Autor Tópico: Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu [Resolvido]  (Lida 20857 vezes)

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu [Resolvido]
« Online: 13 de Fevereiro de 2017, 11:23 »
Pessoal alguém poderia me dar uma mão aqui? Eu tinha partiçÕes no HD com O Windows, Ubuntu, e o MInt, como tava acontecendo um problema aqui de religamento resolvi eliminar as partições pra ver. Ai pelo G parted ISO eu eliminei as partições e deixei só a Swap e a partição do Ubuntu. Na hora que liguei deu o Erro "Not Found System". Dai entrei com uma Live para recuperar o Grub e instalei o bot repair, recuperei varias vezes com linhas de comandos, mas a máquina não acha o grub do Ubuntu, fica só na tela preta, o que pode ser, será que eu removi a MBR? é preciso ela? Já tentei recuperar o grub com todas as linhas que encontrei no Fórum, mas engraçado que a máquina na hora que inicia não acha o Grub do Ubuntu e fica dando a tela preta com o erro "Sistema não encontrado"

Detalhe quando eu inicio a máquina com um HD externo que uso para guardar arquivos espetado,  o Grub do Ubuntu aparece magicamente....
Estranho aguardo, e agradeço desde já! :'( :'( :'(
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 14:58 por Marciel Diniz »
"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 21:36 »
Veja o tópico

Como recuperar o grub com o Boot-Repair
Recuperando o grub do Ubuntu após a instalação do segundo sistema operacional:
inicie o computador com um Ubuntu live-CD ou live-USB;
escolha a opção “Try Ubuntu” e garanta o acesso a internet para baixar alguns pacotes;
abra o Terminal e digite:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &)
Clique em “Recommended repair” e aguarde a execução da análise e reparo. Caso ocorra o pior uma resumo sobre suas informações de boot serão copiadas para paste.ubuntu.com e assim você pode enviar esta URL para obter suporte com a comunidade Linux.
Se tudo ocorrer bem você terá o grub recuperado e acesso aos todos sistemas operacionais instalados em dual boot.
Referências:
https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair.
http://sourceforge.net/projects/boot-repair/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 22:52 »
Pode ser que simplesmente tenha apagado uma partição que não deveria.

Não é o caso de olhar mais diretamente o que há no disco?

Suba o sistema pelo live-iso (pendrive ou cdrom) e traga o resultado dos comandos abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu /dev/sd?
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Código: [Selecionar]
df -h
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 23:02 »
Veja o tópico

Como recuperar o grub com o Boot-Repair
Recuperando o grub do Ubuntu após a instalação do segundo sistema operacional:
inicie o computador com um Ubuntu live-CD ou live-USB;
escolha a opção “Try Ubuntu” e garanta o acesso a internet para baixar alguns pacotes;
abra o Terminal e digite:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &)
Clique em “Recommended repair” e aguarde a execução da análise e reparo. Caso ocorra o pior uma resumo sobre suas informações de boot serão copiadas para paste.ubuntu.com e assim você pode enviar esta URL para obter suporte com a comunidade Linux.
Se tudo ocorrer bem você terá o grub recuperado e acesso aos todos sistemas operacionais instalados em dual boot.
Referências:
https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair.
http://sourceforge.net/projects/boot-repair/


Tinha Mesmo feito isso amigo, mas nao acontecia nada, aĩ eu sinalizei pelo Gparted a partiçao ext4 como boot ai deu Certo.... Porem quando desligo o pc ele liga outra vez apõs 3 segundos isso sõ acontece no Ubuntu... pois quando tinha o Windows ele desligava normal....
"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 23:07 »
Pode ser que simplesmente tenha apagado uma partição que não deveria.

Não é o caso de olhar mais diretamente o que há no disco?

