Autor Tópico: Aplicativo da Intel Graphics update tool to linux como remover por definitivo.  (Lida 5262 vezes)

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Olá Pessoal !

Dei adeus ao windows por definitivo e estou gostando muito do Ubuntu 16.04 LTS, apesar das dificuldades encontradas por qualquer iniciante, porém, este forum está repleto de informações.  ;)

Vamos Lá! Depois de uma semana usando este sistema no Virtual BOX no Windows, resolvi formatar tudo e  instalar o UBUNTU do zero. Ate ai beleza! Entre atulizações, configurações e instalações de programas que rodam no linux a gente vai aprendendo como utilizá-lo, mas me deparei com a seguinte situação: - Instalei o Intel Graphics update tool to linux e atualizei como manda o figurino, porém não vi nenhuma mudança ou beneficio ao sistema.

Resolvi instalar o Gerenciador de atuzalizações Synaptic Package Manager, onde me deparei com as atualizações dando erro por causa do Aplicativo da Intel, onde consegui resolver através deste site: http://askubuntu.com/questions/280593/how-to-uninstall-intel-linux-graphics-installer-and-revert-to-default-drivers

#source http://theclonker.de/?p=89
sudo sh -c 'echo "\nPackage: *\nPin: release a=trusty*\nPin-Priority: 1001\n\nPackage: *\nPin: origin download.01.org\nPin-Priority: -100\n" > /etc/apt/preferences.d/intel-removal'
sudo apt-get dist-upgrade
sudo rm /etc/apt/preferences.d/intel-removal
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/intellinuxgraphics.list*
sudo apt-get update
echo "\n\n\n\n\n\n Remember to remove the i915-3.6-3.5-dkms and intel-linux-graphics-installer packages with \n\n sudo apt-get purge i915-3.6-3.5-dkms intel-linux-graphics-installer "

A mensgem de "erro" que o synaptics apresenta é esta abaixo: Se utiizo o procedimento acima a mensagem desaparece e atualiza normalmente.

W: https://download.01.org/gfx/ubuntu/16.04/main/dists/xenial/InRelease: Signature by key 09D6EF97BFB38E916EF060E756A3DEF863961D39 uses weak digest algorithm (SHA1)

Gostaria de saber como faço para remover por definitivo o Intel Graphics update tool to linux ou deixá-lo funcional. Devo deixar o padrão do driver do Ubuntu? É o mais viavel a ser feito? O que me aconselham? Mesmo usando as informações acima não consegui desinstalar o aplicativo por definitivo.

Obs. O aplicativo da Intel aparece no DASH, mas não aparece na Lista da UBUNTU SOFTWARE.

Desde já agradeço pela atenção !

Serial
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 11:57 por Serial »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Aplicativo da Intel Graphics update tool to linux como remover por definitivo.
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:29 »
Movido!

Desculpe, mas pra ter certeza, você executou a instrução de desinstalar  o i915-3.6-3.5-dkms intel-linux-graphics-installer ?

sudo apt-get purge i915-3.6-3.5-dkms intel-linux-graphics-installer

O link do tópico que você colocou é complexo, tem três respostas pra um mesmo problema!  Você misturou as coisas ou seguiu só a resposta "4" do tópico em questão?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Aplicativo da Intel Graphics update tool to linux como remover por definitivo.
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:51 »
Sim, executei a desinstalação e o problema no synaptics resolve e não aparece a mensagem de "erro".

Mas, o icone intel continua no Dash, bem como o aplicativo instalado. Se pedir para atualizá-lo volta o "erro" synaptics. Entendeu?

Neste caso não sei como proceder a desinstalação por completo do aplicativo Intel Graphics update tool to linux.

Grato!

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 14:19 por Serial »

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re:Aplicativo da Intel Graphics update tool to linux como remover por definitivo.
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 14:35 »
Caro Serial;

Sim, executei a desinstalação e o problema no synaptics resolve e não aparece a mensagem de "erro".

Mas, o icone intel continua no Dash, bem como o aplicativo instalado. Se pedir para atualizá-lo volta o "erro" synaptics. Entendeu?

Neste caso não sei como proceder a desinstalação por completo do aplicativo Intel Graphics update tool to linux.

Grato!

Têm três modos:
1) https://gist.github.com/phdelodder/b28e8df770a6bc020aab
2) https://www.liberiangeek.net/2013/04/how-to-add-intel-linux-graphics-driver-repository-in-ubuntu/
3) https://theclonker.de/removing-the-intel-linux-graphics-driver/

Fonte: http://askubuntu.com/questions/280593/how-to-uninstall-intel-linux-graphics-installer-and-revert-to-default-drivers

Fique Com Deus e Obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Aplicativo da Intel Graphics update tool to linux como remover por definitivo.
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 14:51 »
Caro Denis Ferraz, boa tarde!

O 1) Procedimento eu havia realizado e resolve o problema da atualização, mas não remove o icone intel do DASH, assim como, o aplicativo permanece no sistema. É a este que me refiro de como ser retirado por completo.

O 2) Procedimento não deu certo diz que não encontra o pacote Intel.

O 3) procedimento é semelhante ao primeiro e, algumas passagens aparece erros, mas funciona como no primeiro procedimento,  mas não remove o icone intel do DASH, assim como, o aplicativo permanece no sistema. É a este que me refiro de como ser retirado por completo.

Obs. O aplicativo da Intel aparece no DASH, mas não aparece na Lista da UBUNTU SOFTWARE de programas instalados.

No aguardo de novas instruções!!!

Obrigado!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 15:31 por Serial »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Aplicativo da Intel Graphics update tool to linux como remover por definitivo.
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 15:45 »
[...]  1) Procedimento eu havia realizado e resolve o problema da atualização, mas não remove o icone intel do DASH, assim como, o aplicativo permanece no sistema. É a este que me refiro de como ser retirado por completo. [...]

Muitas vezes remover um pacote instalado pode ser mesmo problemático, dependendo do que ele pede de upgrade de dependências.

O ícone é a parte desimportante do problema, mas pode ser removido manualmente. Experimente remover o ícone dessa forma:

Código: [Selecionar]
sudo rm /usr/share/applications/intel-graphics-update-tool.desktop
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 15:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Aplicativo da Intel Graphics update tool to linux como remover por definitivo
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 16:16 »
Olá druidaobelix

RESOLVIDO !

Obrigado!