Autor Tópico: Chrome travando com youtube tela cheia [RESOLVIDO]  (Lida 35087 vezes)

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Chrome travando com youtube tela cheia [RESOLVIDO]
« Online: 17 de Junho de 2017, 13:50 »
De uns tempos pra cá tenho problemas om o chrome, usando o ubuntu LTS 16.04. Com outros navegadores isso não acontece, os vídeos não travam, testei o Firefox e o Opera. De início, pensei que era problema só da versão do chrome, e não teria nada a ver com o sistema, porém, eu testei em máquinas virtuais e sem precisar de plugin de flash, rodavam normal. No meu notebook, nunca travou também, uso a LTS 14.04. A coisa diferente também, é que eu uso um SSD ao invés de um HD normal, mas acho que isso não afetaria nada. Então só me resta pensar que é o sistema que tá com alguma coisa que não tá redondo com o chrome. Eu tinha pensado até em fazer uma restauração do sistema, mas não achei nada na internet que pudesse fazer isso. Eu poderia simplesmente reinstalar o sistema, só que não gosto de fazer isso com frequencia. Não tem um ano que eu instalei essa versão do Ubuntu. O Firefox também é um ótimo navegador, me atende em todas as necessidades com suas extensões, mas eu queria deixar o sistema redondinho, se pudesse eu continuaria com a instalação até terminar o suporte, em 2021.
« Última modificação: 27 de Junho de 2017, 16:36 por carlos/40 »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2017, 17:30 »
Qual a configuração do Hardware? 

Como foi instalado o Chrome?

Já tentou removê-lo completamente e reinstalar o mesmo?

No aguardo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2017, 18:08 »
Processador i5, 4GB de Ram e SSD de 240 GB. Eu baixei o pacote .deb da própria Google. Já tentei removê-lo completamente , sim, através do terminal, seguido de autoremove e autoclean, e apagando a pasta Google Chrome da outra pasta .conf, creio que todos os procedimentos necessários eu fiz. Reinstalei e vi que o problema não estava no programa, pois na máquina virtual ele não trava, instalando exatamente a mesma versão do pacote do Chrome. Como mencionei, no notebook também não trava. Configurei certo também nas configurações, pra rodar o flash automáticamente. As atualizações também fiz dos programas, então, realmente não sei o que posso fazer mais.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2017, 22:07 »
Bom carlos/40, você não disse tudo da sua configuração. A parte mais importante que era a placa de vídeo não foi mencionada.

De qualquer maneira, esse BUG é antigo e já tinha sido resolvido nas atualizações do Chrome, normalmente está ligado a duas coisas: 1 - Placa de Vídeo e 2 - Compiz

Então as dicas giram em torno de duas possíveis resoluções, desativar a aceleração por Hardware do Chrome ou passar um parâmetro em especial para o Compiz! 

Veja as respostas 18 e 9 deste tópico pra ver se ajuda: https://askubuntu.com/questions/577459/making-youtube-fullscreen-will-freeze-unity-the-whole-desktop
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2017, 11:40 »
Fiz as 2 coisas, desmarcar a aceleração de hardware do chrome e verifiquei o parametro do compiz. Eu ainda não tenho certeza se resolveu, mas por hora tá ok. No começo, a tela cheia do chrome travava, depois de um dia inteiro funcionando, de repente travava. Ultimamente , eu alternava poucas vezes de tela cheia pra normal e já travava.  O que não entendo é que as configurações do chrome era utilizado em todos os dispositivos, pois eu logava e sincronizava. Como não acontecia isso no notebook e na máquina virtual? Eu experimentei o Chromium também, aqui no PC e acontecia a mesma coisa, então desmarquei também a aceleração de hardware nele também. Agora só me resta testar durante um bom tempo.  Depois de constatar que tá ok  mesmo, vou finalizar o post. Por enquanto, obrigado pelas dicas!

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2017, 14:17 »
Não teve jeito, travou! Não dá pra entender, pois no notebook , não trava, eu desinstalei o compiz e intalrei, mesmo assim não adiantou.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2017, 14:58 »
Alguma coisa aconteceu aí. Mudança de software ou hardware?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2017, 15:04 »
[...]Com outros navegadores isso não acontece, os vídeos não travam, testei o Firefox e o Opera. De início, pensei que era problema só da versão do chrome, e não teria nada a ver com o sistema, porém, eu testei em máquinas virtuais e sem precisar de plugin de flash, rodavam normal.

Funciona normal no Firefox e no Opera, trava apenas no Chrome e também no Chromium, o que indica sugere um problema específico do software aplicativo e não do sistema operacional, entretanto, traga uma panorâmica técnica e objetiva da sua máquina para ver se achamos alguma coisa por aí.