Suba o sistema pelo live-iso (pendrive ou cdrom) e traga o resultado dos comandos abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu /dev/sd?
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Código: [Selecionar]
df -h

Tinha Mesmo feito isso amigo, mas nao acontecia nada, aĩ eu sinalizei pelo Gparted a partiçao ext4 como boot ai deu Certo.... Porem quando desligo o pc ele liga outra vez apõs 3 segundos isso sõ acontece no Ubuntu... pois quando tinha o Windows ele desligava normal....
faz algum tempo que isso acontece, inclusive eliminei todos SO que tinha no HD e deixei somente o Ubuntu por causa desse religamento, mas continua acontecendo.... jã desliguei com todos os comandos de desligamentos, mexi na Bios, restaurei os padroes de Fabrica da Bios, mas infelizmente o Notebook continua religando o modelo do notebook ẽ Acer v5 aspire 5716679.... Quero ficar sõ com o Ubuntu aqui agora mas esse problema encomoda, pois se ele religa sozinho apõs tres segundos de desligado, tenho que forçar o desligamento e isso nao e bom.... Obrigado pela força.
"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 11:58 »
Pode ser que simplesmente tenha apagado uma partição que não deveria.

Não é o caso de olhar mais diretamente o que há no disco?

Suba o sistema pelo live-iso (pendrive ou cdrom) e traga o resultado dos comandos abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu /dev/sd?
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Código: [Selecionar]
df -h

Amigo Marciel,
Prossiga com as instruções acima e obterás a solução.
Até!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 12:55 »
Pode ser que simplesmente tenha apagado uma partição que não deveria.

Não é o caso de olhar mais diretamente o que há no disco?

Suba o sistema pelo live-iso (pendrive ou cdrom) e traga o resultado dos comandos abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu /dev/sd?
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Código: [Selecionar]
df -h

Amigo Marciel,
Prossiga com as instruções acima e obterás a solução.
Até!

Blz este 'e o resultado dos comandos acima:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -lu /dev/sd?
Disk /dev/sda: 465,8 GiB, 500107862016 bytes, 976773168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0x0005ff15

Dispositivo Inicializar   Start       Fim   Setores   Size Id Tipo
/dev/sda1                  2046   8243199   8241154     4G  5 Estendida
/dev/sda2   *           8243200 976773119 968529920 461,9G 83 Linux
/dev/sda5                  2048   8243199   8241152     4G 82 Linux swap / Solar

Partition 1 does not start on physical sector boundary.
Partition table entries are not in disk order.


sudo parted -l
Modelo: ATA Hitachi HTS54505 (scsi)
Disco /dev/sda: 500GB
Tamanho do setor (lógico/físico): 512B/4096B
Tabela de Partição: msdos
Opções de disco:

Número  Início  Fim     Tamanho  Tipo      Sistema de arquivos  Opções
 1      1048kB  4221MB  4219MB   extended
 5      1049kB  4221MB  4219MB   logical   linux-swap(v1)
 2      4221MB  500GB   496GB    primary   ext4                 boot


Alerta: Não posso abrir /dev/sr0 para leitura-gravação (Sistema de arquivos
somente para leitura). /dev/sr0 foi aberto somente-leitura.
Modelo: MATSHITA DVD-RAM UJ8C2Q (scsi)                                   
Disco /dev/sr0: 1486MB
Tamanho do setor (lógico/físico): 2048B/2048B
Tabela de Partição: mac
Opções de disco:

Número  Início  Fim     Tamanho  Sistema de arquivos  Nome   Opções
 1      2048B   6143B   4096B                         Apple
 2      1479MB  1481MB  2425kB                        EFI

sudo blkid
/dev/sda2: UUID="e9c86fb7-ce29-482d-a810-61bae3eb7374" TYPE="ext4" PTTYPE="dos" PARTUUID="0005ff15-02"
/dev/sr0: UUID="2016-04-20-22-29-52-00" LABEL="Ubuntu 16.04 LTS amd64" TYPE="iso9660" PTUUID="0e0e8e70" PTTYPE="dos"
/dev/loop0: TYPE="squashfs"
/dev/sda5: UUID="056f8c4e-385e-49a4-86b0-e40d1a53a10d" TYPE="swap" PTTYPE="dos" PARTUUID="0005ff15-05"


