Autor Tópico: Não consigo acessar o Banco do Brasil  (Lida 51898 vezes)

Offline gilbertoros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Online: 09 de MAR?O de 2017, 19:43 »
Meu sistema linux é o xubuntu, para acessar o Banco do Brasil no linux a partir de agora é necessario instalar o módulo de segurança warsaw no linux! Fiz a instalação conforme instruçõe do site do BB, porem ao entrar na conta recebo a informação de que não esta instalado! O que devo fazer, instalar manualmente? Alguém pode me orientar?

Offline rickybraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2017, 20:06 »
Se vocẽ usa o firefox a ultima versão (52) não é compativel terá que utilizar a versão anterior.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2017, 10:09 »
a versão 51 funciona ? já testou ? qual o procedimento ?
no diagnostico do modulo esta acusando erro de socket.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2017, 10:12 por jrkamil »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2017, 11:18 »
Faz 2 dias que estou tentando resolver o problema, mas ainda não deu certo. Pelo momento com firefox 51 funciona em Linux Mint.
Em Ubuntu não dá certo instalar o hda-bb por problemas de dependências. Pelo momento, das pessoas com as que estou em contacto em outro forum só uma conseguiu, com Linux Mint 18.1. Eu instalei Linux Mint 18.1 e fiz uma tentativa, mas o processo fica travado quase no final.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2017, 14:31 »
removí o firefox 52 com sudo apt-get remove firefox , sudo apt autoremove
re-instalei de novo via synaptic.
consegui acessar sem reclamar do modulo de segurança. vamos ver por quanto tempo...
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2017, 14:33 por jrkamil »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #5 Online: 10 de MAR?O de 2017, 15:08 »
removí o firefox 52 com sudo apt-get remove firefox , sudo apt autoremove
re-instalei de novo via synaptic.
consegui acessar sem reclamar do modulo de segurança. vamos ver por quanto tempo...

Olhe se aparece icedtea nos complementos. Em firefox 52 desapareceu, mas se você está acessado deve tê-lo funcionando.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #6 Online: 10 de MAR?O de 2017, 15:24 »
o icedtea não aparece nas extensões do ff mas esta marcado como instalado no synaptic
continuo acessando normalmente
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #7 Online: 10 de MAR?O de 2017, 15:37 »
o icedtea não aparece nas extensões do ff mas esta marcado como instalado no synaptic
continuo acessando normalmente
Eu instalei de novo o firefox 52, apagando configurações, mas não deu certo. O meu Ubuntu é 14.04. O seu icedtea é o 7 ou o 8?

Offline ¥_Haguen_¥

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #8 Online: 10 de MAR?O de 2017, 20:50 »
Boa noite,

Mesmo problema aqui, no Ubuntu 1604 e Firefox atualizado para o 52, tentei desinstalar via comando e reinstalar via Synaptic sem sucesso.

Liguei para o Banco do Brasil diversas vezes desde ontem de manhã e fui ignorado, estou esperando até agora contato da TI deles para resolver o problema.

Algum colega sabe como instalar a penúltima versão do Firefox via Synaptic ?

Grato.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #9 Online: 11 de MAR?O de 2017, 00:44 »
Editando em 18/03/2017 -22:15h

Alerta:
Não faça esse travamento de versão do Firefox como antes proposto neste post, não é necessário, o instalador do BB (hda-bb_0.1_all.deb) está funcionando corretamente, porém é necessário que use o Firefox versão 52.
Leia o restante do post, existe solução apontada, sem nenhuma dificuldade.

======================

Parece melhor evitar o problema, pelo menos até que o BB e a GAS Tecnologia atualizem isso, fazendo a pinnagem (=bloqueio) da atualização do pacote. --> Obsoleto

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/preferences.d/preferences
Acrescente ao arquivo:

Citar
Package: firefox
Pin: version 51.0.1*
Pin-Priority: 1000

Salvar e sair

Código: [Selecionar]
sudo apt update

« Última modificação: 18 de MAR?O de 2017, 22:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #10 Online: 11 de MAR?O de 2017, 04:08 »
Editando em 18/03/2017 -22:15h

Alerta:
Não faça o downgrade de versão do Firefox como antes proposto neste post, não é necessário, o instalador do BB (hda-bb_0.1_all.deb) está funcionando corretamente, porém é necessário que use o Firefox versão 52.
Leia o restante do post, existe solução apontada, sem nenhuma dificuldade.

