Autor Tópico: Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)  (Lida 242576 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #135 Online: 22 de Junho de 2017, 17:26 »
Oi, Sampayu.

Acho melhor eu restaurar o sistema. Acho que esse programa danificou alguma coisa do sistema, pode ter sido erro meu durante a instalação. Reinstalei os programas e mesmo assim continuou como se eles não estivessem instalados. Acho que não vai resolver eu reinstalar o módulo de segurança BB. Tá tudo danado aqui. Sempre uso o Synaptic, não entendo ainda como ele foi retirado da instalação padrão do sistema.

Não vou mais utilizar esse programa.

Muito obrigado. Valeu!

Acabei de instalar esse novo Warsaw no Ubuntu 16.04 de 32 bits, usando máquina virtual (Oracle VirtualBox) e deu certo: instalou direitinho, o Warsaw funcionou no Firefox e o menu do Unity não deu problema nenhum. Estranho esse problema ter ocorrido com você.

Como seu sistema realmente está dando problema, e considerando que o Unity é uma porcaria de interface pesada e que vive dando pane, sugestão:

1) Faça backup dos seus dados.

2) Use este torrent para baixar o arquivo ISO do instalador do XUbuntu 16.04 de 64 bits: o XUbuntu usa interface Xfce, ao invés de Unity. O Xfce é mais leve, mais rápido etc. Você vai perceber a diferença, quando instalar o XUbuntu.

3) Use o arquivo ISO para criar um DVD de instalação, ou então use o programa Unetbootin para criar um pendrive de instalação do XUbuntu a partir desse arquivo ISO. O pendrive deverá ter no mínimo 2 GB de espaço livre e estar formatado com sistema de arquivos FAT 32. No *Ubuntu, você pode instalar o Unetbootin executando o seguinte comando, no terminal do shell:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install unetbootin -y
4) Use o DVD/pendrive para formatar as partições do HD do seu computador e então instalar o XUbuntu 16.04 de 64 bits nesse computador.

5) Recupere o backup.

6) Instale o Warsaw. É recomendável você instalar o Warsaw seguindo as dicas que publiquei lá na resposta 59, por ser um método testado e funcional, além de aquele método instalar, configurar e ativar o firewall do seu sistema Linux (o Linux vem com firewall, porém ele fica desativado, com as portas todas abertas. A "resposta 59" tem uns comandos que ativam a proteção de firewall do Linux mas deixam o Warsaw usar as portas de que ele necessita para funcionar). Mas com um sistema XUbuntu 16.04 de 64 bits recém-instalado será bastante difícil ocorrer algum problema caso você opte por adotar a instalação padrão do Warsaw, mostrada lá em https://seg.bb.com.br/passo-a-passo.html.

O navegador Opera foi o que até agora mostrou-se o melhor para se usar o Warsaw e acessar a conta no banco. O Google Chrome pode requerer que você acesse o endereço chrome://flags/#prefer-html-over-flash e desabilite essa função, para que o Google Chrome pare de forçar o uso de HTML5 no lugar do Flash, pois o website do BB requere Flash para o Warsaw funcionar e o Google Chrome precisa então rodar Flash, no website, embora alguns usuários tenham tido problemas porque o Chrome tenta executar HTML5 no website do BB, ao invés de executar Flash.
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2018, 02:13 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #136 Online: 22 de Junho de 2017, 18:00 »
Então Sampayu. Antes de tudo muito obrigado. Além de todas as informações soltas não fazer sentido, tu ainda deu um tom educativo na tua resposta ( e as que seguem ainda kkk). Torno a agradecer pois ajudou e muito.
(...)
Abraços e muito obrigado pela ajuda

De nada, Thiago.  :)

Acessando o BB através do Chrome e do Chromium, e Opera também. Não esta ainda pelo Firefox, que insiste em dizer da necessidade de instalação do Modulo, mas também não fiz a exportação/importação do Certificado, mas o farei logo.

Minha duvida reside no entando, as dificuldades com acesso ao Internet Banking da Caixa, cujo se realizar o acesso via comando "google-chrome https://internetbanking.caixa.gov.br/", o acesso ocorre normalmente podendo inclusive eu realizar operações financeiras tranquilamente. Contudo, realizando o acesso via navegador, normalmente já pede a instalação do Modulo.

