Autor Tópico: Apos dual boot - computador da erro para inicializar  (Lida 7133 vezes)

Offline figueiredoluciana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Online: 31 de Maio de 2017, 15:52 »
Pessoal!! Alguem me ajuda por favor.
Tenho um notebook Samsung com Windows 8.1 e fiz um dual boot com a iso do ubuntu 14.04
Porém, apos a instalação so aparece a mensagem ' Reboot and select proper boot device or insert boot midia ' (foto 1)como faço para resolver?

Executei o boot repair pelo pendrive bootavel, mas aparece o erro? `` A sessao atual esta em modo legacy. Por favor, reinicie o computador e use esse programa em uma sessao EFI. (foto 2)

Sou leiga no assunto, porem a BIOS do meu notebook eh toda customizada, e nao consigo encontrar esse Legacy. Eu ja desativei o secure boot e retirei do EFI e coloquei em CSM OS. (foto 3) Porem se obedeco a mensagem e retorno para o modo EFI, o notebook inicia automaticamente no windows e se retorno ao CSM OS da o primeiro erro citado acima.

Alguem poderia me orientar? Por favor.. - segue as fotos

1- http://imgur.com/a/1Bpe4
2- http://imgur.com/a/07BBm
3- http://imgur.com/a/K7pK9

Desculpem, nao descobri como faz para aparecer a foto no post direto.

Offline figueiredoluciana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2017, 20:01 »
Up por favor gente..ajuda

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2017, 20:42 »
Note que se o sistema original é um Windows 8.1 instalado originalmente no modo UEFI, não se pode em seguida instalar um Ubuntu alterando esse modo.

Se ainda não 'detonou' o Windows e, como você disse, quando retorna para o modo UEFI, o Windows inicia normalmente, então parece ser o caso de manter nesse modo, que suponho seja o que veio de fábrica, e então reinstalar o Ubuntu, **sem alterar** o setup da máquina, isto é, o Ubuntu **também** precisa ser instalado no modo UEFI.

Nunca é possível conviver dois modos no mesmo computador.
Ou está tudo em Legacy (=CSM, mesma coisa) ou está tudo em UEFI.

De toda forma, se seu notebook já é mais "moderninho", isto é, fabricado a partir de 2012/2013 e possui o recurso do setup UEFI, não há razão para que esse modo não seja utilizado. Raras e específicas situações de motherboard/firmware realmente justificam o uso do modo Legacy.

Bem, voltando à questão, deixe o Windows no modo UEFI e reinstale o Ubuntu a partir de um live-iso usando o release 14.04.5, que é o mais recente da versão 14.04
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 20:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline figueiredoluciana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2017, 21:05 »
Note que se o sistema original é um Windows 8.1 instalado originalmente no modo UEFI, não se pode em seguida instalar um Ubuntu alterando esse modo.

Se ainda não 'detonou' o Windows e, como você disse, quando retorna para o modo UEFI, o Windows inicia normalmente, então parece ser o caso de manter nesse modo, que suponho seja o que veio de fábrica, e então reinstalar o Ubuntu, **sem alterar** o setup da máquina, isto é, o Ubuntu **também** precisa ser instalado no modo UEFI.

Nunca é possível conviver dois modos no mesmo computador.
Ou está tudo em Legacy (=CSM, mesma coisa) ou está tudo em UEFI.

De toda forma, se seu notebook já é mais "moderninho", isto é, fabricado a partir de 2012/2013 e possui o recurso do setup UEFI, não há razão para que esse modo não seja utilizado. Raras e específicas situações de motherboard/firmware realmente justificam o uso do modo Legacy.

Bem, voltando à questão, deixe o Windows no modo UEFI e reinstale o Ubuntu a partir de um live-iso usando o release 14.04.5, que é o mais recente da versão 14.04
Ola. Desculpa a ignorancia, mas se eu manter o windows como ta, ou seja em ufei, qndo eu coloco o pendrive bootavel ele nao inicia e sobe o windows direto. Apenas quando eu desativo o secureboot e ativo o mode csm que eu consigo iniciar o pendrive.

Você poderia me orientar nessa parte, por favor?
Obrigada.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2017, 22:53 »
Então, "figueiredoluciana",

Se estou bem entendendo, deixando o setup no modo UEFI não está conseguindo sequer subir o sistema (opção Experimentar o Ubuntu...) a partir do live-pendrive?

