Autor Tópico: Como testar sua Webcam no Linux.  (Lida 40320 vezes)

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #15 Online: 04 de MAR?O de 2017, 22:30 »
Nesta outra imagem consegui reproduzir o problema que acontece quando o áudio da webcam esta sendo testado e funcionando e, o que acontece ao abrirmos a WebCam para reproduzir a imagem: Simplesmente a imagem da WebCam congela, sendo necessário fechar e reabrir o programa ou reiniciar o micro !



Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #16 Online: 04 de MAR?O de 2017, 22:37 »
edson@edson-p6540br:~$ v4l2-ctl --all
Priority: 2
Video input : 0 (gspca_pac7302: ok)
Format Video Capture:
   Width/Height      : 640/480
   Pixel Format      : 'PJPG'

Está indicando ser um modelo bem simples, de muito baixa e básica resolução, 640x480, é isso mesmo?

É essa aqui?

http://igtec.com.br/megastore/produto/WEBCAM-BRIGHT-MOD.0046-ATLANTA.html#.WLtonCErLCI

Sempre foi funcional e atendeu as minhas necessidades básicas nesta própria maquina com Ruindows 10.
Creio que para o Ubuntu a mesma possa servir, ou não?


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #17 Online: 04 de MAR?O de 2017, 22:47 »
Sempre foi funcional e atendeu as minhas necessidades básicas nesta própria maquina com Ruindows 10.
Creio que para o Ubuntu a mesma possa servir, ou não?

Sim, claro, mas é que sempre e sempre existe uma lṍgica econômica por detrás das coisas.
Já vi alguns relatos que esse modelo de webcam é problemático.

USB Camera 093a:2620 not working

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=199600

Não sei dizer a situação atual, precisa ainda pesquisar um pouco melhor, porém como dizia aqui o professor "Tota", um dos decanos deste Fórum, em certas situações é melhor "tirar o escorpião do bolso".

Se estamos de fato falando de uma webcam de 30 reais, pouco menos de 10 dólares, e ela é comprovadamente problemática, questão de ver, melhor jogar fora e comprar outra, não compensa investir muito tempo bom em algo de menos de 10 dólares, certamente essa é a inafastável lógica econômica do mundo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #18 Online: 04 de MAR?O de 2017, 22:57 »
Sempre foi funcional e atendeu as minhas necessidades básicas nesta própria maquina com Ruindows 10.
Creio que para o Ubuntu a mesma possa servir, ou não?

Sim, claro, mas é que sempre e sempre existe uma lṍgica econômica por detrás das coisas.
Já vi alguns relatos que esse modelo de webcam é problemático.

USB Camera 093a:2620 not working

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=199600

Não sei dizer a situação atual, precisa ainda pesquisar um pouco melhor, porém como dizia aqui o professor "Tota", um dos decanos deste Fórum, em certas situações é melhor "tirar o escorpião do bolso".

Se estamos de fato falando de uma webcam de 30 reais, pouco menos de 10 dólares, e ela é comprovadamente problemática, questão de ver, melhor jogar fora e comprar outra, não compensa investir muito tempo bom em algo de menos de 10 dólares, certamente essa é a inafastável lógica econômica do mundo.

Não concordo que seja problemática, pois sempre atendeu as necessidades para as quais foi criada e, demais sistemas atendem bem com esta peça antiga. É fato que é uma peça antiga, mas funcional. A peça foi presente e, a cavalo dado não se olha os dentes.  Quando eu achar necessário talvez compre uma assim que ela pifar ou nenhum sistema operacional a reconhecer para sua utilização. No momento é o que tenho !

Caso ainda queira me ajudar e tentar resolver este probleminha sou todo ouvido.

Serial.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #19 Online: 04 de MAR?O de 2017, 23:05 »
Não concordo que seja problemática, pois sempre atendeu as necessidades para as quais foi criada e, demais sistemas atendem bem com esta peça antiga. É fato que é uma peça antiga, mas funcional. A peça foi presente e, a cavalo dado não se olha os dentes.  Quando eu achar necessário talvez compre uma assim que ela pifar ou nenhum sistema operacional a reconhecer para sua utilização. No momento é o que tenho !
Caso ainda queira me ajudar e tentar resolver este probleminha sou todo ouvido.