Não sei se é importante informar (mais para contexto de ambiente), mas no ambiente residencial, para acesso a Caixa - via notebook, não tive estes problemas. Já lá, apesar de instalar o modulo conforme orientação do site, para o BB não obtive sucesso.

Deixe-me ver se entendi seu texto: você está no trabalho, então no parágrafo iniciado por Acessando o BB... você afirma que no computador do trabalho você consegue acessar o website do BB com três navegadores (falta o certificado no Firefox, pra ele também funcionar) e no parágrafo seguinte (iniciado por Minha duvida reside...) você essencialmente afirma que no computador do trabalho você não consegue acessar o website da CEF com o Google Chrome, a menos que execute o Google Chrome via terminal do shell. Por fim, você afirma que enquanto no trabalho você acessa o BB facilmente mas não a CEF, na sua residência (outro computador) o que ocorre é justamente o inverso: você consegue acessar a CEF, mas não o BB.

Bom, se o problema é esse, claro está que o sistema que você usa no computador do trabalho está com uma configuração de software e o seu computador doméstico (residencial) está com outra. Essa pane com o Google Chrome do trabalho pode ser, por exemplo, o modo como o atalho para o Google Chrome está configurado. No XUbuntu é fácil ver isso, pois o Xfce permite que você inclusive edite os atalhos de menu para os aplicativos. Já no Unity é complicado. Há anos eu não uso mais Ubuntu e a principal razão está nas dificuldades impostas pelo Unity, além de ser um ambiente pesado e lento.

O problema com o Google Chrome pode estar relacionado à execução de HTML5 ao invés de Flash: experimente acessar chrome://flags/#prefer-html-over-flash e mudar o valor para Disabled/Desabilitado. Você também pode deletar (desbloquear do lançador) do Unity o atalho para o Google Chrome, daí execute o Google Chrome a partir do terminal do shell, usando o comando google-chrome-stable, e quando o Google Chrome estiver em execução você clica com o botão direito sobre o ícone dele, no menu do Unity, e manda bloquear o lançador. Após isso, use esse lançador para executar o Google Chrome e ver como ele se comporta no website do BB e da CEF.

Infelizmente não posso ajudar em relação à Caixa Econômica Federal: como não sou cliente, não tenho como testar nada lá. Andei testando o instalador novo e também percebi que ele não faz o Opera funcionar com o website do BB. Muito ruim essa insegurança que o desenvolvimento (?) do Warsaw cria nos usuários, além de dificultar bastante a vida de quem tenta não apenas instalar o Warsaw e fazê-lo funcionar, mas ajudar os outros usuários a conseguirem fazer o mesmo. Eu continuo dando preferência ao método de instalação do Warsaw e dos navegadores tal qual expliquei lá na resposta 59, mas se o Warsaw instalado por aquele método (da resposta 59) não funcionar no website da CEF você pode usar a própria resposta 59 para desinstalar o Warsaw, em seguida acesse https://seg.bb.com.br/passo-a-passo.html e siga o passo-a-passo para instalação do novo instalador do Warsaw: talvez essa versão mais recente funcione com os dois bancos (BB e CEF).


Adendo: de acordo com informações fornecidas na resposta 126 pelo DidBrother (com quem eu tenho de concordar que o Warsaw de fato é um balaio de gatos), para quem é cliente simultaneamente dos bancos BB e CEF o que funciona melhor é a instalação do pacote DEB disponível em https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/, portanto no seu caso específico o que tem mais chance de funcionar consiste em executar os passos 1 a 12 da resposta 59, exceto que no passo 6 o supercomando a ser executado deverá ser este:

Código: [Selecionar]
wget https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr`getconf LONG_BIT`.deb -O /tmp/warsawcef.deb ; sudo killall opera firefox chrome ; sudo gdebi -n /tmp/warsawcef.deb
Os comandos 1 a 5 da resposta 59 removerão o Warsaw anterior e o supercomando acima (que substitui o supercomando do passo 6 da resposta 59) instalará o Warsaw da CEF tal qual indicado pelo DidBrother. Caso você chegue a ter de executar o supercomando do passo 13 da resposta 59, no lugar dele execute o supercomando acima, pois o supercomando acima substitui não apenas o passo 6, mas também o passo 13.
« Última modificação: 23 de Junho de 2017, 15:10 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline DidBrother

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Avante. sempre em frente
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #137 Online: 22 de Junho de 2017, 20:00 »

Minha duvida reside no entando, as dificuldades com acesso ao Internet Banking da Caixa, cujo se realizar o acesso via comando "google-chrome https://internetbanking.caixa.gov.br/", o acesso ocorre normalmente podendo inclusive eu realizar operações financeiras tranquilamente. Contudo, realizando o acesso via navegador, normalmente já pede a instalação do Modulo.

