Autor Tópico: Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta) / RESOLVIDO  (Lida 14895 vezes)

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta) / RESOLVIDO
« Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:03 »
Tenho notebook modelo IS 1412 semp toshiba e em dual boot o windows 7 e Ubuntu 15.10. Instalei a um tempo atrás o plasma kde 5 e depois deinstalei. O que já me causou alguns problemas como no boot (tenho aqui no forum em outro tópico) mas agora derepente o drive de cd/dvd nao é montado (nem aparece abrindo o gerencidor de arquivos) ou outros drives aparecem. E o mais interessante é que se abro o programa rhythmbox primeiro o drive é montado e volta a funcionar como antes inclusive no  player de video vlc alem de voltar a ser mostrado no gerenciador de arquivos. No windows funciona normal. Alguma sugestao?. Obrigado.
« Última modificação: 17 de MAR?O de 2017, 13:29 por boscofreitas »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:44 »
[...] mas agora derepente o drive de cd/dvd nao é montado (nem aparece abrindo o gerencidor de arquivos) ou outros drives aparecem. E o mais interessante é que se abro o programa rhythmbox primeiro o drive é montado e volta a funcionar como antes inclusive no  player de video vlc alem de voltar a ser mostrado no gerenciador de arquivos. No windows funciona normal.

Se bem entendi, a unidade de disco óptico (cdrom/devrom) funciona normalmente, apenas não está aparecendo no nautilus.

Veja esse tópico, especialmente o post #2.
O assunto lá é partição, porém o raciocínio para resolver é idêntico.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121147.msg665288.html#msg665288

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:48 »
Tenho notebook modelo IS 1412 semp toshiba e em dual boot o windows 7 e Ubuntu 15.10.

Adicionalmente, mais uma observação: se o texto do seu tópico está correto você está ainda usando a versão 15.10, a qual já está obsoleta, não há mais manutenção. O fato é que a 15.10, que é uma versão transitória, já era.

Agora é ir para uma ver versão LTS (=suporte de longo prazo), seja a 14.04, bastante testada e estável ou a mais ou menos recém lançada 16.04, que ainda apresenta alguns problemas, caminhando para ficar melhor.

Na identificação numérica das versões os dois primeiros números referem-se ao ano, os dois últimos ao mês, assim, 14.04 é lançamento de abril de 2014, e então 15.10 é lançamento em outubro de 2015 e assim por diante. O terceiro e último número, quando existe, refere-se ao release.

Versões LTS são suportadas por 5 anos, versões  chamadas Regular (=Provisória) são suportadas por 9 meses.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

É melhor uma instalação "limpa" (=nova, clean) do que fazer a migração da 15.10 para a 16.04, por várias razões, como por exemplo não carregar erros de uma versão para outra, mas também por questões de limites de kernel.

Se for instalar a 14.04 instale a parte do .iso referente ao release 14.04.5 (cujo kernel vai até a série 4.4) ou se for instalar a 16.04 instale a partir do .iso 16.04.1.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2017, 15:50 »
obrigado druidaobelix pela sugestao mas esclarecendo voce o drive nao le nenhum tipo de disco é como se sempre estivesse vazio. somente depois que executo o programa (abro) o rhythmbox que o drive de cd/dvd é montado e tudo funciona. ate para ejetar o disco que esta sendo executado tenho que ejetar pelo rhythmbox. Quanto a atualizar a versao ja fiz isto em um outro computador com ubuntu e só deu dor de cabeça perdendo arquivos arquivos importantes e afetando a inicializaçao que também tinha o windows 7 e nao quero perder novamente arquivos só para ter uma versao nova do ubuntu além do que este meu notebook é velho esta com problema no teclado e tela que precisao ser trocados ( mas nao tenho dinheiro no momento) e alem disto nem sei se o ubuntu 16 pode rodar neste notebook.

Quanto a outra sua dica

Veja esse tópico, especialmente o post #2.
O assunto lá é partição, porém o raciocínio para resolver é idêntico.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121147.msg665288.html#msg665288

Ja tinha feito esta modificaçao no programa do dash chamado Discos e ja tentei posicionar o botao para on (montagem automatica) e tambem para off mas nao modificou em nada tudo permanece como antes.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 15:58 por boscofreitas »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2017, 16:41 »
[...] Quanto a atualizar a versao ja fiz isto em um outro computador com ubuntu e só deu dor de cabeça perdendo arquivos arquivos importantes e afetando a inicializaçao que também tinha o windows 7 e nao quero perder novamente arquivos só para ter uma versao nova do ubuntu além do que este meu notebook é velho esta com problema no teclado e tela que precisao ser trocados ( mas nao tenho dinheiro no momento) e alem disto nem sei se o ubuntu 16 pode rodar neste notebook.

O problema em ficar tentando consertar sistema operacional descontinuado é ficar dando tiro em cachorro morto, não é algo muito racional de ser feito, colocar tempo bom em coisa ruim, porque se há um problema de base decorrente da manutenção usual dos próprios softwares que compõem a distribuição, acaba ficando sem solução algo que eventualmente já foi corrigido.