Por que diz que ela é funcional?
O tópico linkado lá no archlinux está dizendo exatamente o contrário.
Se ela é funcional no Windows, uai, então use no Windows.
Se ela não é funcional no Linux, compre outra, essa é a lógica.
Qual é a parte lá no post #7 que não foi clara?
Atender as **suas** necessidades, obviamente são suas, particulares e pessoais suas, até aí tudo bem, mas isso não significa dizer que sejam igualmente do mundo Linux.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #20 Online: 04 de MAR?O de 2017, 23:20 »
Não concordo que seja problemática, pois sempre atendeu as necessidades para as quais foi criada e, demais sistemas atendem bem com esta peça antiga. É fato que é uma peça antiga, mas funcional. A peça foi presente e, a cavalo dado não se olha os dentes.  Quando eu achar necessário talvez compre uma assim que ela pifar ou nenhum sistema operacional a reconhecer para sua utilização. No momento é o que tenho !
Caso ainda queira me ajudar e tentar resolver este probleminha sou todo ouvido.

Por que diz que ela é funcional?
O tópico linkado lá no archlinux está dizendo exatamente o contrário.
Se ela é funcional no Windows, uai, então use no Windows.
Se ela não é funcional no Linux, compre outra, essa é a lógica.
Qual é a parte lá no post #7 que não foi clara?
Atender as **suas** necessidades, obviamente são suas, particulares e pessoais suas, até aí tudo bem, mas isso não significa dizer que sejam igualmente do mundo Linux.

Eu usei esta WeCam em outros sistemas, mesmo no mundo LINUX e funcionou ou funcionava. A cada época tudo muda e evolui.......concordo, mas não há nada que possa ser feito na solução desta questão? Com outro driver compatível.? Vi em alguns artigos que mudam até a Kernel para esta webcam possa ser ainda utilizada. Se não há mais o que fazer, sigamos em frente!

Grato pela ajuda!

Serial

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #21 Online: 04 de MAR?O de 2017, 23:29 »
A webcam é sua, a experiência com ela é sua, não conheço e sobretudo não tenho esse específico modelo.
Assim sendo, se você diz que ela no passado funcionava a contento em outras distribuições Linux, devemos então acreditar nessa afirmação categórica e supor que isso tenha sido um fato, portanto, experimente então um kernel diferente ou uma versão/sabor diferente do Ubuntu.
Se acha que realmente compensa investir esse tempo nesse hardware, então esse pode ser um caminho.

Se ler com atenção o que eu disse antes, em vários momentos coloquei claramente a expressão "questão de ver".
Como "questão de ver" significa a necessidade de se informar melhor sobre o assunto.
Se tivesse uma webcam exatamente igual a essa, então poderia lhe responder de experiência própria.
Como não tenho, resta pesquisar o que se diz por aí acerca dela e de prováveis soluções.

Havendo espaço no disco rígido do seu sistema, abra uma outra partição e instale nela o Ubuntu 14.04 com o kernel da série 3, quem sabe vai.
Mesmo na sua instalação atual, que não me recordo bem mas creio que seja a 16.04, instale uma série seguinte de kernel, a 4.9 ou ainda a 4.10 e veja se funciona, certamente pode até ser.

Instalar (e desinstalar) os kernels seguintes é algo fácil de ser feito.

Vou postar aqui um link onde detalhei isso, acho que ainda esta semana.

Veja o post #6 desse tópico, é só seguir o que há lá:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121501.msg667458.html#msg667458

« Última modificação: 04 de MAR?O de 2017, 23:36 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #22 Online: 05 de MAR?O de 2017, 00:40 »
Largamente abstraindo-se a conveniência econômica relativa a uma webcam de 30 reais no Linux, mas apenas pelo gosto do exercício e aprendizado, não haveria outra razão para tal desiderato, além disso parece que o problema não está muito bem conceituado e delimitado.

Na verdade a webcam está identificada e funcionando, o que acontece é que não está funcionando bem e não está sendo identificado em outros softwares, como por exemplo, no Skype.

O post #12 está dizendo que:

Citar
Driver Info (not using libv4l2):
   Driver name   : gspca_pac7302

Há um tópico aqui, antigo é verdade, dizendo de um caminho para habilitar o funcionamento no Skype.

Na realidade alguém faz referência a essa id 093a:2620 nesse tópico:

http://www.hardware.com.br/comunidade/ubuntu-duvida/1393718/

Depois ao final dele diz:

Citar
"Consegui resolver desta maneira.
Neste site consegui a solução para o problema com a minha webcam no skype para linux.

http://livreuniverso.blogspot.com.br/2013/10/configurando-sua-webcam-skype-no-ubuntu.html

Apenas segui o passo a passo, logo após desliguei o computador e liguei novamente, loguei na minha conta skype, fui no menu skype, opções, video e então funcionou."