======================

Caso a alteração de versão já tenha ocorrido, então remova a versão atual, baixe a anterior e instale novamente.  --> Obsoleto

Remover a instalação atual

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove firefox
Baixar a versão anterior, conforme a arquitetura do sistema.

Para ver a arquitetura:

Código: [Selecionar]
arch
Baixar e instalar:

Código: [Selecionar]
cd ~/Downloads  #entra no diretório Downloads
64-bit

Código: [Selecionar]
wget https://sourceforge.net/projects/ubuntuzilla/files/mozilla/apt/pool/main/f/firefox-mozilla-build/firefox-mozilla-build_51.0.1-0ubuntu1_amd64.deb
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i firefox-mozilla-build_51.0.1-0ubuntu1_amd64.deb
32-bit

Código: [Selecionar]
wget https://sourceforge.net/projects/ubuntuzilla/files/mozilla/apt/pool/main/f/firefox-mozilla-build/firefox-mozilla-build_51.0.1-0ubuntu1_i386.deb
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i firefox-mozilla-build_51.0.1-0ubuntu1_i386.deb
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2017, 22:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #11 Online: 11 de MAR?O de 2017, 11:38 »
Aproveitando o tṍpico sobre o módulo de segurança do BB .  Ele ocupa espaço e recurso da Cpu somente quando usado no Home Bank ?  Ou esse módulo fica "dormente" na memória RAM até que seja utilizado ?
Lembro que quando eu utilizava o Windows , acontecia isso .

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #12 Online: 11 de MAR?O de 2017, 19:18 »
Aproveitando o tṍpico sobre o módulo de segurança do BB .  Ele ocupa espaço e recurso da Cpu somente quando usado no Home Bank ?  Ou esse módulo fica "dormente" na memória RAM até que seja utilizado ?
Lembro que quando eu utilizava o Windows , acontecia isso .
Eu já usei o tokken no BB empresarial e o programa tinha un bug que iniciava um processo que fazia com colapsava a CPU. Eu o descobri no terminal e o identifiquei nos arquivos do programa. Cada vez que isso acontecia, tinha que matar o processo na terminal. É por isso que estou temendo que aconteça a mesma coisa con este programa, que já provocou muitas dores de cabeça aos usuários de Windows.
Procurem na página do Facebook de Gas Tecnologia, nunca vi tantas pessoas detonar com tanta raiva.

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #13 Online: 11 de MAR?O de 2017, 19:25 »
Mesmo que consiga instalar o programa, eu não vou ficar tranquilo. Os usuários de Linux deveríamos reclamar na ouvidoria, eu já reclamei e diz que o programa era ruim, que não podia ser instalado e que mesmo que conseguisse não ia ficar tranquilo com isso ai no meu computador.

Ouvidoria BB: 0800 729 5678

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Não consigo acessar o Banco do Brasil
« Resposta #14 Online: 13 de MAR?O de 2017, 02:42 »
Estou há 3 dias tentando fazer esse módulo de segurança "warsaw" funcionar, mas sempre ocorre o mesmo erro: toda vez que executo o programa de diagnóstico HDA_BB, o diagnóstico acusa erro de websocket.

Eu sei que o Warsaw foi instalado e está funcionando, porque ele é um daemon de serviço do Linux, é executado a partir de /usr/local/bin/warsaw/core (esse arquivo core é o daemon de serviço, é um arquivo binário executável).