Não sei se é importante informar (mais para contexto de ambiente), mas no ambiente residencial, para acesso a Caixa - via notebook, não tive estes problemas. Já lá, apesar de instalar o modulo conforme orientação do site, para o BB não obtive sucesso.

Em resumo. Queria entender porque não abre o da Caixa normalmente, e se as dificuldades todas relatadas são sim, dadas em razão do firewall do Ubuntu?

Abraços e muito obrigado pela ajuda

###


Caro tcboeira

insisto que leia a resposta 126.

Did

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #138 Online: 22 de Junho de 2017, 20:21 »

Minha duvida reside no entando, as dificuldades com acesso ao Internet Banking da Caixa, cujo se realizar o acesso via comando "google-chrome https://internetbanking.caixa.gov.br/", o acesso ocorre normalmente podendo inclusive eu realizar operações financeiras tranquilamente. Contudo, realizando o acesso via navegador, normalmente já pede a instalação do Modulo.

Não sei se é importante informar (mais para contexto de ambiente), mas no ambiente residencial, para acesso a Caixa - via notebook, não tive estes problemas. Já lá, apesar de instalar o modulo conforme orientação do site, para o BB não obtive sucesso.

Em resumo. Queria entender porque não abre o da Caixa normalmente, e se as dificuldades todas relatadas são sim, dadas em razão do firewall do Ubuntu?

Abraços e muito obrigado pela ajuda

###


Caro tcboeira

insisto que leia a resposta 126.

Did

O problema é que o link http://cloud.gastecnologia.com.br/warsaw/install/GBPCEFwr64.deb não está mais ativo.  :(
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, 20:33 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline silva francisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #139 Online: 22 de Junho de 2017, 21:02 »
Boa noite senhores meu irmão usa xubuntu 16 e instalou  warsaw do banco itau, está funcionando normalmente no firefox, mas não funciona no chrome, a pergunta é: Como fazer warsaw do banco itau funcionar no chrome?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #140 Online: 22 de Junho de 2017, 21:11 »
Boa noite senhores meu irmão usa xubuntu 16 e instalou  warsaw do banco itau, está funcionando normalmente no firefox, mas não funciona no chrome, a pergunta é: Como fazer warsaw do banco itau funcionar no chrome?

Experimente acessar chrome://flags/#prefer-html-over-flash e mudar o valor para Disabled (Desabilitado). Também é bom instalar o navegador Opera, como alternativa para esses outros.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline silva francisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #141 Online: 23 de Junho de 2017, 11:18 »
Olá pesso@l,

instalei o hdd do bb mas na verificação gerou esse resultado:

Se o problema persistir, que tal limpar e desinstalar tudo? Depois é só instalar o Warsaw (apenas o Warsaw: o programa HDA_BB é desnecessário) e configurar o firewall, conforme explicado anteriormente.


Como fazer a remoção completa do Warsaw e do HDA_BB, desinstalar e "resetar" o firewall, reinstalar o Warsaw e o firewall, ativar o firewall fechando as portas de rede do seu computador (segurança) mas conceder acesso ao socket (websocket) de que o Warsaw necessita - tudo via terminal do shell :)