Sist. Arq.      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
udev            1,9G     0  1,9G   0% /dev
tmpfs           375M  6,1M  369M   2% /run
/dev/sr0        1,4G  1,4G     0 100% /cdrom
/dev/loop0      1,4G  1,4G     0 100% /rofs
/cow            1,9G   69M  1,8G   4% /
tmpfs           1,9G  376K  1,9G   1% /dev/shm
tmpfs           5,0M  8,0K  5,0M   1% /run/lock
tmpfs           1,9G     0  1,9G   0% /sys/fs/cgroup
tmpfs           1,9G  140K  1,9G   1% /tmp
tmpfs           375M   64K  375M   1% /run/user/999



"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 13:25 »
Bem, parece que na verdade o título do tópico não está traduzindo de fato o problema existente.
Se bem entendi o problema de iniciar o sistema foi resolvido, o grub está funcionando.
O que não está funcionando é conseguir desligar o sistema adequadamente.

É isso mesmo?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 13:38 »
Bem, parece que na verdade o título do tópico não está traduzindo de fato o problema existente.
Se bem entendi o problema de iniciar o sistema foi resolvido, o grub está funcionando.
O que não está funcionando é conseguir desligar o sistema adequadamente.

É isso mesmo?
Na verdade tinha conseguido recuperar Grub, mas como eu precisava de outra partição eu fui com a ISO do Gparted criar outra partição como já havia feito várias vezes, foi então que reiniciou e deu tela preta de novo "no such partition grub rescue" aí fiquei na mesma aqui.... tentei recuperar o grub com uma Live do Ubuntu mas não dá certo.... mesmo com os comandos de instalar ou com o boot repair mas continua grub rescue.....
Minha intenção com outra partição era tentar instalar o grub em outra partição pra ver se o Ubuntu para de religar sozinho, porque quando eu deixo um,  pen drive espetado com a ISO de uma distro gravada ,  e desligo o ubuntu ele não religa..... e meio complicado mas o problema é dois : ter o grub outra vez, mas entender porque o computador liga denovo depois que desliga....
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 13:44 por Marciel Diniz »
"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 13:48 »
[...]  pra ver se o Ubuntu para de religar sozinho, porque quando eu deixo um,  pen drive espetado com a ISO de uma distro gravada ,  e desligo o ubuntu ele não religa..... e meio complicado mas o problema é dois : ter o grub outra vez, mas entender porque o computador liga denovo depois que desliga....

Esse é um problema conhecido e existem, sim, vários apontamentos nesse sentido. É meio bizarro, mas é isso mesmo, com um pendrive espetado o sistema desliga.

A estruturação de particionamento nesse sistema está, digamos assim, bastante atípica, onde há apenas uma partição estendida.

Considerando o quanto já mexeu nesse sistema, não é mais fácil pura e simplesmente fazer uma nova instalação, bem feita desde o início, resolvendo de base essa questão do boot e depois se concentrar em procurar soluções para o problema do shutdown incorreto?

Nessa procura precisa ser sistemático, indo passo a passo para ver se algo vem a solucionar o problema do shutdown, mas adianto que não é algo simples.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 13:54 »
[...]  pra ver se o Ubuntu para de religar sozinho, porque quando eu deixo um,  pen drive espetado com a ISO de uma distro gravada ,  e desligo o ubuntu ele não religa..... e meio complicado mas o problema é dois : ter o grub outra vez, mas entender porque o computador liga denovo depois que desliga....

Esse é um problema conhecido e existem, sim, vários apontamentos nesse sentido. É meio bizarro, mas é isso mesmo, com um pendrive espetado o sistema desliga.

A estruturação de particionamento nesse sistema está, digamos assim, bastante atípica, onde há apenas uma partição estendida.

Considerando o quanto já mexeu nesse sistema, não é mais fácil pura e simplesmente fazer uma nova instalação, bem feita desde o início, resolvendo de base essa questão do boot e depois se concentrar em procurar soluções para o problema do shutdown incorreto?