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
depois traga ao tópico:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Traga também:

Código: [Selecionar]
lspci -k | grep -i vga -A3
Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, 16:11 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2017, 22:11 »
Galactus, eu já instalei tantos programas que nem sei mais dizer o quanto. Tem uma diferença de versão, no PC é o 16,04 e no notebook é o Ubuntu 14.04.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2017, 09:30 »
System:    Host: carlos-PC Kernel: 4.4.0-81-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.4.0)
           Desktop: Unity 7.4.0 (Gtk 3.18.9-1ubuntu3.3)
           Distro: Ubuntu 16.04 xenial
Machine:   System: ASUS product: All Series
           Mobo: ASUSTeK model: B85M-E/BR v: Rev X.0x
           Bios: American Megatrends v: 2001 date: 06/13/2014
CPU:       Quad core Intel Core i5-4460 (-MCP-) cache: 6144 KB
           flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 25543
           clock speeds: max: 3400 MHz 1: 3200 MHz 2: 3200 MHz 3: 3200 MHz
           4: 3200 MHz
Graphics:  Card: Intel Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller
           bus-ID: 00:02.0
           Display Server: X.Org 1.18.4 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa)
           Resolution: 1680x1050@59.95hz
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel Haswell Desktop
           GLX Version: 3.0 Mesa 17.2.0-devel Direct Rendering: Yes
Audio:     Card-1 Intel 8 Series/C220 Series High Definition Audio Controller
           driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
           Card-2 Intel Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor HD Audio Controller
           driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:03.0
           Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.4.0-81-generic
Network:   Card: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
           driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: e000 bus-ID: 03:00.0
           IF: enp3s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full
           mac: 10:c3:7b:c4:81:2c
Drives:    HDD Total Size: 400.1GB (41.7% used)
           ID-1: /dev/sda model: SanDisk_SDSSDHII size: 240.1GB temp: 28C
           ID-2: /dev/sdb model: SAMSUNG_HD161GJ size: 160.0GB temp: 17C
Partition: ID-1: / size: 100G used: 66G (69%) fs: ext4 dev: /dev/sda3
           ID-2: swap-1 size: 2.43GB used: 0.00GB (0%) fs: swap dev: /dev/sda5
RAID:      No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors:   System Temperatures: cpu: 31.5C mobo: 24.0C
           Fan Speeds (in rpm): cpu: 0 fan-1: 0 fan-2: 1147 fan-3: 0 fan-4: 0 fan-5: 0
Info:      Processes: 234 Uptime: 7 min Memory: 1671.4/3823.8MB
           Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.4.0
           Client: Shell (bash 4.3.481) inxi: 2.2.35


00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 06)
   DeviceName:  Onboard IGD
   Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller
   Kernel driver in use: i915



  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 06
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:28 memória:f7800000-f7bfffff memória:e0000000-efffffff porta de E/S:f000(tamanho=64)


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2017, 11:52 »
carlos/40, pra quem já está na soda...

Que tal tentar uma atualização de drivers?

Tente usar o PPA Oibaf: https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers

Serve pra o 16.04 / 16.10 / 17.04 !

Tenho usado ele com sucesso em todas essas versões do Ubuntu e família além do Linux Mint!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2017, 13:28 »
Que tal tentar uma atualização de drivers?
Tente usar o PPA Oibaf: https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers

É, sim, uma ideia interessante para experimentar, sobremodo porque ele está dizendo, no título do tópico, que o problema ocorre ao executar em **tela cheia**, o que significa estar atrelado à questão do driver de vídeo.

Então, "carlos/40", se o caso veja também o post #3 desse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121390.msg666751.html#msg666751
« Última modificação: 23 de Junho de 2017, 13:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2017, 20:10 »
Eu uso o Ubuntu, há muitos anos, mas vcs devem saber mais que eu. Olha, eu adicionei o PPA, atualizei e coloquei na sources.list o que precisava. Agora como eu instalo os drivers? Eu procurei no synaptics e não achei nada relacionado a Oibaf. Tinha uns pacotes de drivers gráficos, instalei todos, mas não sei  está relacionado a isto. Eu vi o driver instalado, e não mudou, ainda é o i 915 da intel graphics.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2017, 22:55 »
Se instalou o PPA Oibaf é só fazer:

apt update

apt dist-upgrade


E ele vai atualizar não só o driver intel como também o Mesa e o Xorg!  A diferença é grande da versão que vem no Ubuntu.  O nome pode ser o mesmo, mas as versões mudam muito.  Pra mim sempre melhorou muito. Depois reinicie a máquina.

Obs.:  Uma curiosidade!  Se você usar um Live-usb do 16.04 aí na sua máquina, instalar o Chrome, dá o mesmo problema?
« Última modificação: 23 de Junho de 2017, 22:58 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re:Chrome travando com youtube tela cheia
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2017, 08:59 »
Eu achei o Mesa no synaptics, assim como outros itens relacionados a aceleração gráfica, marquei todos e instalei. Quanto a Live do Ubuntu, ainda vou verificar. Talvez o driver da intel não seja bom e talvez tenha dado conflito, mas agora é cedo pra afirmar isso, por enquanto estou testando, com os novos drivers.
Pronto, ao invés de criar um novo post, vou só complementar a resposta, depois dos testes. Mesmo com a Live, ele travou, isso significa que muito provavelmente, o chrome esteja em conflito com a placa de video integrada. Mas eu sinceramente, creio que seja problema mesmo é do chrome, pois nos outros navegadores, rodam redondinho os vídeos. E como eu tinha mencionado antes, isso acontece também no chromium, que tem a mesma espinha dorsal do chrome.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, 09:29 por carlos/40 »