Portanto, está dizendo que a solução daquele link é aplicável ao modelo de id referenciado.

O artigo indicado diz que o problema era encontrado apenas na versão 64-bit, que não ocorria na versão 32-bit.

Daí em diante é só uma questão de adequar o que ele diz lá.
É difícil saber se aquilo é ainda válido, só tendo o hardware e testando para confirmar ou negar.
Uma biblioteca de 32-bit conseguirá trabalhar num sistema 64-bit, o inverso não, precisando habilitar o suporte das bibliotecas 32-bit.

Código: [Selecionar]
sudo dpkg --add-architecture i386
Código: [Selecionar]
sudo apt update
Depois é só fazer o que está lá e, principalmente, quando for linkar o Skype ver se o caminho do Skype atual ainda é aquele.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libv4l-0:i386
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install v4l2ucp
A questão do script com preload agora que o Ubuntu 16.04 usa o systemd pode precisar de alguma adaptação ou não vai funcionar.

Se as opções de kernels mais recentes ou da série 3 não funcionaram e ainda estiver disposto a investir tempo nisso, até mesmo pelo aprendizado, esse pode ser um caminho.
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2017, 00:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #23 Online: 05 de MAR?O de 2017, 02:06 »
Nesse antigo tópico aqui do Fórum o modelo da webcam é outro, tudo é outro, porém existem algumas considerações gerais sobre o uso do LD_PRELOAD que eventualmente ainda podem ser úteis, vez que é mencionado no script do post anterior, nada obstante naquele contexto, não no contexto atual do systemd, o que também precisa ser levado em conta.

De toda forma fica aí o registro:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,113606.15.html

Esse aqui também bastante antigo, mas nesse caso se tratava exatamente desse mesmo modelo no id referenciado.

[Resolvido]Webcam não funciona no skype

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78374.msg435875.html#msg435875

Não encontrei referências mais recentes aqui no Fórum.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #24 Online: 06 de MAR?O de 2017, 17:13 »
Olá Pessoal

Ontem não pude retornar a esta questão, mas ainda lendo e procurando aprender a título de conhecimento. Isso muito me agrada  :)

Habilitei o sistema I386 conforme sugerido na postagem anterior.

Vamos lá !

Estava usando a  versão 2.0.2 do "guvcview" e acabei por resolver desinstalar a antiga e instalar a versão mais recente, sendo a 2.0.5. Com essa mudança aparentemente o áudio ficou mais estável e sem chiado, mas o vídeo no Facebook e skype ainda não aparecem. Não é reconhecido  >:( Consigo apenas chamadas de voz. Pequeno progresso! A chamada de voz agora funciona legal no facebook, skype e Whatsapp OK.

Obs:  A Webcam só abre visualização no micro para tirar fotos e gerar imagens. Isso funciona ! Então resolvi abrir o "guvcview" pelo terminal, onde ao abrir o vídeo pelo controlador aparece a seguinte mensagem de erro:

guvcview /dev/video0
GUVCVIEW: version 2.0.5
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: (UVCIOC_CTRL_MAP) Error: ioctl inapropriado para dispositivo
V4L2_CORE: failed to subscribe events for control 0x0098090c: Argumento inválido
V4L2_CORE: failed to subscribe events for control 0x00980910: Argumento inválido
V4L2_CORE: V4L2_CAP_TIMEPERFRAME not supported
control[0]:(unknown - 0x6) 0x980001 'User Controls'
V4L2_CORE: V4L2_CAP_TIMEPERFRAME not supported

Caso eu faça o  LD_PRELOAD consigo mudar de VL4L2 para VL4L1 ou VL4L e corrigir esta situação? É possível?

Um exemplo? Seria mais ou menos assim penso eu: O comando a ser executado?
LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l2convert.so guvcview

Ou inverso?
LD_PRELOAD=/usr/lib/v4l2/libbv4lconvert.so guvcview

Resolvi abrir o Cheese pelo terminal também. O programa abre a imagem no desktop, mas com mensagem de erro como segue:

cheese /dev/video0
(cheese:5233): Clutter-WARNING **: Whoever translated default:LTR did so wrongly.

(cheese:5233): cheese-WARNING **: Uma grande quantidade de buffers está sendo descartada.: gstbasesink.c(2854): gst_base_sink_is_too_late (): /GstCameraBin:camerabin/GstViewfinderBin:vf-bin/ClutterGstVideoSink:cluttergstvideosink0:
There may be a timestamping problem, or this computer is too slow.