1. Execute o comando abaixo, para remover completamente o programa HDA_BB:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge hda-bb -y
2. Desinstale o Warsaw
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge warsaw -y ; sudo /usr/bin/warsaw_uninstall
3. Execute este supercomando, para desinstalar o firewall (G)UFW e "resetar" o netfilter (firewall que fica "embutido" no kernel do Linux):¹
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge ufw gufw -y ; sudo iptables -F ; sudo iptables -X ; sudo iptables -P INPUT ACCEPT ; sudo iptables -P FORWARD ACCEPT ; sudo iptables -P OUTPUT ACCEPT ; sudo rm -r /etc/ufw
4. Execute este supercomando, para desativar o arquivo rc.local e atualizar o sysctl
Código: [Selecionar]
sudo mv /etc/rc.local /etc/rc.local.bak ; sudo sed -i -e 's|net.ipv4.tcp_syncookies=1|#net.ipv4.tcp_syncookies=1|' "/etc/sysctl.conf" ; sudo sed -i -e 's|net.ipv4.tcp_syncookies=1|#net.ipv4.tcp_syncookies=1|' "/etc/sysctl.d/10-network-security.conf" ; sudo sysctl -w net.ipv4.tcp_syncookies=0
5. Reinicie o computador:
Código: [Selecionar]
sudo telinit 6
6. Após o computador reiniciar, MANTENHA TODOS OS NAVEGADORES FECHADOS e então execute este supercomando, para manualmente instalar o Warsaw via shell script (script do shell):
Código: [Selecionar]
wget https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/warsaw_`getconf LONG_BIT`_installer.run -O /tmp/instalar.warsaw ; sudo chmod +x /tmp/instalar.warsaw ; sudo killall opera firefox chrome ; sudo /tmp/instalar.warsaw
7. Quando a instalação terminar, reinicie novamente o computador:
Código: [Selecionar]
sudo telinit 6
8. Após o computador reiniciar, execute este supercomando, para reinstalar o firewall (G)UFW, ativar a proteção contra ataques do tipo "SYN Flood" e então ativar o daemon (serviço) do (G)UFW:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ufw gufw --reinstall -y ; sudo sed -i -e 's|syncookies=0|syncookies=1|' "/etc/ufw/sysctl.conf" ; sudo ufw enable
9. Acesse https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp para testar se o módulo está funcionando e sendo detectado. Caso o módulo não seja detectado, reinicie o computador e acesse https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp novamente. SE (E SOMENTE SE) o problema persistir, execute o supercomando abaixo e, após o computador reiniciar, tente novamente acessar https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libcurl4-openssl-dev libnss3-dev libdbus-1-dev yad libatk1.0-0 libc6 libcairo2 libcups2 libdbus-1-3 libexpat1 libfontconfig1 libfreetype6 libgcc1 libgconf-2-4 libgdk-pixbuf2.0-0 libglib2.0-0 libgtk2.0-0 libnspr4 libnspr4-0d libnss3 libpango-1.0-0 libpangocairo-1.0-0 libstdc++6 --reinstall -y ; sudo telinit 6
Nota: em alguns casos, pode acontecer de https://seg.bb.com.br não detectar o módulo de segurança, embora o módulo esteja instalado, funcionando, acessando as portas TCP e você consiga acessar sua conta por intermédio do URL https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp. Essa é a razão por que não se deve confiar no resultado mostrado em https://seg.bb.com.br.  Esse problema que ocorre com https://seg.bb.com.br também ocorre com http://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw, portanto também não confie no resultado que http://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw lhe mostrar. A única maneira de realmente confirmar se o módulo está ou não funcionando no seu navegador é acessar https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e verificar se os campos "Agência", "Conta" e "Senha de autoatendimento" aparecem. :P

10. Se mesmo após isso o seu sistema Linux continuar não conseguindo acesso ao website do Banco do Brasil, execute este supercomando:

Código: [Selecionar]
if [ -a /etc/rc.local ]; then sudo mv /etc/rc.local /etc/rc.local.bak; fi; echo \#\!/bin/bash | sudo tee /etc/rc.local; echo ' ' | sudo tee -a /etc/rc.local; echo \echo 1 \> /proc/sys/net/ipv4/tcp_syncookies | sudo tee -a /etc/rc.local; echo ' ' | sudo tee -a /etc/rc.local; echo exit 0 | sudo tee -a /etc/rc.local; sudo telinit 6
...e, após o computador reiniciar, tente novamente acessar sua conta, no website do Banco do Brasil. Ainda não deu certo? Então...

