Olá pessoal.
Tenho um Eee PC 1000HA de estimação, que recentemente passou a ser a minha primeira maquina, em virtude de um raio que queimou meu notebook.
Comprei esse aparelho novo, em 2008. Na época ele veio com Windows XP e Logo que venceu a garantia, migrei para o ubuntu.
Na época, coloquei mais memória RAM (2GB) instalei o 10.04 e fiquei com ele por um bom tempo. Depois, passei pelo ubuntu 12.04, Debian 7, Lubuntu 14.04, Ubuntu 12.04 (de novo) e recentemente, Lubuntu 16.04.
Pelo o que pude perceber, a questão da leveza do sistema em relação ao ambiente grafico não é muito evidente.
Com o Lubuntu o sistema realmente
consome menos memória, mas quando abro o firefox vejo que a coisa aperta.
Segui tutoriais sobre melhorar o desempenho do navegador e mesmo usando internet a cabo (o módulo ath5k para placa atheros sempre foi problemático e a velocidade em WiFi é muito baixa), é quase inviável usar esse netbook para navegar na internet. Fica muito lento.
O estranho é que não me lembro dele ser tão lento assim, quando usava o ubuntu 10.04.
Então, fica a questão? Se eu usasse o velho ubuntu 10.04 com repositórios old-releases eu teria mais leveza, ou a internet de hoje é que é pesada demais, se comparada ao que era em 2010?
Não entendo muito de hardware, mas sabendo que esse netbook usa um processador atom dual core de 1.6GHz, não entendo porque ele é tão lento, ainda mais se comparado ao desempenho que tinha com o 10.04