Autor Tópico: Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)  (Lida 242574 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #15 Online: 17 de MAR?O de 2017, 20:42 »
Vou testar no Opera para ver se funciona também ou não.

Editando (20:55h):

Funciona no Opera também, sem problemas, sem enroscar em nada.

Seg.BB - Diagnóstico do Módulo de Segurança



BB Tela de Login

« Última modificação: 17 de MAR?O de 2017, 21:13 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline aleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #16 Online: 17 de MAR?O de 2017, 20:51 »
druidaobelix:
O tópico postado às 19.51h de 17/mar permitiu o meu acesso ao BB.
Obrigado.
[ ]'s,

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #17 Online: 17 de MAR?O de 2017, 21:00 »
druidaobelix:
O tópico postado às 19.51h de 17/mar permitiu o meu acesso ao BB.
Obrigado.
[ ]'s,

Ótimo   :)
Usou o script ou fez na mão mesmo?

Aquele script é bastante "simplezinho", só para facilitar a vida do colega "lpccbio" que está iniciando no Linux e às vezes, como sabemos, para quem ainda está iniciando na curva de aprendizagem nem tudo é muito claro.
Testei o script várias e várias vezes, funcionou em todas, mas sempre é bom mais alguém em outras máquinas testando também.
Mesmo instalado pode repetir por cima da instalação anterior que continua funcionando sem problemas, ao  menos é o que observei aqui.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lpccbio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #18 Online: 19 de MAR?O de 2017, 00:45 »
druidaobelix:
O tópico postado às 19.51h de 17/mar permitiu o meu acesso ao BB.
Obrigado.
[ ]'s,

Ótimo   :)
Usou o script ou fez na mão mesmo?

Aquele script é bastante "simplezinho", só para facilitar a vida do colega "lpccbio" que está iniciando no Linux e às vezes, como sabemos, para quem ainda está iniciando na curva de aprendizagem nem tudo é muito claro.
Testei o script várias e várias vezes, funcionou em todas, mas sempre é bom mais alguém em outras máquinas testando também.
Mesmo instalado pode repetir por cima da instalação anterior que continua funcionando sem problemas, ao  menos é o que observei aqui.

Oi drudaobelix, realmente tem algo errado ou em dependência, sistema ou outra coisa relacionada, que não está rodando o módulo 'Socket' (no HDA_BB).
Fiz todo o seu procedimento, de seu script detalhado e muito bem explicado, mas não funcionou aqui em minha máquina.
Sempre que tentava efetuar o 'teste' do warsaw no site do BB, na última opção 'Módulo de segurança' aparecia  'Você não possui o módulo de segurança instalado'. Mesmo indo até o último passo e retornando ao começo. Isso para os navegadores Firefox, Opera, Chrome e Chromium.
Segue o print de dois desses navegadores:

Firefox 52


Opera 43



Mas agradeço de qualquer forma o empenho e dedicação na ajuda que me concedeu. Isso ajudará os demais colegas que encontrarão dificuldades para acessar suas contas bancárias!
Abraço e obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #19 Online: 19 de MAR?O de 2017, 04:12 »
Oi drudaobelix, realmente tem algo errado ou em dependência, sistema ou outra coisa relacionada, que não está rodando o módulo 'Socket' (no HDA_BB).
Fiz todo o seu procedimento, de seu script detalhado e muito bem explicado, mas não funcionou aqui em minha máquina.
Sempre que tentava efetuar o 'teste' do warsaw no site do BB, na última opção 'Módulo de segurança' aparecia  'Você não possui o módulo de segurança instalado'. Mesmo indo até o último passo e retornando ao começo. Isso para os navegadores Firefox, Opera, Chrome e Chromium.
Segue o print de dois desses navegadores:

Pois bem, "lpccbio",

Estou supondo que você executou o script da forma como indicado, que afinal é apenas com o mouse copiar aqui no tópico o comando abaixo e numa janela de terminal colar e dar um <enter>, já que o restante ele faz sozinho.

Código: [Selecionar]
sudo ./bb-warsaw-install.sh
Vejo ainda, pelos prints, que testou tanto com o Firefox 52 como com o Opera 43 e em ambos o resultado foi negativo.

Assim sendo, penso que devemos fazer uma investigação mais detalhada do porquê não está resultando positivo no seu sistema e então descobrir a causa.

