Autor Tópico: Pentablet Genius i608x não desenha no Mypaint!  (Lida 3404 vezes)

Offline Marcondes-Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Pentablet Genius i608x não desenha no Mypaint!
« Online: 23 de Junho de 2017, 19:35 »
Oi Pessoal!
Eu minha mesa digitalizado Pentablet Genius i608x não desenha no software mypaint, já "catei" tudo quanto é tutorial na internet é dada da danada funcionar, algume pode me ajudar?
Eu uso o Ubuntu 16.04, troquei para o Mint 18 e funcionou, só que eu sou "ubunteiro", por favor me ajudem!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Pentablet Genius i608x não desenha no Mypaint!
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2017, 12:39 »
Então Marcondes, o que foi que você "já catou de tudo"?

É preciso contar o que você já fez, pra gente não ficar fazendo que nem cachorro correndo atrás do rabo!

Já instalou algum PPA com driver para ele? Existem mais de um PPA!

Você faz questão de usar o Unity? É isso? Por isso não quer ir para o Mint? 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Pentablet Genius i608x não desenha no Mypaint!
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2017, 13:16 »
Não está claro no post inicial se não funciona apenas no MyPaint, isto é, se vai lá no Gimp tá lá dispositivo disponível bonitão e trabalhando?

Ou seja, está reconhecendo o dispositivo no Ubuntu padrão (=Unity) ou não?

Não tenho o próprio, mas até onde sei o suporte ao hardware é nativo, o driver já está incorporado ao kernel pelo menos desde a versão 15.04 pelo que andei lendo por aí, inclusive um post do "Tota" aqui mesmo no Fórum informando isso (tópico 118005.0), além de várias outras indicações na net afora.

A ppa Wizardpen Drivers, do Martin Owens, está obsoleta, está desativada, mais de 230 weeks ago, nem tem versão para o Trusty, quanto mais para o Xenial, mas também, em tese, não deveria estar precisando de ppa nenhuma para reconhecer o dispositivo.

Precisa deixar claro se a dificuldade é apenas no MyPaint ou se não está de forma absoluta reconhecendo o Genius i608x.

E também dizer se no Mint precisou fazer alguma coisa ou se funcionou direto, sem mais aquela.

Aproveite e veja no Linux Mint, onde já está tudo funcionando corretamente:

Código: [Selecionar]
uname -srvm
Código: [Selecionar]
lsb_release -rd
Código: [Selecionar]
lsusb
Código: [Selecionar]
xinput --list
e ainda qual é a versão do MyPaint instalada, para que se possa comparar tudo isso com o Ubuntu padrão (=Unity).

« Última modificação: 24 de Junho de 2017, 13:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Pentablet Genius i608x não desenha no Mypaint!
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2017, 14:00 »
druidaobelix, veja que não existe mais suporte pra esses drivers ( https://digimend.github.io/drivers/) , então está tudo obsoleto.  Inclusive já foi reportado que em versões mais recentes, como a 17.04, este driver deixou de funcionar ( https://launchpad.net/wizardpen ), acredito que pelo motivo óbvio de terem parado de desenvolver o driver a muito tempo. A última versão que encontrei é de 2013!

E talvez você não tenha encontrado, mas você acha relatos de usuários que conseguem fazer ele funcionar numa versão da família Ubuntu, mas não em outra.  Por exemplo, funciona no Lubuntu mas não no Ubuntu. Com o mesmo kernel! 

Tá tudo mais complicado para quem precisa de suporte para este tipo de hardware.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, 14:03 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Pentablet Genius i608x não desenha no Mypaint!
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2017, 14:13 »
Tá tudo mais complicado para quem precisa de suporte para este tipo de hardware.

Tinha visto também o github Digmend, de fato lá está avisado que parou o desenvolvimento em novembro/2016, mas entendi que parou em relação a novos produtos que apareçam no mercado, vez que o suporte para o i608x já existia, é um produto que já está há pelo menos 5 anos no mercado e já está integrado no kernel, embora, claro, se ocorreu alguma alteração de firmware, então vai dar problema.

Bem, Ok, vamos ver a resposta do "Marcondes-Oliveira" trazendo informações do cenário real lá existente para então vermos o que se pode fazer, inclusive, se o caso, para confirmar o firmware que ele tem lá embarcado no dispositivo real.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.