Além disso, não tenho como verificar diretamente, pois já não tenho mais o Ubuntu 15.10 instalado e certamente quase ninguém aqui no Fórum tem ainda essa versão instalada, o que dificulta ainda mais prestar alguma assistência.

Não é necessário e muitas vezes nem mesmo recomendável ir para a versão 16.04 do Ubuntu, é perfeitamente possível e frequentemente adequado usar a versão 14.04, que como já dito, é uma LTS, com suporte de longo prazo, vai até 2019 e funciona que é uma maravilha, muito estável e não deixa nada a desejar para outras versões. Tudo na versão 14.04 é moderno e atual, inclusive mais moderno e atual que a 15.10 que você tem aí.

Note que a versão 14.04 instalada a partir do release 5, isto é, 14.04.5, trabalha com o kernel da série 4, que é exatamente o mesmo do Ubuntu 16.04, embora seja possível, querendo ou precisando, fazer trabalhar com a série 3 original, bastando instalar a partir do relase 14.04.1 que então mantém a série 3.

Para computadores mais antigos ou problemáticos, muitas vezes nem mesmo é o mais adequado usar o Ubuntu padrão (=Unity), que como todo e qualquer sistema operacional moderno, é complexo e rico em recursos gráficos variados, o que demanda hardware potente e atual.

Dependendo do hardware, por vezes é melhor usar um Lubuntu ou um Xubuntu ou ainda um Mate, todas diretamente suportadas pela Canonical, porém versões que não precisam de tanto hardware para mirabolantes efeitos especiais.

Evidentemente não é necessário agir de forma precipitada, apenas grave um live-iso (pendrive ou cdrom) da versão 14.04, suba o sistema por ele e experimente, veja concretamente se tudo funciona bem, teste todo o seu hardware e somente se tudo correr bem, aí sim faça a instalação. A grande vantagem do live-iso, sem comparação, é exatamente permitir essa experimentação prévia.

Também não há uma razão razoável para que alguém perca arquivos ao fazer uma instalação, vez que o backup existe exatamente para isso, pois antes de qualquer instalação de sistema operacional ou modificação em discos e partições é imprescindível a existência de um backup externo seguro e confiável dos seus arquivos pessoais.

Arquivos pessoais são aqueles que não podem ser obtidos por um outro meio, tais como aquela foto única, aquele documento autoral que jamais será reescrito por igual e assim por diante, pois todo o resto, incluindo quaisquer aplicativos, pode dar um pouco de trabalho, algumas horas a mais ou a menos, mas pode ser reinstalado.

Se não tiver um disco externo, use os serviços online (in cloud, nas nuves, como se diz atualmente) tais como Drive do Google, OneDrive da Microsoft, Dropbox e mais uns tantos gratuitos que existem por aí, ou então use dvd's para gravar ou ainda, na pior das hipóteses, os não muito recomendáveis pendrives, o que já é melhor que nada.

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 18:04 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2017, 16:43 »
Isso posto, retornando ao problema em si, o lugar para fazer essa configuração é mesmo o pacote gnome-disk-utility, que é o disks chamado lá no Dash ou gnome-disks no terminal.

Aqui tem um bom tutorial, com ilustrações, de como usar.

http://www.edivaldobrito.com.br/como-montar-particoes-automaticamente-na-inicializacao-ubuntu-14-04/

Certifique-se que a chave foi deslizada corretamente e, principalmente, que o campo "Montar ao inicializar" esteja realmente marcado.

Note que não basta deslizar a chave entre ON/OFF (fundo laranja), mas também concretamente marcar o campo "Montar ao inicializar".

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2017, 16:45 »
De toda forma, se ainda assim não deu certo, o que não deveria estar ocorrendo, vamos tentar ver de uma outra forma.

Instale o dconf:

Código: [Selecionar]
sudo apt install dconf-editor
Deverá aparecer o ícone correspondente no Dash, ou então chame pelo terminal mesmo (dconf-editor).
Note que o dconf é um aplicativo rústico, tosco, cuidado para não destruir seu sistema ao usar o dconf.

Localize a chave (note que basta clicar sobre a pequena seta ao lado das entradas)

Citar
org/gnome/desktop/applications/media-handling

Ou então use o termo automount na caixa de pesquisa que deve ir para o mesmo resultado.

Observe que a chave automount deverá estar como verdadeiro (true) Montar mídia automaticamente.

Se clicar sobre ela ativará uma janela onde há um botão deslizante (fundo laranja), permitindo assinalar falso/verdadeiro e em seguida o botão Apĺicar.

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 18:03 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2017, 16:47 »
Há ainda um tópico bacana aqui, embora antigo, não sei dizer se funcionaria na versão 15.10, pois usa diretamente o udev no etc e não o systemd atual, mas em todo caso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,112546.msg623148.html#msg623148

Note que o tópico trata de usb, mas seria o caso de adaptar para cdrom, pois o udev ainda existe e continua lá em /lib/udev/rules.d, apenas que o arquivo específico é o 60-cdrom_id.rules.

