Autor Tópico: mouse para de funcionar apos o login. Começou quando atualizei para 16.04.2  (Lida 3318 vezes)

Offline mtnelson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Olá! Espero não estar repetindo o assunto do tópico, juro que pesquisei bastante mas não encontrei nada que me ajude. Fiz a atualização do ubuntu 14.04 para a 16.04.2. Agora, quando ligo a máquina o mouse funciona normalmente até realizar o login (como superusuário ou como convidado), depois a seta congela no ponto em que estava e o mouse não dá mais nenhuma resposta. Ele iniciou nas primeiras vezes com o leitor de tela ativado, já consegui desligar isso, fiquei pensando se essa não seria a causa. Felizmente parece que o terminal funciona normalmente.
Uso um desktop Intel core I3, 4gb de RAM. O dual boot também não está funcionando, mas primeiro tenho que resolver o mouse, até p continuar pesquisando...
Agradeço muito a ajuda!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:mouse para de funcionar apos o login. Começou quando atualizei para 16.04.2
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2017, 20:18 »
Que bucha em colega!

Possíveis soluções:

Mais parecida com o seu caso - https://askubuntu.com/questions/763511/usb-mouse-not-working-after-installing-ubuntu-16-04-persistent-fix

Não tão parecido, mas pode ajudar - https://askubuntu.com/questions/772056/keyboard-stops-working-ubuntu-16-04

Você tentou com um Live-usb pra ver se o erro persiste?  Se não ocorrer, poderia tentar uma instalação limpa?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mtnelson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:mouse para de funcionar apos o login. Começou quando atualizei para 16.04.2
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2017, 04:33 »
Obrigado, Galactus!
N'ao tinha pensado rodar o live cd (pen drive na verdade)! Funcionou direitinho, com mouse e tudo! Entao pude ver que meus dados est'ao la direitinho, ele nao mexeu com a particao do windows e nem com os dados da particao linux, so nao habilitou o dual boot.
Tentei a segunda hipotese que vc levantou, abri o terminal p ver as caracteristicas do mouse com o comando
$ sudo lsusb -v
assim que fiz isso o mouse travou de novo, e nem pude ver o que ele me deu de dado porque a janela do terminal estava pequena e eu n'ao sei maximizar pelo teclado. De qualquer forma a solucao me pareceu complicada, cheia de comandos que nao conheco e estou com medo de fazer alguma besteira... amanha eu tento ler isso com mais calma, mas acho que vou precisar chamar alguem mesmo para ver isso aqui!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:mouse para de funcionar apos o login. Começou quando atualizei para 16.04.2
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2017, 10:25 »
[...] mas acho que vou precisar chamar alguem mesmo para ver isso aqui!

Aí já é mais difícil, o usuário Linux singular geralmente é e precisa ser self-mad man (ou woman).

Se chamar alguém, esse alguém normalmente irá falar abobrinha disso e daquilo, irá sugerir formatar e deixar instalado apenas o Windows, que é o que ele conhece, quase sempre é assim.

Já que funciona pelo live-iso (pendrive ou cdrom), comece pelo mais simples, que é fazendo um backup externo do seus arquivos pessoais, o que lhe dará a segurança e a liberdade da experimentação, ainda que para aprender e melhor o conhecimento na plataforma Linux.




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.