O warsaw utiliza a tecnologia de websockets, que parece ser o futuro das conexões de navegadores mas ao mesmo tempo representa riscos à segurança das comunicações remotas. Por causa disso, se eu conseguiu usar esse warsaw, na prática vou deixar o daemon "morto" e só colocá-lo em execução quando for acessar o website do banco. O comando para interromper o warsaw é este:

Código: [Selecionar]
sudo service warsaw stop
...e o comando para colocar o warsaw novamente em execução é este:

Código: [Selecionar]
sudo service warsaw start
Bom, isso é o que eu pretendo fazer quando o warsaw estiver funcionando... Como atualmente essa porcaria está dando erro de websocket (e eu também já telefonei pro Banco do Brasil, mas ninguém resolve o problema), estou usando o seguinte paliativo: instalei o aplicativo do Banco do Brasil no meu smartphone Android, e além disso instalei Virtual Box no meu XUbuntu Linux, daí criei uma máquina virtual e instalei o Android 4.4 nela, em seguida instalei o aplicativo do BB para Android também nesse Android 4.4 virtualizado, e pronto, deste modo estou conseguindo acessar o internet banking do Banco do Brasil, tanto via smartphone quanto via computador, sem precisar desse módulo de (in)segurança denominado "Warsaw".

O servidor do websocket do Banco do Brasil fica em wss://www84.bb.com.br/broadcast/529/n6terrdb/websocket e está funcionando: eu já testei esse servidor, a partir de um host remoto (na Internet). Quem quiser fazer o teste, basta acessar https://www.websocket.org/echo.html e colar o texto wss://www84.bb.com.br/broadcast/529/n6terrdb/websocket ali no campo Location:, daí clique em Connect e observe como no painel à direita aparecerá a mensagem RECEIVED: o. Isso significa que o servidor websocket do Banco do Brasil recebeu corretamente o pedido de conexão.  ;)

Enfim: o servidor do Banco do Brasil está funcionando. O problema é o módulo de segurança mesmo, que por alguma razão misteriosa não está conseguindo criar o "cliente" local (no computador do usuário) para poder estabelecer uma conexão com o servidor remoto (do Banco do Brasil).

A título de curiosidade, após a instalação do "HDA_BB" o usuário encontrará, dentro de /usr/local/bin/HDA_BB, o arquivo HDA_BB (assim, sem extensão mesmo). Esse arquivo é um shell script (um script do shell do Linux). Quem abrir esse arquivo para edição, encontrará dentro dele a seguinte função:

Código: [Selecionar]
#CHECAR O SOCKET
function SOCKET_ON() {
    ws30900=`(  echo open 127.0.0.1 30900
                exit
            ) | telnet`
    echo "$ws30900" | grep "Escape character" &>> /dev/null   
    if [[ "$?" == 0 ]]; then
        WEBSOCKET=true
    else
        WEBSOCKET=false
    fi
    #fs30800=`(  echo open 127.0.0.1 30800
    #            exit
    #        ) | telnet`
    #echo "$fs30800" | grep "Escape character" &>> /dev/null
    #if [ "$?" == 0 ]; then
    #    FLASHSOCKET=true
    #else
    #    FLASHSOCKET=false
    #fi
}
export -f SOCKET_ON

Ao que me parece, o programa local telnet não está encontrando um websocket aberto na porta 30900 do endereço IP 127.0.0.1 (codinome localhost), daí a função está salvando a variável de ambiente $WEBSOCKET com o valor false, daí o diagnóstico do programa HDA_BB lê esse valor da variável $WEBSOCKET e avisa que o websocket não está disponível (o diagnóstico só não emite esse alerta caso o valor da variável $WEBSOCKET seja true).

Eu não sei como fazer para que um cliente websocket seja estabelecido na porta 30900 do IP 127.0.0.1, por isto o Warsaw está em execução mas não consegue usar o navegador para estabelecer uma conexão websocket com aquele servidor do Banco do Brasil, e é por isso que eu e mais uma "pancada" de clientes do Banco do Brasil que usam Linux não estamos conseguindo acessar o internet banking com esse famigerado módulo de (in)segurança. :P
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2017, 02:54 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")