Também pesquisando, encontrei neste site http://lxr.linux.no/linux+v4.10.1/drivers/media/usb/gspca/pac7302.c aparentemente uma versão do driver pixart atualizada não sei ao certo, sendo: "drivers-media-usb-gspca-pac7302.c" . Nesse site diz que esta versão é compatível com o V4L2Core. Caso isso seja possível como atualizo este driver? O que vcs acham? vale a pena atentativa? Caso de problema é facil retornar ao estado anterior? Será que existe possibilidade de consertar os erros acima apresentados? Caso sim, me informem como fazer, no passo a passo se possível. Creio que depois disso parto para verificar as outras situações.

Editado: A data de alteração parece ser esta:  pac7302.c   27519   2017-02-26 11:09:39 +0100 em drivers-media-usb-gspca-Kconfig.

config USB_GSPCA_PAC7302
   tristate "Pixart PAC7302 USB Camera Driver"
   depends on VIDEO_V4L2 && USB_GSPCA
   help
     Say Y here if you want support for cameras based on the PAC7302 chip.

     To compile this driver as a module, choose M here: the
     module will be called gspca_pac7302.

Aviso que hj pela manha já estive verificando nova webcam para aquisição, mas ainda insisto em ver o que se pode fazer com esta a nível de aprendizado.

Desde já agradeço pela atenção de todos!

Serial
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2017, 11:01 por Serial »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #25 Online: 07 de MAR?O de 2017, 23:21 »
[...] Também pesquisando, encontrei neste site http://lxr.linux.no/linux+v4.10.1/drivers/media/usb/gspca/pac7302.c aparentemente uma versão do driver pixart atualizada não sei ao certo, [...]

Não se trata de um novo driver e sim o código do módulo gspca/pac7302 para a versão de kernel correspondente, conforme está indicado na parte superior, à direita, do site indicado.

Esse é o código que, compilado e, por conseguinte, em linguagem de máquina, está incorporado ao atual kernel da versão 4.10.1 na mainline de kernels do Linux, como igualmente lá se encontram para a 4.10, para a 4.9, para a 4.8 e assim sucessivamente.

Como se pode facilmente ver lá naquela página, bastando clicar no menu pop down, existem os códigos para todas as versões e releases de kernels já disponibilizados, iniciando pelo 2.6.11.

Não há nada que se possa ou se deva fazer com esse código, o que havia de ser feito já está feito e incorporado ao kernel.

O gspca é um módulo que envolve uma muita extensa família de dispositivos, com algumas características de semelhança .

Dentre essa imensa família de dispositivo um deles é do subtipo pac7312, que é o dessa webcam que tem aí, que envolve vários fornecedores que usaram esse chipset, no caso específico o usb vendor id 0x093a para o usb device id 0x260 indica o device name Apollo AC-905, ou seja, uma determinada marca e modelo.

Na classe 0x262x se encontram esse Apollo, 0x2622 Genius Eye 312, 0x2622 Labtec Webcam, 0x2628 Genius iLook 300, 0x2629 Genius iLook 300, 0x262a Webcam 300k, 0x262c Philips SPC230NC e por aí vai.

Aqui tem um histórico que permitirá compreender melhor o que é gspca:

gspca

https://www.linuxtv.org/wiki/index.php/Gspca

Aqui uma lista de placas com gspca

The gspca cards list

https://01.org/linuxgraphics/gfx-docs/drm/media/v4l-drivers/gspca-cardlist.html

E aqui algum detalhamento esclarecendo que:

"PixArt PAC7301/PAC7302 is a System on a Chip (SoC) with multimedia sensor capabilities. The chip is supported by the gspca_pac7302 kernel module."

A espécie SoC é um chip do tipo faz tudo o que precisa fazer em relação a determinada questão (no caso, multimedia), por isso é chamado de system.