Não sei dizer como é mais exatamente o setup dessa sua máquina, porém em regra deve existir um meio de autorizar no setup o boot a partir de um simples pendrive.

Verifique a ordem de boot que está assinalada no setup, se há alguma coisa como "Other OS' ou coisa assim e de tal forma que o pendrive seja a primeira opção de boot, antes do disco rígido.

Certifique-se, ainda, que o live-pendrive que você montou é de fato 64-bits.

Qual é mais exatamente o modelo desse Samsung?

Se possível indique um link onde se possa conferir a configuração do hardware.

Editando (23:36h):

na 3ª imagem que você postou, verifique aquela entrada nominada como "Boot Device Priority", com o pendrive do Ubuntu espetado.
Ali deverá ser possível indicar a ordem de boot.



« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 23:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2017, 20:01 »
E se não conseguir mesmo fazer o live-pendrive ser identificado no modo UEFI, uma outra opção é reinstalar o Windows no modo Legacy, isto é, faça o chaveamento para Legacy (=sistema herdado ou CSM - Compatibility Support Module), reinstala o Windows, aí o Ubuntu live-pendrive irá subir, como você mesma já disse que sobe, então é só instalar o Ubuntu da forma convencional.

Na essência: ou tudo em UEFI ou tudo em Legacy; um de um modo e o outro de outro modo, não funciona.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lynxmedeiros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2017, 21:02 »
Nas instalações com Computadores/Notebooks UEFI, é preciso fazer algumas configurações.

O pendrive precisa estar formatado  em GPT.

No Windows.
1) Windows 8 introduziu um novo recurso chamado de “Fast Startup” para a inicialização rápida. Embora não seja obrigatório, seria melhor deixá-lo desativado.
Vá para Painel de controle> Hardware e som> Opções de energia> Configurações do sistema> Escolha o que os botões de energia e desmarque a opção “Ligar inicialização rápida“.
2) Desligue qualquer criptografia
3) Use o Desfragmentador do Windows antes de particionar.
4) Use o programa do próprio Windows chamado de Gerenciamento de Disco para fazer o Redimensionamento da partição onde será colocado o Ubuntu.
5) Desabilitar a Hibernação.

Espero que te ajude.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, 17:37 por lynxmedeiros »
Machine Dell:OptiPlex 7010 / Intel Core i5@ 3.20GHz / 4 Gb Ram
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 Core processor Graphics Controller
Linux User  #616349

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2017, 09:59 »
Ola. Desculpa a ignorancia, mas se eu manter o windows como ta, ou seja em ufei, qndo eu coloco o pendrive bootavel ele nao inicia e sobe o windows direto. Apenas quando eu desativo o secureboot e ativo o mode csm que eu consigo iniciar o pendrive.

Você poderia me orientar nessa parte, por favor?
Obrigada.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk

Seu pendrive tem que tá formatado no padrão GPT em vez de MSDOS pra que ele seja reconhecido no boot UEFI.
Vc não tem uma unidade de cdrom neste notebook? Se vc tiver queime a iso e coloque o notebook no modo uefi que o boot uefi do ubuntu entra e ele se instala em modo uefi.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2017, 11:05 »
Já sugeri isso algumas vezes... pra quê perder tempo brigando com dual boot, gente?... escolhe um dos sistemas como principal, e instala o outro como máquina virtual...


Enviado do meu smartphone.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Apos dual boot - computador da erro para inicializar
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2017, 11:29 »
Já sugeri isso algumas vezes... pra quê perder tempo brigando com dual boot, gente?... escolhe um dos sistemas como principal, e instala o outro como máquina virtual...

Enviado do meu smartphone.

Infelizmente, pra alguns, é necessário manter os dois sistemas.
Eu mantive o Windows 8 e fiz upgrade recente pro Windows 10 em um notebook do meu filho. Caso ele queira vender mais tarde, acompanha o software original.
Mais tive que instalar o Ubuntu 14.04 em dual-boot, pois ele já é um fanzine do pinguim.
Outros desconhecem a solução da Máquina Virtual.
No meu notebook uso o Ubuntu 14.04 que está recheada de VM de tudo que é tipo.
Eu
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049