SSD ou HD? Ubuntu

Iniciado por Rafael Favero, 29 de Maio de 2017, 21:45

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Rafael, agora não entendi. No começo você disse que iria o trocar o PC por um Notebook.  Agora neste último post você dá a entender que vai ser um PC.  Você disse que vai ter SSD e HD no mesmo sistema!

Então, supondo que seriam dois locais de armazenamento...

É muito complicado ficar falando de formatação para os outros.

Vou falar aqui como sugestão, como se fosse o meu sistema. Não é regra! Longe disso!

Sendo o SSD de 120GB, ele vai ter apenas 111GiB para ser realmente usado.  Tem que deixar uns 7% livre para o provisionamento, então seriam 111GiB  - 8 GiB (arredondando), o que nos deixaria com 103Gib.  Você disse que o Windows já ocupa 30GB, tudo bem, mas você prefira usar a ferramenta de gerenciamento do Windows para redimensionar a partição dele. Isso porque o Windows não vai te permitir deixar apenas os 30GB já usados por ele.  Ele vai te obrigar a deixar um espaço maior.   Então não sei o quanto ele vai deixar reduzir. Mas vamos contar que você deixe 50GiB para o Windows.  Então agora temos 103 - 50 = 53 .   Então você teria 53GiB para o Ubuntu. 

Se você não quiser se esquentar é só usar o instalador para instalar o Ubuntu ao lado do Windows!  Ele vai usar o espaço livre automaticamente,  criando uma partição raiz ( / ),  uma Swap e se tiver Bios EFI, vai criar outra partição EFI para boot no Windows. 

Eu uso no meu PC em casa um  sistema com  1 SSD e vários HDs.  O meu sistema é Dual boot com Windows 10 e o Linux Mint. No Mint eu fiz  só com partição Raiz ( / ) e outra Swap, fora a EFI para boot.  Então ficaria 150MB para boot EFI, 51,5GiB para raiz e o restante 1,5GiB para Swap.  Eu deixo meu sistema ligado praticamente direto fazendo muita coisa, então o sistema vai usar Swap, mesmo que um pouquinho.  Se você desliga sua máquina todos os dias então nem precisa deixar 1,5GiB, deixa 600MB se for o caso.  Lembrando que se for Notebook e você quiser Hibernar, deixa a Swap com o tamanho de no mínimo 600MB.   Se não quiser de maniera alguma partição Swap e mesmo assim quiser hibernar, então você vai ter que criar um Swap file denttro do SSD para poder hibernar.  Neste caso eu deixo você mesmo "procurar a sarna para se coçar"


Eu guardo meus dados nos outros HDs. Os torrents são baixados diretamente em um dos HDs.  Os pequenos downloads vão para o SSD mas depois passo tudo para os HDs. Então eu só fiz instalar o Mint e depois do sistema instalado é que eu formatei os outros HDS e dei as permissões para poder ler e gravar o que fosse necessário. 

Não precisa se esquentar com isso.  Tem tutoriais aos montes nos Tios Google e Youtube sobre formatação no Ubuntu. É só ler ou assistir que você consegue.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Rafael Favero

É um notebook.

Eu tinha de manter todas as peças no notebook  para ter a garantia e como  havia o hd de 1 tera preferi colocar o ssd de 120 gigas, no ssd o sistema, no hd os demais arquivos.

Consegui particionar deixando 40 gigas para Windows e outros 70 para o Ubuntu, quando conseguir instalar.

Estou pronto para formatar o notebook,  o único problema é que não acho a bios, onde eu acesso para mexer com o uefi não há opção para acessar as configurações, portanto terei de revirar sites para ver como acesso o dito cujo.

A propósito, o provisionamento é como? Automático?

galactus

O provisionamento é deixar 7% da sua capacidade (cera de 8Gib)  sem usar! Só isso.  Então se você disse que tem 70GB para o Ubuntu. Você vai usar apenas 62GB!

Qual o Modelo e marca do Notebook?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Rafael Favero

Lenovo Ideapad 310.

Fiz os procedimentos segundo o suporte, mesmo  assim onde deveria estar a opção para acesso não há.

https://support.lenovo.com/br/pt/solutions/ht500216

galactus

Neste tópico do viva o linux: https://www.vivaolinux.com.br/topico/PC-Configuration/Instalar-Linux-Ubuntu-no-Lenovo-Ideapad-310

Veja a resposta 4!  Ele entrou na Bios deste Notebook segurando a tecla shift quando reiniciou o Windows!

Note os avisos quanto a problemas na Wi-fi dependendo do kernel!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Rafael Favero

Tentei de diversas formas mas nada, tentei com shift, com shift e f12, desativei o boot rápido.

