Amigos
Segui todos os passos mas não funcionou. Uso o Kubuntu 16.10, atualizado, não instalado do zero no PC.
Engraçado que no meu note uso o KDE Neon e ele instalou só com o warsaw64bit.deb sem precisar de mais nada!!
No KDE Neon o comando "ps -ef |grep -i warsaw" lista as tres linhas perfeitas mas o Kubuntu 16.10 só mostra o resultado abaixo, mesmo seguindo os passo-a-passo e reiniciando (umas mil vezes).
No Kubuntu 16.10
orlando@orlando-PC:~$ ps -ef |grep -i warsaw
orlando 1655 1 0 11:30 ? 00:00:00 /usr/local/bin/warsaw/core
orlando 2032 1638 0 11:40 pts/1 00:00:00 grep -i warsaw
Porque será que não habilita o warsaw para o root no kubuntu? E no Neon foi de boa?
A resposta será mais por curiosidade pois estou disposto a migrar os meu computadores para o Neon e esse já é um grande motivo.
Baixei o ISO do Live CD do KUbuntu 16.10 e instalei num drive virtual. Neste momento estou no KUbuntu 16.10 rodando dentro do VirtualBox. O Warsaw está instalado e funcionando nos três navegadores mais populares: Firefox, Opera e Chrome.
i) Após instalar o KUbuntu 16.10, a primeira ação que tomei foi abrir uma janela do terminal (konsole) e executar o seguinte comando, para realizar uma atualização, correção e limpeza completa nos pacotes do APT:
sudo apt-get clean ; sudo apt-get update ; sudo apt-get check ; sudo apt-get install -f ; sudo apt-get dist-upgrade -y ; sudo apt-get autoremove -y ; sudo telinit 6
ii) Depois que o sistema reiniciou, eu acessei
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121558.msg668266.html#msg668266 e executei os passos
6,
7,
8,
9 e
12, nessa exata sequência.
iii) Após isso, de cara o Opera funcionou: acessei
https://seg.bb.com.br/home.html e o módulo estava detectado, daí acessei
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e a tela de login na conta abriu normalmente. Com o Firefox foi a mesma coisa: abriu de primeira.
iv) Já o Google Chrome deu problema. Como eu já analisei os arquivos de configuração desse Warsaw de cima pra baixo e de tudo quanto é jeito, eu sei que o Warsaw requer o Flash. Por isto, no caso do Google Chrome eu abri a página
chrome://flags, daí lá onde consta
Preferir HTML a Flash eu mudei o valor do parâmetro para
Desativado (isso evita que no website do Banco do Brasil o navegador Google Chrome execute HTML5 no lugar do Flash, sendo que o website do banco requer Flash e não funciona com HTML5), em seguida fechei o Google Chrome e o abri novamente. Após isso, o Google Chrome acessou a conta normalmente (o módulo foi detectado e funcionou sem problemas).
=> No seu caso, eu começaria pelo item "
i": faria uma limpeza completa no cache do APT. Em seguida, acessaria
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121558.msg668266.html#msg668266 e executaria os passos
de 1 a 9. Em seguida, executaria o passo
11 e então executaria novamente a limpeza do item "
i", daí eu executaria o passo
13, depois executaria mais uma vez o item "
i", depois executaria a configuração indicada no item "
iv", e por fim executaria o passo
12.
<=
Eu sei que isso parece meio doido, mas existe uma explicação lógica para eu estar sugerindo essa sequência pra você: ela limpa o cache de pacotes do APT e procura garantir que o seu sistema operacional está atualizado, sem atualizações pendentes, e que o cache de repositórios e de pacotes está íntegro (de modo que tudo que for instalado, reinstalado ou atualizado pelo APT o será por pacotes íntegros e atualizados). Essa sequência também irá limpar as configurações de firewall, desinstalar o Warsaw etc., em seguida instalará o Warsaw e retirará o bloqueio contra o websocket dele, instalará bibliotecas que melhorarão a compatibilidade do Warsaw com seu sistema operacional, daí o cache dos seus navegadores será excluído (para evitar que dados velhos ou corrompidos, referentes ao website do Banco do Brasil porém eventualmente ainda armazenados pelos seus navegadores, façam seus navegadores se comportarem como se você ainda estivesse usando o plugin Java e o módulo de segurança antigo dentro de um website que já não funciona mais desse jeito). Em seguida, os navegadores Opera e Chrome serão instalados e seu sistema atualizado novamente (para atualizar inclusive o Opera instalado no comando anterior). Em seguida, o certificado de segurança do Warsaw será novamente gerado e injetado nos seus navegadores que foram reinstalados (sem isso o website não detecta o Warsaw), então o Chrome será configurado para usar o Flash no website do banco, e por fim os navegadores Opera e Chrome serão abertos no website do banco (para você testar se o procedimento funcionou).
Se você executar tudo isso e o problema continuar ocorrendo, com certeza é algo específico da sua instalação: há alguma outra coisa corrompida, mal configurada etc., no sistema KUbuntu do seu computador. Do contrário, eu não teria conseguido usar o KUbuntu 16.10 para acessar minha conta no Banco do Brasil usando os navegadores Firefox, Opera e Chrome.
Independentemente de qual distribuição você use, eu executaria o
passo 8 mesmo no sistema que funcionar "de primeira" com a instalação do pacote .DEB, pois o passo 8
instala e configura o firewall do Linux com uma proteção básica. Quando o pacote .DEB é instalado e funciona "de primeira", isso significa que o firewall do seu sistema Linux está com as portas todas abertas. O passo 8 ativa e configura o firewall do Linux para, por padrão, rejeitar pedidos de entrada e de encaminhamento de portas (exceto aqueles explicitamente permitidos por alguma regra dentro do firewall). É isso que impede o Warsaw de aleatoriamente criar outras portas e usá-las para trafegar sabe-Deus-o-quê (não estou afirmando que o Warsaw faz isso, mas estou afirmando que, como o Warsaw é um programa de código fechado, caso o Warsaw faça isso você não tem como saber que ele está programado para se comportar desse jeito, a menos que fique monitorando os logs de rede do sistema). A solução mais segura e confortável é instalar, configurar e ativar o firewall, deixando o Warsaw usar as portas TCP 30800 e 30900.