Nessa procura precisa ser sistemático, indo passo a passo para ver se algo vem a solucionar o problema do shutdown, mas adianto que não é algo simples.
Desde já eu te agradeço pela grande ajuda amigo. O que você sugere, que eu faça um instalação limpa outra vez, passo a passo e poste os resultados aqui? Vou sofrer um pouco mas penso que o pior problema é o do shutdown que quando desligo o ubuntu volta a ligar após 3 segundos.... fazemos a instalação limpa então?  Você poderia me dizer o passo a passo incluindo a partição swap... vou deixar somente o ubuntu aqui... digo passo a passo pois mesmo sabendo como fazer gostaria que você me orientasse para resolver o problema do shutdown..... oque acha?
Agora mesmo consegui recuperar o Grub aqui com um script, na partição do Ubuntu normal, iniciei o sistema normal mas quando eu desligo o Ubuntu , ele religa apos 3 segundos.... puxa que coisa.... e um misterio.... pois no windows não acontecia isso por isso que não acho que é um problema no hardware
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 14:02 por Marciel Diniz »
"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #11 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 14:03 »
Experimente algo diferente do Ubuntu padrão (=Unity), pois se sabe que o problema do shutdown, por exemplo, não ocorria no archlinux e nem no opensuse.

Então, se quiser ficar mesmo nas distribuições do tipo Ubuntu, experimente, por exemplo, instalar o Ubuntu-Mate, ou ainda o Mint, enfim, saia do padrão Unity.

Comece experimentando instalar o Ubuntu-Mate, baixe o iso, monte um live-iso (pendrive u cdrom) e faça uma nova e limpa instalação.

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes



« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 14:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 14:06 »
Experimente algo diferente do Ubuntu padrão (=Unity), pois se sabe que o problema do shutdown, por exemplo, não ocorria no archlinux e nem no opensuse.

Então, se quiser ficar mesmo nas distribuições do tipo Ubuntu, experimente, por exemplo, instalar o Ubuntu-Mate, ou ainda o Mint, enfim, saia do padrão Unity.
Mas puxa sei que existe qualidades em todas as distros, já testei várias,  mas identifico-me muito com o Unity , me acostumei muito com ele.... só este probleminha que me enche a paciência... e e muito estranho que com um pen drive espetado em que esta gravado uma iso de uma distro (xubuntu) ele desligue normalmente....acabei de fazer aqui....  outra coisa o Hd está comumente particionado veja:
http://m.imgur.com/a/tbeCR
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 14:11 por Marciel Diniz »
"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 14:12 »
É bizarro mesmo essa questão de ter um pendrive espetado para delisgar, mas é fato.  :)

Precisa rever o que há sobre isso, o problema estava ligado a questões de identificação de usb pelo kernel.

Se quiser mesmo insistir no Ubuntu padrão (=Unity), talvez possa então experimentar um kernel diferente para ver o que dá.

O kernel atual do Ubuntu 16.04 é da série 4.4, instale nele um kernel mais novo ou ainda instale o Ubuntu 16.10, que já vem com o kernel 4.8
Se não funcionar instale o kernel 4.9 e, no limite, pode até experimentar o atua rc, que é um kernel ainda em desenvolvimento.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Marciel Diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • www.alemblog.com.br
Re:Removi WIndows e deixei somente o Ubuntu mas o Grub Sumiu e já tentei de Tudo
« Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 14:15 »
É bizarro mesmo essa questão de ter um pendrive espetado para delisgar, mas é fato.  :)

Precisa rever o que há sobre isso, o problema estava ligado a questões de identificação de usb pelo kernel.

Se quiser mesmo insistir no Ubuntu padrão (=Unity), talvez possa então experimentar um kernel diferente para ver o que dá.

O kernel atual do Ubuntu 16.04 é da série 4.4, instale nele um kernel mais novo ou ainda instale o Ubuntu 16.10, que já vem com o kernel 4.8


Eu instalei nele o Kernel 4.9, mas o problema persistiu... veja se as partições estão erradas desse modo?
http://m.imgur.com/a/tbeCR
Se não funcionar instale o kernel 4.9 e, no limite, pode até experimentar o atua rc, que é um kernel ainda em desenvolvimento.
"A  mensagem digna de ser Lida é a que procede de uma Vida com propósito"
Marciel Diniz