Autor Tópico: ubuntu em Dell Inspiron 2350  (Lida 3151 vezes)

Offline Lostados

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
ubuntu em Dell Inspiron 2350
« Online: 10 de MAR?O de 2017, 11:27 »
Alguém poderia dizer se um DELL Inspiron 2350 Desktop 23"  (4th generation Intel Core - i7 4710MQ processor (6M cache up to 3.50GHZ - 12GB dual channel DDR3L 1600MHz (8GBx1 + 4GBx1) ) funcionaria corretamente com Ubuntu 16.04LTS? Não aguento mais o Windows 10 instalado no computador e quero mudar, como fiz com meu laptop, para Ubuntu. O laptop é um Toshiba, comprado em 2009, que funciona perfeitamente - se não fosse pelo fato de esquentar muito!
Para mim é vital ter um desktop que funcione na perfeição.

Obrigado

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu em Dell Inspiron 2350
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2017, 12:32 »
[...] DELL Inspiron 2350 Desktop 23"  (4th generation Intel Core - i7 4710MQ processor (6M cache up to 3.50GHZ - 12GB dual channel DDR3L 1600MHz (8GBx1 + 4GBx1) ) funcionaria corretamente com Ubuntu 16.04LTS?

Então, "Lostados",

Não é possível realmente saber sem um inventário completo e detalhado dos componentes da máquina, pois a partir dessa descrição genérica sabemos apenas que se trata de um processador Intel Core i7 4710MQ, trabalhando em 3.5GHz, que aliás é uma excelente cpu, vai atingir cerca de 8000 pontos no benchmark e de quebra ainda generosos 12GB RAM, mais que suficientes para qualquer coisa.

https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i7-4710MQ+%40+2.50GHz

Entretanto, os detalhes é que são elas, notadamente questão quanto a que chipset na placa wireless embarcada, se há ou não placa de vídeo dedicada e por aí vai.

O jeito certo de fazer essa constatação é bastante simples e eficaz, evidentemente caso já tenha o computador.

Monte um live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu 16.04.2 e suba o sistema na máquina com ele, usando a opção "Try Ubuntu..." (Experimentar Ubuntu sem Instalar) aí terá a oportunidade de testar todos os aspectos do hardware e constatar se funciona ou não. O live-iso não irá alterar nem modificar nada no sistema que já haja instalado na máquina.

O desempenho não será o real porque evidentemente o pendrive ou o cdrom são enormente mais lentos quanto ao acesso que um disco rígido real, porém no mais todo o funcionamento do hardware pode ser examinado.

E caso ainda não tenha comprado a máquina, em se tratando de um Dell, basta encomendar à própria Dell para que já venha com o Ubuntu 16.04.2 instalado (não aceite que venha com o 14.04, seja explícito nessa exigência), que é uma LTS e com suporte até 2021, com kernel 4.8, o que é uma garantia de que tudo funciona bem.

« Última modificação: 10 de MAR?O de 2017, 12:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lostados

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:ubuntu em Dell Inspiron 2350
« Resposta #2 Online: 11 de MAR?O de 2017, 10:49 »
Muitissimo obrigado pela resposta. Já tenho a máquina, que veio com o Windows 8.  Instalei o 10, que me parece muito insatisfatório - certamente pq tenho o ubuntu no meu laptop...

Vou seguir a sua recomendação e tentar o Ubuntu via pendrive. E depois me decidir.

Muito obrigado mais uma vez.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu em Dell Inspiron 2350
« Resposta #3 Online: 11 de MAR?O de 2017, 21:26 »
[...]Já tenho a máquina, que veio com o Windows 8.  Instalei o 10, que me parece muito insatisfatório - certamente pq tenho o ubuntu no meu laptop...Vou seguir a sua recomendação e tentar o Ubuntu via pendrive. E depois me decidir.

Eventualmente nada impede que possa ter os dois sistemas operacionais na mesma máquina, isto é, um dual boot com o Windows e o Linux, escolhendo no menu de entrada qual sistema quer subir conforme sejam suas necessidades naquele momento.

Para isso precisará, usando o Windows que já está instalado, usar o gerenciador de discos dele e abrir um espaço no disco, deixando como área não alocada, na qual depois irá criar uma partição na qual será instalada o Linux.

É algo relativamente simples de ser feito e dependendo do caso pode ser conveniente.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.