"1º: criar um pendrive bootável com o Xubuntu no Windows; 2º: clicar no "Reiniciar" do WIndows segurando Shift para acessar a BIOS; 3º: adivinhar a tecla que escolhe a mídia de inicialização (que é F12); 4º: escolher a opção para ligar como UEFI; 5º"

Pendrive plugado, reiniciei com o shift, apareceu a tela, clique no f12, pois não deu na bios para ver se algo ocorria, mas nada, opção uefi, nem havia.
http://i.imgur.com/wMGtgsy.jpg

"OK. I solved this myself. The only way (indirectly) into the bios was by using F12 at a cold start-up. F2 did not work and the bios was completely inaccessible from Windows 10."

Desligava o notebook, dava boot novamente, clique várias vezes no f12, passou direto para o windows.

Isso ai ta mais pra ferrar user de Linux do que para ajudar, a micro$oft sempre pensando no "bem", deles,  é claro.

galactus

#21
Já viu essa pegadinha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j2Kfw4N5RnQ

Nunca vi isso pra chegar na BIOS do Notebook mas tem de tudo!

Olha só o que achei, você tirou a sorte grande se for este o seu caso: https://www.youtube.com/watch?v=DjbrlF2UCPk

A Lenovo vem bloqueando a Bios par a instalar Linux!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Rafael Favero

#22
FINALMENTE!!!!  ;D

Com o procedimento do vídeo consegui acesso à BIOS, instalei o Ubuntu.

Muitíssimo obrigado galactus!!

A única coisa de errado é o fato de iniciar o Ubuntu e ficar com a tela preta, clico no botão power mas nem desliga, já faz uns 10 minutos que ta na mesma. Vi alguns erros relacionados ao driver gráfico, mas buscarei a solução, a propósito coloquei a versão 16.04.2 pois vi que a 16.10 tem alguns problemas.

EDIT: Agora ta joia, forcei o desligamento, carreguei o Windows, tudo certo, Ubuntu iniciou corretamente, tudo funcional!

Rafael Favero

Notei que no Windows há opção  de escolha de onde salvará programas, arquivos, músicas, vídeos... Há uma opção como essa no Ubuntu?

Não cheguei a fazer a instalação personalizada para evitar eventuais problemas, mas ainda pretendo diminuir a swap de 8 para 2 gigas com o gparted.

galactus

Se você se refere as pastas: Documentos, Downloads, Imagens, Música e Vídeos, tem sim!

Você não testou ele no modo Live antes?  Dava pra ver como ele funciona antes de instalar.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Rafael Favero

Sim, refiro-me a essas pastas.

Não cheguei a testá-lo em live, mas estou utilizando-a agora.

Por exemplo no Firefox já mudei o local dos saves para o hd, teria de configurar o resto mas isso vejo posteriormente.

Você saberia se o Ubuntu já atualiza o firmware do ssd ou tenho de baixá-lo no site? Vi que se baixar a imagem errada do ssd vai complicar a situação por isso estou receoso.

galactus

Atualização de Firmware do SSD vai depender de cada fabricante. A maioria vai ser através de programas dentro do Windows, mas alguns vão permitir fazer um USB bootável para atualização após o boot.

Tem que pesquisar no site do fabricante do seu SSD.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Rafael Favero

O fabricante do ssd é o SanDisk, possuo o SSD PLUS, apenas relata isso na embalagem, para falar não achei nada demais no site deles, há um programa, mas é para windows e nem sei se é específico para o ssd que possuo.

https://kb-pt.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/

Tenho dual boot, adiantará de algo atualizar o firmware no windows? Também terá efeitos da atualização no Linux? Apesar de nem saber se aquele programa servirá para esse ssd.

E mais uma coisa, o TRIM já vem ativado por padrão no Ubuntu (16.04), correto?

galactus

O Firmware vale para os dois sistemas. Resta saber se esse programa é o correto.  Mas deve ser simples de descobrir. Só instalando no Windows.

Sim o 16.04 já vem com um script para ser rodado semanalmente pleo cron, para verificar se o seu tem isso, no terminal como usuário normal:

cat /etc/cron.weekly/fstrim

A saída deve ser esta:

#!/bin/sh
# trim all mounted file systems which support it
/sbin/fstrim --all || true



BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Rafael Favero

Fiz um live usb.

Redimensionei a swap, mas estou com dificuldades para juntar o espaço livre com a unidade do Windows, já que a mesma está com pouco espaço livre.

Já olhei outros tópicos sobre, mas o que dizia era de usar um live cd/usb ou mesmo excluir toda a partição que está, mas excluiria o sistema.

Há como unir esse espaço livre a partição do Windows?

Windows= sda2

Ubuntu= sda5

A propósito, agora que redimensionei a unidade swap, no monitor aparece em mb, há problema nisso?

Gparted e monitor imagem: https://imgur.com/a/MPWzY