À propósito, já que é fácil fazer, crie um arquivo com o conteúdo adiante:

Para criar o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/udev/rules.d/60-cdrom_id.rules
O arquivo evidentemente vai estar em branco, então com o mouse marque e copie o conteúdo adiante e então cole no arquive.

Salvar e sair


Citar
#pode ser editado, substitue o arquivo correspondente de mesmo nome em /lib/udev/rules.d/

ACTION=="remove", GOTO="cdrom_end"
SUBSYSTEM!="block", GOTO="cdrom_end"
KERNEL!="sr[0-9]*|xvd*", GOTO="cdrom_end"
ENV{DEVTYPE}!="disk", GOTO="cdrom_end"

# unconditionally tag device as CDROM
KERNEL=="sr[0-9]*", ENV{ID_CDROM}="1"

# media eject button pressed
ENV{DISK_EJECT_REQUEST}=="?*", RUN+="cdrom_id --eject-media $devnode", GOTO="cdrom_end"

# import device and media properties and lock tray to
# enable the receiving of media eject button events
IMPORT{program}="cdrom_id --lock-media $devnode"

# ejecting a CD does not remove the device node, so mark the systemd device
# unit as inactive while there is no medium; this automatically cleans up of
# stale mounts after ejecting
ENV{DISK_MEDIA_CHANGE}=="?*", ENV{ID_CDROM_MEDIA}!="?*", ENV{SYSTEMD_READY}="0"

KERNEL=="sr0", SYMLINK+="cdrom", OPTIONS+="link_priority=-100"

LABEL="cdrom_end"

Vamos ver o que acontece.  :)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 18:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2017, 17:14 »
E ainda, vá em Configurações do sistema/Detalhes e certifique-se que as entradas de "Mídia removível" estejam da seguinte forma:


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2017, 15:38 »
ola amigos, continua tudo como antes. Já usei todos os procedimentos mostrados aqui e nenhum funcionou. conclusao é que o drive é lido e esta montado somente nao tem icones na area de trabalho ou na barra lateral unity quando ponho o dvd ou cd no drive. Só funciona quando monto o drive pelo terminal ou pelo nautilus. Continuo procurando uma solução. obrigado a todos que já tentaram me ajudar.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2017, 18:32 »
[...]  o drive é lido e esta montado somente nao tem icones na area de trabalho ou na barra lateral unity quando ponho o dvd ou cd no drive.

Agora, a partir da frase acima destacada, fiquei com a sensação que estivemos correndo o tempo todo atrás do problema errado.  :)

Então o problema é apenas aparecer ou não aparecer o ícone na área de trabalho/barra lateral do Unity?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline boscofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 09:45 »
ola amigo druidaobelix. depois de muito tempo e analisando o que estava ocorrendo é que cheguei a esta conclusao ( tambem depois de tantas tentativas e comandos). Mas lembrando que sem um icone na area de trabalho ou na barra lateral e nem abrindo o gerenciador de arquivos (home) tenho acesso ao cd. obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 19:56 »
Então, "boscofreitas"

Bem, então não se trata mais de automontagem, mas sim de aparecer o ícones correspondente aos discos/partições e especialmente à unidade de disco óptico cd/dvdrom no launcher e na janela do nautilus.

Para que os ícones correspondentes aos discos/partições apareçam no launcher, que é o lançador, isto é, barra de ícones à esquerda no ambiente desktop Unity e ainda na janela do Nautilus, que é o gerenciador de arquivos, continua sendo lá no Disks mesmo.

Marca a partição com o mouse
clica no símbolo da engrenagem logo abaixo
no menu "Editar opções de montagem"
Desloca a chave para desbloquear

A segunda linha é: "Exibir na interface do usuário".

Essa checkbox precisa estar assinalada.



« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 21:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 20:00 »
Note que se está raciocinando o tempo todo que o ambiente desktop no seu sistema é o Ubuntu padrão, isto é o Unity.

Se não for isso, então a conversa é outra e você precisa avisar então o que é, qual "sabor" do Ubuntu está usando.  :)




« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 20:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Drive de cd/dvd nao é reconhecido ( nao monta)
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 20:19 »
Sempre lembrando que estamos tratando de uma versão já exinta (15.10), sem manutenção, se ainda assim não deu certo, então vamos fazer mais uma experiência:

Instale:

Código: [Selecionar]
sudo apt install gnome-tweak-tool
Chame o ícone correspondente lá no Dash, basta digigar lá tweak que aparece como "Ferramenta de ajustes"

Na tela que se abre, na última linha da coluna à esquerca "Área de trabalho" marque a opção:

Ícones da área de trabalho
Volumes montados



O que faz com que a unidade óptica de cdrom apareça dessa forma no desktop, evidentemente desde que tenha um cdrom montado na unidade:


« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 21:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.