Autor Tópico: Live USB + Java JRE  (Lida 2412 vezes)

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Live USB + Java JRE
« Online: 18 de Fevereiro de 2017, 19:26 »
Boa noite, gostaria de criar um pen bootavel com o Ubuntu 16.04 ou pode ser outra versão também, que me permita instalar o Java JRE nele e atualizar o Navegador Firefox. Para toda vez que espetar o pen live usb o java estar lá, vou usar esse pendrive somente para acessar meu bankline.

Tem alguma forma de fazer isso?
Ubuntu 18.04

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Live USB + Java JRE
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 15:36 »
O que você pretende é ter um sistema sempre limpo, com a certeza de não estar contaminado, para que possa acessar bankline, certo?

E parece que esse bankline que você usa pede java. Nem todos pedem isso.

Em princípio talvez dê certo se usar o modo "persistente" ao fazer o live-pendrive do Ubuntu.
Digo talvez porque na prática nunca experimentei mesmo para saber se de fato dá certo no modo persistente instalar o Firefox atual e o Java.

O problema do live-iso é que, diferentemente de um sistema instalado, o conjunto completo das bibliotecas não estão lá, então certas coisas não vão em frente, além do que nem é esse mesmo o propósito de um live-pendrive feito apenas para experimentar e testar o hardware do sistema.

A outra hipótese, tendo um pendrive de bom tamanho, é instalar diretamente um Ubuntu nele, tratando-o como se fosse um disco rígido, já que nada difere disso.

Ou seja, dois pendrives espetados na máquina, um com um live-iso para a instalação e o segundo sem nada, considerado como um disco externo, onde será de fato instalado o sistema. Isso tem funcionado, já fiz diversas vezes, desde que o pendrive no qual será instalado seja adequado.

Um terceira hipótese, talvez mais prática que tudo o mais e altamente segura, tendo o seu computador uma razoável capacidade de processamento, cpu e RAM, é instalar uma máquina virtual, VirtualBox da Oracle e nela um Ubuntu que somente será usando para acesso ao bankline.
Acho essa a melhor opção, mas a máquina precisa ajudar com o hardware disponível.

Um última opção, havendo alguma espaço em disco, é criar uma partição e nela instalar um outro Ubuntu, em dual boot (ou multiboot), também somente para essa finalidade. Isso é relativamente simples de ser feito e também bastante eficaz.

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2017, 15:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re:Live USB + Java JRE
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 17:32 »
Obrigado pelo comentário amigo, imaginei que fosse isso mesmo.

Hoje uso o Ubuntu instalado em uma partição separada, mas diminui meu tempo de boot por causa do grub, quando quero fazer alguma consulta em banco preciso reiniciar o pc e fechar tudo que estou fazendo, fora quando faço alguma instalação de sistema que perde o grub, tenho que ficar alterando isso e acho um saco.

Como está me dizendo essa opção da virtualbox é mais segura, acho que vou tentar ela..vai facilitar minha vida.

Obrigado!
Ubuntu 18.04