11. MANTENHA TODOS OS NAVEGADORES FECHADOS e execute este supercomando, para limpar os caches dos navegadores e (re)instalar os navegadores Google Chrome e Opera Browser:

Código: [Selecionar]
sudo killall opera firefox chrome ; sudo apt-get install gdebi --reinstall -y ; rm -r ~/.cache/google-chrome ~/.cache/opera ~/.cache/mozilla/firefox ; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb -O /tmp/chrome.deb ; sudo gdebi -n /tmp/chrome.deb ; fi; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget http://ftp.opera.com/pub/opera/desktop/44.0.2510.1218/linux/opera-stable_44.0.2510.1218_amd64.deb -O /tmp/opera.deb; else wget http://ftp.opera.com/pub/opera/desktop/44.0.2510.1218/linux/opera-stable_44.0.2510.1218_i386.deb -O /tmp/opera.deb; fi ; sudo gdebi -n /tmp/opera.deb ; sudo apt-get update ; sudo apt-get check ; sudo apt-get dist-upgrade -y ; sudo apt-get autoremove -y ; sudo apt-get clean ; sudo telinit 6
12. Após o computador reiniciar, execute o comando abaixo, para abrir os navegadores Google Chrome² e Opera Browser na página de teste do módulo Warsaw:

Código: [Selecionar]
google-chrome https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp & opera https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp
13. Se após isso o módulo for detectado mas você não conseguir efetuar login, pode ser que o certificado de segurança do Warsaw não tenha sido adicionado aos navegadores Chrome e Opera. Neste caso, execute este supercomando (ele fechará todos os navegadores, reinstalará o Warsaw e reiniciará o computador):

Código: [Selecionar]
sudo killall opera firefox chrome ; wget https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/warsaw_`getconf LONG_BIT`_installer.run -O /tmp/instalar.warsaw ; sudo chmod +x /tmp/instalar.warsaw ; sudo /tmp/instalar.warsaw ; sudo telinit 6
...e, após seu computador reiniciar, execute novamente o comando do item 12, para confirmar que o Google Chrome e o Opera Browser estão funcionando com o módulo Warsaw.




Notas de rodapé:
¹ Ignore as mensagens de erro que eventualmente forem exibidas.
² Se após executar todos os procedimentos acima o Google Chrome for o único navegador que ainda não está funcionando com o Warsaw, é bem provável que seja porque o Google Chrome está forçando o uso de HTML 5 no website do banco, embora o Warsaw requeira Flash. Para resolver esse problema, inicie o Google Chrome, acesse o endereço chrome://flags, vá até o item Preferir HTML a Flash, mude o valor desse item para Desativado, daí feche o navegador e abra-o novamente, para testar se o Warsaw voltou a ser detectado. Se o problema persistir, é possível que uma recente atualização do Google Chrome tenha eliminado o certificado de segurança do Warsaw, portanto reinstale o Warsaw (item 13), para que o instalador do Warsaw injete novamente o certificado de segurança dele no Google Chrome.





Obrigado por responder minha pergunta, fiz o que disse mas não está funcionando ainda no chrome, como fazer o que sugeriu acima para warsaw do banco do brasil para o warwaw do banco itau?

Offline DidBrother

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Avante. sempre em frente
    • Ver perfil

Offline Lostados

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #143 Online: 23 de Junho de 2017, 14:30 »
Não consigo tampouco acessar o home banking do BB.  Tenho o Ubuntu 17.04 (64 bits), Firefox 54 (64 bits), Java 8. Um dos problemas é que o Banco atualiza - imagino que com a idéia de tornar tudo mais simples e seguro - o software e aí fica dificil seguir soluções propostas nesta mensagem. Há pouco tentei "executar" a resposta #141, sobre remoção completa do Warsaw e do HDB_BB, e veio logo no primeiro passo "Unable to locate package hda-bb". Mas essa resposta, publicada hoje, é uma citação do Sampayu de 26 de março passado...

Já tentei inúmeras vezes seguir o atual script proposto pelo Banco. Deveria ser muito fácil, fechar o navegador, abrir um terminal, ir para Downloads e executar o diagbb-1.0.64.run (sudo chmod +x diagbb-1.0.64.run  seguido de sudo ./diagbb-1.0.64.run). Seguem-se os diferentes passos de instalação, tudo como manda o figurino. Na verificação final, ainda no terminal, vem no entanto a seguinte mensagem:

pedro@pedro:~/Downloads$ sudo ./diagbb-1.0.64.run



Verifying...
Ok!
[ ok ] Starting warsaw (via systemctl): warsaw.service.
-su: line 0: export: `--nofork': not a valid identifier
-su: line 0: export: `--nopidfile': not a valid identifier
-su: line 0: export: `--systemd-activation': not a valid identifier
Failed to open connection to "session" message bus: Could not parse server address: Unknown address type (examples of valid types are "tcp" and on UNIX "unix")

(process:16858): dconf-WARNING **: failed to commit changes to dconf: Unknown or unsupported transport “systemd” for address “systemd:”
pedro@pedro:~/Downloads$

No site do Banco, diz que eu tenho o módulo de segurança, que posso acessar a conta mas, ao tentar acessar, vem sempre mensagem de erro.

