes)

Offline BikerViking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Só consigo fazer login com o Wayland
« Online: 10 de Junho de 2017, 15:57 »
Olá

Como o titulo já diz eu só consigo fazer login com o Wayland. Não tenho o Nvidia instalado - li que isso já é um bug conhecido.

Mesmo sendo novo no linux e não entendendo muito bem o que as coisas significam eu tentei o terminal antes do login com o comando mv .Xauthority .Xauthority.bak

Como proceder?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Só consigo fazer login com o Wayland
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2017, 17:40 »
Nem sei muito bem o que responder no seu tópico, acho que precisa antes de uma melhor descrição do problema e ainda de informações sobre o seu sistema, especialmente o hardware disponível.

No seu post está dito "li que isso já é um bug conhecido".
Onde é que leu isso? O normal do Ubuntu é subir o sistema usando o servidor gráfico habitual, que é o Xserver.
No seu sistema não está funcionando o Xserver ?
Facilite o auxílio que lhe possa ser prestado pelo Fórum, se possível, traga o link correspondente para que o Fórum possa ler também e, assim, melhor compreender a questão que tem aí no seu sistema.

Vamos contextualizar a questão, nem todos estão muito familiarizados com isso.

O Wayland é um protocolo de servidor gráfico candidato a sucessor do Xserver, isto é, o servidor gráfico padrão do Linux. e estava disponível somente para o Fedora Workstation e no Ubuntu 16.04, ambos GNOME, no Ubuntu o recurso não é ativado por padrão.

De qualquer forma o tópico foi útil para motivar ir ler o Ubuntu-wiki do Wayland é há informações recentes interessantes por lá.

Começa fazendo referência aos recentes anúncios da Canonical, dizendo:

"*** We are no longer moving to Mir and now switching back to Gnome-Shell which already has a wayland implementation in it. This section likely needs a lot of review. It was originally written for moving Unity to Wayland ***

Ou seja, agora parece que já se está mesmo trabalhando mais forte no Wayland.

Há outras considerações bastante interessantes:

https://wiki.ubuntu.com/Wayland

Há no âmbito do Ubuntu uma ppa totalmente experimental tocada pelo “Wayland Administrators” team", na forma de daily-builds.

https://launchpad.net/~wayland.admin/+archive/ubuntu/daily-builds/+index?field.series_filter=utopic

Como é que você fez aí para instalar e tornar usável o Wayland?

« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 17:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.