PixArt PAC7301/PAC7302

https://www.linuxtv.org/wiki/index.php/PixArt_PAC7301/PAC7302
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #26 Online: 08 de MAR?O de 2017, 01:16 »
Em complemento, a versão do driver que está em uso (evidentemente atrelada ao kernel em uso) e ainda a versão do firmware (hw revision)  pode ser obtida mapeando diretamente o vídeo em /dev/media? dessa forma:

Código: [Selecionar]
sudo media-ctl -p
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #27 Online: 08 de MAR?O de 2017, 08:56 »
Em complemento, a versão do driver que está em uso (evidentemente atrelada ao kernel em uso) e ainda a versão do firmware (hw revision)  pode ser obtida mapeando diretamente o vídeo em /dev/media? dessa forma:

Código: [Selecionar]
sudo media-ctl -p

Resposta do comando solicitado: Obs. O X é aleatório.

xxxxx@xxxxx-p6540br:~$ sudo media-ctl -p
Failed to enumerate /dev/media0 (-2)   :(

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #28 Online: 08 de MAR?O de 2017, 11:01 »
[...] Também pesquisando, encontrei neste site http://lxr.linux.no/linux+v4.10.1/drivers/media/usb/gspca/pac7302.c aparentemente uma versão do driver pixart atualizada não sei ao certo, [...]

Não se trata de um novo driver e sim o código do módulo gspca/pac7302 para a versão de kernel correspondente, conforme está indicado na parte superior, à direita, do site indicado.

Esse é o código que, compilado e, por conseguinte, em linguagem de máquina, está incorporado ao atual kernel da versão 4.10.1 na mainline de kernels do Linux, como igualmente lá se encontram para a 4.10, para a 4.9, para a 4.8 e assim sucessivamente.

Como se pode facilmente ver lá naquela página, bastando clicar no menu pop down, existem os códigos para todas as versões e releases de kernels já disponibilizados, iniciando pelo 2.6.11.

Não há nada que se possa ou se deva fazer com esse código, o que havia de ser feito já está feito e incorporado ao kernel.

O gspca é um módulo que envolve uma muita extensa família de dispositivos, com algumas características de semelhança .

Dentre essa imensa família de dispositivo um deles é do subtipo pac7312, que é o dessa webcam que tem aí, que envolve vários fornecedores que usaram esse chipset, no caso específico o usb vendor id 0x093a para o usb device id 0x260 indica o device name Apollo AC-905, ou seja, uma determinada marca e modelo.

Na classe 0x262x se encontram esse Apollo, 0x2622 Genius Eye 312, 0x2622 Labtec Webcam, 0x2628 Genius iLook 300, 0x2629 Genius iLook 300, 0x262a Webcam 300k, 0x262c Philips SPC230NC e por aí vai.

Aqui tem um histórico que permitirá compreender melhor o que é gspca:

gspca

https://www.linuxtv.org/wiki/index.php/Gspca

Aqui uma lista de placas com gspca

The gspca cards list

https://01.org/linuxgraphics/gfx-docs/drm/media/v4l-drivers/gspca-cardlist.html

E aqui algum detalhamento esclarecendo que:

"PixArt PAC7301/PAC7302 is a System on a Chip (SoC) with multimedia sensor capabilities. The chip is supported by the gspca_pac7302 kernel module."

A espécie SoC é um chip do tipo faz tudo o que precisa fazer em relação a determinada questão (no caso, multimedia), por isso é chamado de system.

PixArt PAC7301/PAC7302

https://www.linuxtv.org/wiki/index.php/PixArt_PAC7301/PAC7302

Antes de mais nada só tenho a agradecer pela aula e sua disposição perante a minha falta de compreensão sobre este assunto "Webcam" em sistema Linux. Estou começando a entender melhor o fato desta peça, como as demais listadas serem reconhecidas pelo Windows e não pelo Ubuntu.
Mesmo com esse impropério, continuarei a usar o LINUX. Estou gostando do sistema e apanhando um pouco para aprender e compreender, mas com calma creio que chego lá.

De tudo que "discutimos" creio que o desenvolvedores do Linux podem dar um enfoque melhor na questão de Como Testar a Webcam, no próprio sistema como era anteriormente, conforme link do post inicial e, na possibilidade desta não ser compatível ou que necessite algo ser instalado, logo inicia-se ou mostre os procedimentos ao usuário comum a ser seguido. Não seria mais fácil? Não sei se meu raciocínio está certo nesta questão, mas se existir esta possibilidade espero que ocorra.

Sigamos em frente ! Obrigado a todos!

Serial.com

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como testar sua Webcam no Linux.
« Resposta #29 Online: 08 de MAR?O de 2017, 17:26 »
Resposta do comando solicitado: Obs. O X é aleatório.
xxxxx@xxxxx-p6540br:~$ sudo media-ctl -p
Failed to enumerate /dev/media0 (-2)   :(

Talvez a webcam estivesse desligada, aí não retorna nada mesmo.
Certifique-se antes que está ativa usando o lsusb.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.