Alguém tem idéia de como resolver o problema?
Desde já, muito obrigado.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #144 Online: 23 de Junho de 2017, 14:53 »
O problema é que o link http://cloud.gastecnologia.com.br/warsaw/install/GBPCEFwr64.deb não está mais ativo.  :(

Minhas desculpas,  o link correto é https.

link correto:  https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr64.deb

Did

Valeu, Did. Vou adicionar essa informação à resposta que forneci ao Thiago. Esse pacote que você testou tem mais chances de funcionar para o caso dele que é cliente BB e CEF. Obrigado.  :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #145 Online: 23 de Junho de 2017, 15:32 »
Obrigado por responder minha pergunta, fiz o que disse mas não está funcionando ainda no chrome, como fazer o que sugeriu acima para warsaw do banco do brasil para o warwaw do banco itau?

Oi, Francisco, você pode voltar ao Google Chrome, acessar o endereço chrome://flags/#run-all-flash-in-allow-mode e mudar o valor para Enabled (Habilitado / Ativado).

Se isso não funcionar, infelizmente não tenho como ajudá-lo mais, pois sou cliente somente do Banco do Brasil: não sou cliente do Itaú e por isto não tenho como simular acesso ao banco Itaú. O Warsaw tem vários instaladores diferentes (um para cada banco) e cada instalador desses tem versões diferentes, também, sendo que algumas versões de alguns instaladores funcionam, outras não, às vezes o instalador de 1 banco não funciona no website do banco mas ironicamente funciona para acessar contas em outro banco. É uma confusão danada.

Eu acessei o banco Itaú pelo Google Chrome e vi que o website não detectou o "Guardião" (Warsaw) que foi desenvolvido para o Itaú, mas isso é porque estou usando o Warsaw do BB (Banco do Brasil): se eu estivesse com o Warsaw do Itaú instalado, talvez funcionasse no Google Chrome. Mas não sei. Mesmo que eu instale esse outro Warsaw (do Itaú), eu posso conseguir acessar a tela de login mas não consultar dados bancários (caso eu tivesse conta no Itaú, para poder testar o acesso).

Pelo visto, por ora a solução consiste em acessar o banco Itaú somente pelo navegador Firefox mesmo.  :(

Você também pode testar o acesso com o navegador Opera: os passos 11 e 12 da resposta 59 servem para (re)instalar o Google Chrome e o Opera. Eu não sei se com o Opera você conseguirá acesso do Warsaw no Itaú, mas não custa tentar. O meu Google Chrome (versão 59.0.3071.109) está funcionando com o Warsaw de 64 bits do Banco do Brasil, que instalei usando o método lá da resposta 59. Mas veja como o fato de você estar acessando o Itaú muda as coisas: o mesmo Warsaw que funciona no meu Google Chrome não funciona no seu, pelo fato de o website do Itaú pelo visto esperar que alguma outra versão do Warsaw (ou componente dele) esteja em execução.

Por fim: o Warsaw é "software fechado", daí a dificuldade de desvendarmos os meandros dele e identificarmos o que exatamente o website do banco está solicitando que não está sendo encontrado.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #146 Online: 23 de Junho de 2017, 15:47 »
Não consigo tampouco acessar o home banking do BB.  Tenho o Ubuntu 17.04 (64 bits), Firefox 54 (64 bits), Java 8. Um dos problemas é que o Banco atualiza - imagino que com a idéia de tornar tudo mais simples e seguro - o software e aí fica dificil seguir soluções propostas nesta mensagem. Há pouco tentei "executar" a resposta #141, sobre remoção completa do Warsaw e do HDB_BB, e veio logo no primeiro passo "Unable to locate package hda-bb". Mas essa resposta, publicada hoje, é uma citação do Sampayu de 26 de março passado...