Abra um tópico exclusivo para você, me avise informando aqui o link do tópico aberto que lhe auxilio no passo a passo dessa investigação, vamos descobrir onde está o problema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lpccbio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #20 Online: 19 de MAR?O de 2017, 12:46 »
Oi drudaobelix, realmente tem algo errado ou em dependência, sistema ou outra coisa relacionada, que não está rodando o módulo 'Socket' (no HDA_BB).
Fiz todo o seu procedimento, de seu script detalhado e muito bem explicado, mas não funcionou aqui em minha máquina.
Sempre que tentava efetuar o 'teste' do warsaw no site do BB, na última opção 'Módulo de segurança' aparecia  'Você não possui o módulo de segurança instalado'. Mesmo indo até o último passo e retornando ao começo. Isso para os navegadores Firefox, Opera, Chrome e Chromium.
Segue o print de dois desses navegadores:

Pois bem, "lpccbio",

Estou supondo que você executou o script da forma como indicado, que afinal é apenas com o mouse copiar aqui no tópico o comando abaixo e numa janela de terminal colar e dar um <enter>, já que o restante ele faz sozinho.

Código: [Selecionar]
sudo ./bb-warsaw-install.sh
Vejo ainda, pelos prints, que testou tanto com o Firefox 52 como com o Opera 43 e em ambos o resultado foi negativo.

Assim sendo, penso que devemos fazer uma investigação mais detalhada do porquê não está resultando positivo no seu sistema e então descobrir a causa.

Abra um tópico exclusivo para você, me avise informando aqui o link do tópico aberto que lhe auxilio no passo a passo dessa investigação, vamos descobrir onde está o problema.

Caro druidaobelix, abri um novo tópico, como sugerido por você.
Segue o link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121580.0.html

Espero que consigamos resolver isso.
Abraço!

Offline rgudwin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #21 Online: 20 de MAR?O de 2017, 02:13 »
Olá,
Estou com um problema adicional ... gostaria de saber se ocorre também com mais alguém. Após fazer toda a instalação do Warsaw, o mesmo funciona normalmente e consigo logar no site do BB sem problemas. No seg.bb.com.br também o módulo é detectado sem problemas. Entretanto, se eu faço logout e me logo como outro usuário, tudo para de funcionar e o site do BB pensa que o Warsaw não está instalado. Para voltar a funcionar, só mesmo rebootando a máquina. Matando todos os processos e re-startando com "sudo /etc/init.d/warsaw start" também funciona. Parece que quando a gente dá um logout e depois loga com outro usuário, o Warsaw fica em um estado anômalo. Alguém mais notou esse problema ?
Minha configuração é Kubuntu 16.04, com Firefox 52. 

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #22 Online: 20 de MAR?O de 2017, 04:29 »
Conforme comentei aqui, tentei uma infinidade de métodos, mas não consegui me livrar do problema. Esse "módulo de segurança" é bem malfeito e estou "sobrevivendo" usando uma máquina virtual para rodar um Android 4.4 rooteado e com o aplicativo do BB instalado. Também dá pra acessar diretamente no Linux, usando o Firefox versão 51 com a função "atualização automática" desativada (para evitar que o Firefox automaticamente se atualize para a versão 52, já que a versão 51 foi a última a dar suporte ao "plugin Java": a versão 52 já não roda mais o plugin Java).

Por enquanto, o Banco do Brasil ainda está hospedando em https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp o applet ("módulo de segurança") Java, portanto quem usar um navegador que ainda suporte plugins NPAPI (como é o caso do Firefox versão 51) por enquanto conseguirá acessar a conta usando o método "antigo" / tradicional (Java). Mas isso uma hora vai acabar. Espero que até lá esse estresse todo com o Warsaw haja sido resolvido. :P
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2017, 04:33 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #23 Online: 21 de MAR?O de 2017, 14:17 »
usando o tuto do mpinho o warsaw funcionou, porém.......    a partir daí, o meu Gambas não edita mais o código (class).
é como o teclado estivesse morto. arruma uma coisa e detona outra. alguem tem alguma ideia ?
com "sudo gambas3" funciona.  parece que o warsaw altera alguma permissão.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2017, 16:17 por jrkamil »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline mpinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Manoel Pinho
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #24 Online: 22 de MAR?O de 2017, 13:26 »
 jrkamil,

O seu Gambas foi instalado no /usr/local, não ?

Veja isso com

which  gamba3

para ver se o executável foi instalado no /usr/local/bin

Talvez ele tenha mudado alguma permissão do /usr/local ou de seus subdiretórios.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #25 Online: 23 de MAR?O de 2017, 08:29 »
em /usr/local/bin só estão o HBA_BB e o warsaw
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline jacovieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #26 Online: 23 de MAR?O de 2017, 10:24 »
Pessoal no meu aqui na tela de diagnostico fica tudo verde. OK.

