Autor Tópico: Libre Office nova versão 5.3.03 "RESOLVIDO"  (Lida 3113 vezes)

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Libre Office nova versão 5.3.03 "RESOLVIDO"
« Online: 26 de Fevereiro de 2017, 17:16 »
Olá Pessoal

Gostaria de saber se, para atualizar a nova versão do Libre Office  5.3.03 devo primeiro remover a antiga Versão: 5.1.6.2 que veio junto com a distro.
Estas atuaizações não deveriam ser automaticas, uma vez que, se encontram disponiveis?

Se puderem me disponibilizar os comandos para isso eu agradeço. Usando Ubuntu 16.04.02 LTS 64
Esta é minha duvida antes de seguir com os procedientos para atualização do novo LibreOffice_5.3.0.3_Linux_x86-64_deb

Pesquisando mais um pouco, descobri que esta última versão do Libre Office 5.3.03 está disponivel no Ubuntu Sofware, mas permanece a duvida da necessidade da remoção da versao anterior.

Desde já agradeço pela atenção  e espero desta vez ter postado em local correto......rs.

Serial

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 20:21 por Serial »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Libre Office nova versão 5.3.03
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 19:04 »
Esse método de um arquivo deb simplesmente baixado e de forma avulsa instalado não é o melhor modo para fazer essa atualização de versão do LibreOffice.

Se precisa mesmo fazer (nunca faço), melhor usar a ppa específica para isso, ao menos fica vinculado às correções e atualizações posteriores da própria ppa.

“LibreOffice Packaging” team

LibreOffice Fresh

https://launchpad.net/~libreoffice/+archive/ubuntu/ppa

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
P.S.:
Não deu para testar aqui, pois estou num live-iso.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 19:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Libre Office nova versão 5.3.03
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 19:22 »
Executa o sudo apt-get upgrade
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Libre Office nova versão 5.3.03 "RESOLVIDO"
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 20:14 »
Sim !

Apaguei a mensagem anterior, pois não tinha visto a ultima linha. Perdão!

Atualizado com sucesso vide imagem no link abaixo: Abri todos os aplicativos e sem erros.  :)

http://imgur.com/E37hTbK

Engraçado que, no Ubuntu Software aparece a versão Libre Office 5.3.03 para ser instalada ainda, mesmo tendo instalado manualmente e reiniciado o micro.  Vide imagem no link abaixo:

http://imgur.com/dEx0n8N

Fica este exemplo acima para ser verificado e analisado pelos desenvolvedores, bem como, as atualizações serem automáticas, uma vez que se encontram disponíveis.

Obrigado! "RESOLVIDO"

Serial




Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Libre Office nova versão 5.3.03 "RESOLVIDO"
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 20:58 »
Note que o LibreOffice que estah la na primeira linha do Ubuntu Software e que indica ser 5.3 eh um pacote snappy.

Observe que lah existem duas entradas de LibreOffice, uma primeira, que eh essa snap e um outra que eh a que estah realmente instalada, versao 5.1.

Um pacote snap eh um outro conceito, onde todos os requisitos estariam fechados dentro de um mesmo pacote, a exemplo do que eh um .exe no Windows.
No fundo eh uma windizacao do Linux promovido pela Canonical. Nao eh ainda, no mundo Linux, uma ideia estabelecida.

Depois quando tiver teclado adequado posso explicar melhor, no momento estou sem configuracao.

onde estah esse h apos uma vogal entenda como sendo um acento.
essa eh uma antiga convencao de internet, dos primordios dela, onde ainda nao havia configuracao de acentuacao
como estou fazendo alguns testes aqui, estah tudo desconfigurado numa instalacao experimental
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Serial

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re:Libre Office nova versão 5.3.03 "RESOLVIDO"
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 21:02 »
Obrigado pelo esclarecimento !