Já tentei inúmeras vezes seguir o atual script proposto pelo Banco. Deveria ser muito fácil, fechar o navegador, abrir um terminal, ir para Downloads e executar o diagbb-1.0.64.run (sudo chmod +x diagbb-1.0.64.run  seguido de sudo ./diagbb-1.0.64.run). Seguem-se os diferentes passos de instalação, tudo como manda o figurino. Na verificação final, ainda no terminal, vem no entanto a seguinte mensagem:

pedro@pedro:~/Downloads$ sudo ./diagbb-1.0.64.run



Verifying...
Ok!
[ ok ] Starting warsaw (via systemctl): warsaw.service.
-su: line 0: export: `--nofork': not a valid identifier
-su: line 0: export: `--nopidfile': not a valid identifier
-su: line 0: export: `--systemd-activation': not a valid identifier
Failed to open connection to "session" message bus: Could not parse server address: Unknown address type (examples of valid types are "tcp" and on UNIX "unix")

(process:16858): dconf-WARNING **: failed to commit changes to dconf: Unknown or unsupported transport “systemd” for address “systemd:”
pedro@pedro:~/Downloads$

No site do Banco, diz que eu tenho o módulo de segurança, que posso acessar a conta mas, ao tentar acessar, vem sempre mensagem de erro.

Alguém tem idéia de como resolver o problema?
Desde já, muito obrigado.

A presença do JRE (Ambiente de Execução Java) no seu sistema Linux é indiferente para o funcionamento do Warsaw: o programa Warsaw não usa Java. Caso você não use o Java 8 para mais nada (ele só foi instalado por causa do acesso ao banco), pode desinstalá-lo sem preocupação. :)

PS: o JRE é necessário para execução do programa IRPF (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física). Caso precise instalar ou atualizar o JRE, você pode se basear neste tutorial que escrevi há alguns anos e que de tempos em tempos eu atualizo.

A resposta 59 realmente está ficando antiga e eu estou me dando conta de que os desenvolvedores do Warsaw andaram atualizando esse programa, o que no entanto está criando mais dores de cabeça do que melhorando algo, pois desde que os nomes, as versões e localizações dos instaladores do Warsaw foram modificadas ou atualizadas, começaram a surgir aqui várias mensagens de usuários apontando novos erros, problemas etc. que até então estavam solucionados com a execução dos passos da resposta 59. Complicado... :(

Eu só não estou tendo problemas porque instalei o Warsaw usando os passos da resposta 59, executei essa instalação já há alguns meses e sou cliente apenas do BB (Banco do Brasil). Mas há clientes de outros bancos tendo problemas, assim como quem está usando algum dos novos instaladores também está tendo problemas.

A respeito do programa hda-bb: a resposta 59 contém um comando de desinstalação do HDA_BB (hda-bb) porque algumas pessoas ainda instalavam esse programa que estava disponível na página do BB. Mas se o comando de desinstalação do HDA_BB for executado, não há risco nenhum: se o HDA_BB estiver instalado, o comando o desinstalará (que é o recomendado mesmo), e se o HDA_BB não estiver instalado o comando não fará nada, retornará um erro apenas avisando que o programa não existe e pronto, é só seguir adiante.  ;)

Eu uso Firefox com um complemento denominado NoScript. Esse complemento bloqueia o Warsaw no Firefox e eu não consegui descobrir uma forma de contornar esse problema sem desabilitar o NoScript. Não sei se esse é o seu caso, mas de qualquer modo a minha sugestão é que você siga os passos 11 e 12 da resposta 59 para (re)instalar os navegadores Opera e Google Chrome, pois esses navegadores têm maior possibilidade de funcionar com o website do banco do que o Firefox.

Em síntese: tendo em vista que o método "tradicional" de instalação, explicado lá na resposta 59, está funcionando no *Ubuntu 16.04 de 64 bits, com navegadores Opera e Google Chrome, eu no seu lugar experimentaria executar os passos 1 a 12 daquela resposta, pois os 6 primeiros passos desinstalarão o Warsaw e instalarão o instalador que atualmente está funcionando no meu sistema *Ubuntu 16.04 de 64 bits. Você não tem nada a perder com essa tentativa, já que o instalador atual do BB não está dando certo no seu sistema. Os últimos passos da resposta 59 (re)instalarão o Google Chrome e o Opera.

