Autor Tópico: Ferramenta de mão em visualizadores de PDF...? [RESOLVIDO]  (Lida 2681 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Ferramenta de mão em visualizadores de PDF...? [RESOLVIDO]
« Online: 20 de Janeiro de 2017, 12:09 »
Bom dia.

Por uma questão de praticidade, utilizo muito arquivos em PDF até porque escrevo muitos textos em LaTex e os salvo, como resultado final, após revisão, em PDF. Assim sendo, para que eu possa fazer parte das revisões, gostaria de saber se nos leitores de PDF (e nos de DVI também)  não há o recurso de "ferramenta de mão", ou seja, aquele recurso que permite que "seguremos o texto e o possamos movimentar para cima e para baixo". É algo que uso regularmente no Windows do trabalho, mas que quando chego em casa não consigo encontrar como "ativar" esse recurso tão simples e tão bacana no Linux Ubuntu.

Obrigado...
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2017, 10:51 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ferramenta de mão em visualizadores de PDF...?
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2017, 20:45 »
A leitor padrão do Ubuntu padrão (=Unity) é o Evince

Na documentação que vem com ele, Evince Document Viewer, consta:

Dragging the page around with your mouse, as if you are grabbing it. To do this:

Move the mouse pointer over the page and hold down the middle mouse button to drag it around.

If you don't have a middle mouse button, hold down the left and right mouse buttons at the same time, then drag.

Não tenho um mouse com botão do meio (middle mouse button) para poder testar se isso funciona. Com a mouse que tenho aqui, a alternativa apresentada no texto acima, acionando simultaneamente os botões esquerdo e direito, não funciona. De toda forma, teste aí na sua instalação.

Se a "ferramenta de mão" (hand tool) for mesmo essencial, experimente a opção do Foxit Reader, que possue esse recurso por padrão.

https://www.foxitsoftware.com/products/pdf-reader/

A questão é que os menus do software são em inglês (ou chinês), desconheço que haja em português, pode até ser que tenha, mas não tenho nenhuma informação sobre isso.

Existe ainda a possibilidade, não muito recomendável, de usar o próprio Adobe Reader, que ainda funciona e igualmente possui o recurso.

Como se sabe, a Adobe praticamente abandonou o Linux e o último software disponível é na versão 9.5.5., bastante antigo, acho que de 2013, e sem atualização alguma, nem mesmo está mais na página do Adobe Reader para baixar.

Dá para baixar aqui:

ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/reader/unix/9.x/9.5.5/enu/

ou se preferir:

wget http://ardownload.adobe.com/pub/adobe/reader/unix/9.x/9.5.5/enu/AdbeRdr9.5.5-1_i386linux_enu.deb -O adobereader.deb

Para instalar:

sudo dpkg -i adobereader.deb
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Ferramenta de mão em visualizadores de PDF...?
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2017, 10:51 »
Ei...

Deu certo a dica do botão do meio do mouse...!!! Não que seja exatamente um botão, no meu caso é aquela rodinha mesmo, mas mesmo assim funciona. E assim sendo, é problema resolvido.! Fica meio estranho, não parece prático como no Windows, mas resolve o problema sim.

Muito obrigado pela atenção.