Mas quando acessa https://seg.bb.com.br   diz que o mudulo de seguranca nao esta instalado.

Sera se nao pode ser alguma coisa com o java nao?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #27 Online: 23 de MAR?O de 2017, 12:35 »
Pessoal no meu aqui na tela de diagnostico fica tudo verde. OK.
Mas quando acessa https://seg.bb.com.br   diz que o mudulo de seguranca nao esta instalado.
Sera se nao pode ser alguma coisa com o java nao?

Então, " jacovieira",

Se no hda-bb está aparecendo tudo liberado (=verde) e ainda assim não acessa, então:

1) A versão do firefox precisa ser a 52:

Código: [Selecionar]
apt-cache policy firefox
2) O firewall precisa estar desativado.

O firewall padraão do Ubuntu é o UFW, então verifique:

Código: [Selecionar]
sudo ufw status verbose
Se estiver habilitado, então desabilite fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo ufw disable
Precisa reiniciar o sistema

3) Identificação no site BB

https://seg.bb.com.br/home.html

Por alguma razão que não sei dizer qual, muitas vezes mesmo estando devidamente instalado, ainda assim não reconhece de primeira no site do BB, então leia e faça conforme consta no item 8 do post #12 deste tópico, que na essência é clicar no botão ""Ver passo-a-passo de instalação" ir até o final e retornar, o que provocará uma reidentificação e, assim, irá funcionar.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2017, 12:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jacovieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #28 Online: 23 de MAR?O de 2017, 18:50 »
Ainda nao funcionou!

No diagnostico aparece tudo verdinho. Mas em https://seg.bb.com.br - Diz: "Você não possui modulo de segurança instalado"

---------------------------------------------------------------------
root@notebook:~# apt-cache policy firefox
firefox:
  Instalado: 52.0+build2-0ubuntu0.16.04.1
  Candidato: 52.0.1+build2-0ubuntu0.16.04.1
  Tabela de versão:
     52.0.1+build2-0ubuntu0.16.04.1 500
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu xenial-updates/main i386 Packages
        500 http://security.ubuntu.com/ubuntu xenial-security/main i386 Packages
 *** 52.0+build2-0ubuntu0.16.04.1 100
        100 /var/lib/dpkg/status
     45.0.2+build1-0ubuntu1 500
        500 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu xenial/main i386 Packages
root@notebook:~#
-------------------------------------------------------

root@notebook:~# ufw status verbose
Estado: inativo
root@notebook:~#

-------------------------------------------------------
root@notebook:~# ps gauxwww | grep warsaw
root       919  0.0  0.5 102920 20768 ?        Sl   18:39   0:00 /usr/local/bin/warsaw/core
jacoram+  1804  0.0  0.5  98552 24328 ?        Sl   18:39   0:00 /usr/local/bin/warsaw/core
root      2583  0.0  0.0   5128   848 pts/1    S+   18:50   0:00 grep --color=auto warsaw
root@notebook:~#

-------------------------------------------------------

Já reiniciei e mesmo assim não funcionou!

Pior que já abrir dois protocolos no Suporte do BB e eles dizem que vão passar para suporte avaçado e esse suporte avaçado nunca me ligou.
Isso já esta com quase uma semana.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)
« Resposta #29 Online: 23 de MAR?O de 2017, 20:14 »
Ainda nao funcionou!
No diagnostico aparece tudo verdinho. Mas em https://seg.bb.com.br - Diz: "Você não possui modulo de segurança instalado"
Já reiniciei e mesmo assim não funcionou!
Pior que já abrir dois protocolos no Suporte do BB e eles dizem que vão passar para suporte avaçado e esse suporte avaçado nunca me ligou.
Isso já esta com quase uma semana.

Então, " jacovieira",

Essa é uma novidade interessante, mesmo com o IFW desativado não está acessando.

Note, porém, que mencionei o IFW pois é o firewall padrão mais simples do Ubuntu, entretanto, caso você tenha anteriormente ativado o iptables, que é o firewall real do Ubuntu, isto é, a ferramenta que controla o módulo netfilter que é quem faz o trabalho real, não vai funcionar do mesmo jeito, então certifique-se que também i iptables não esteja ativado no sistema

Se puder fazer uma experiência que pode ser bastante útil, inicie o sistema a partir de um live-pendrive e instale o warsaw usando o script mencionado e disponível no post#12.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.