PS: eu ainda não testei nenhum dos novos pacotes do Warsaw no *Ubuntu 17.04, mas já testei os pacotes novos do Warsaw do BB no Ubuntu 16.04 de 32 bits novo (instalado em máquina virtual) e os pacotes funcionaram, então no seu caso talvez a instalação do Google Chrome e Opera resolva (você doravante tenha de usar Chrome ou Opera para acessar o banco), digo, talvez esses instaladores do Warsaw estejam funcionando bem somente com *Ubuntu 16.04 e navegadores Chrome e Opera.
« Última modificação: 23 de Junho de 2017, 19:32 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Lostados

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #147 Online: 24 de Junho de 2017, 13:52 »
Obrigado, Sampayu. Vou tentar seguir as suas orientações e ver o que acontece. também para mim o BB  é o único banco.
Entrementes, tomei iniciativa radical: estou reinstalando o Ubuntu 17.04. Tinha feito um upgrade, depois instalei o Gnome, e estava achando tudo muito lento e com mensagem de erro demais. Agora parti direto para o 17.04 Gnome.
Quem sabe será mais "amigável" para o BB...
Obrigado de novo.

Offline Lostados

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #148 Online: 24 de Junho de 2017, 18:25 »
Sampayu,
claro que não funcionou. Tentei instalar tanto pelo Firefox como pelo Chromium com igual resultado.
Aí fui para os passos da resposta 59. Nada andou. Reproduzo, a seguir, o que apareceu no terminal depois dos dois primeiros passos. O navegador era o Chromium:

lostados@lostados:~$ sudo apt-get purge hda-bb -y
[sudo] password for lostados:
Reading package lists... Done
Building dependency tree       
Reading state information... Done
E: Unable to locate package hda-bb
lostados@lostados:~$ sudo apt-get purge warsaw -y ; sudo /usr/bin/warsaw_uninstall
Reading package lists... Done
Building dependency tree       
Reading state information... Done
E: Unable to locate package warsaw
[ ok ] Stopping warsaw (via systemctl): warsaw.service.
lostados@lostados:~$


Alguma outra sugestão?



Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #149 Online: 26 de Junho de 2017, 03:47 »
Sampayu,
claro que não funcionou. Tentei instalar tanto pelo Firefox como pelo Chromium com igual resultado.
Aí fui para os passos da resposta 59. Nada andou. Reproduzo, a seguir, o que apareceu no terminal depois dos dois primeiros passos. O navegador era o Chromium:

lostados@lostados:~$ sudo apt-get purge hda-bb -y
[sudo] password for lostados:
Reading package lists... Done
Building dependency tree       
Reading state information... Done
E: Unable to locate package hda-bb
lostados@lostados:~$ sudo apt-get purge warsaw -y ; sudo /usr/bin/warsaw_uninstall
Reading package lists... Done
Building dependency tree       
Reading state information... Done
E: Unable to locate package warsaw
[ ok ] Stopping warsaw (via systemctl): warsaw.service.
lostados@lostados:~$


Alguma outra sugestão?

Oi.

Estou neste momento usando o XUbuntu 17.04 de 64 bits numa máquina virtual. Instalei o Warsaw tal qual explicado lá na resposta 59 e estou conseguindo acessar o internet banking do Banco do Brasil pelo navegador Firefox, pelo navegador Google Chrome e pelo navegador Opera.

Sugestão para você resolver o problema:

1) Obtenha o XUbuntu 17.04 de 64 bits (esse link aí é para obter o torrent para download do arquivo ISO).

2) Use o arquivo ISO para instalar o XUbuntu 17.04 de 64 bits.

3) Use o Mozilla Firefox que vem pré-instalado no XUbuntu e então acesse a resposta 59 e execute somente os seguintes passos (nesta exata sequência): 6, 7, 8, 11 e 13.

4) Após executar o passo 13, seu computador reiniciará. Após ele reiniciar, abra o Google Chrome, acesse o endereço chrome://flags/#prefer-html-over-flash e mude o valor para Disabled (desabilitado), em seguida acesse o endereço chrome://flags/#run-all-flash-in-allow-mode e mude o valor para Enabled (habilitado).

5) Feche o navegador Google Chrome, em seguida abra os navegadores Chrome, Opera e Firefox e em cada um deles acesse o endereço https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp

É isso. ;)
« Última modificação: 26 de Junho de 2017, 17:20 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")