Autor Tópico: Permissão Subpastas Samba [Resolvido]  (Lida 6316 vezes)

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Permissão Subpastas Samba [Resolvido]
« Online: 28 de Dezembro de 2016, 22:15 »
Boa noite amigos,

Estou com o seguinte dilema:

Tenho um servidor de Dados rodando Ubuntu Server 16.10, me foi solicitado para criar a hierarquia das pastas da seguinte forma:

Departamentos (pasta principal)
|
|--> Trabalhista (joao, maria)
|--> Advogados (juca, lucas)
|--> Civil (junior, antonio)
e por ai vai....!!!

No Windows Server podemos definir nessas subpastas quais usuarios teram permissão de acesso conforme esta em parentese. Tentei fazer a mesma coisa no samba mas não consegui de forma alguma achar uma forma simples de fazer isso.

Existe uma forma de configurar as subpastas dessa forma? cada subpasta do departamento ter acesso somente a usuarios como mostra o exemplo acima??


Desde ja agradeço qualquer ajuda.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2016, 01:46 por Josely »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Permissão Subpastas Samba
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2016, 00:16 »
Crie grupos com os nomes das pastas (trabalhistas, advogados, civil, etc.). Faça cada grupo ser dono de sua pasta, e adicione o controle "SGID" (chmod g+s <pasta>) à pasta, de forma que qualquer arquivo criado dentro delas será automaticamente atribuído ao mesmo grupo.
Depois, adicione os usuários aos grupos desejados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re:Permissão Subpastas Samba
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2016, 00:33 »
Boa noite meu caro zekkerj, vou fazer o teste e caso dê certo aqui pra mim posto o resultado.

desde ja agradeço pela ajuda.

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re:Permissão Subpastas Samba
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2016, 01:04 »
zekkerj, fiz extamente como vc descreveu:

1 - Criei as "subpastas" dentro da pasta "raiz" - Advogados, Civil....etc;
2 - Criei os grupos com os nomes das pastas e atribui cada pasta ao seu grupo: chmod g+s pasta;
3 - Depois criei 2 usuarios para teste e coloquei cada um em cada grupo separado;

Quando vou acessar por uma maquina windows, pede a senha e quando a pasta raiz aparece qualquer usuario tem acesso a qualquer pasta, ou seja, ele não bloqueia o acesso a pasta se aquele usuario não pertencer a ela assim como no Windows Server por exemplo. Ele permite acesso normal tanto para leitura quanto para escrita.

Como ficaria então a permissão da pasta "raiz"? (dei o nome de Arquivo_Digital).

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re:Permissão Subpastas Samba [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2016, 01:21 »
Meu caro zekkerj e demais amigos, resolvi o problema da seguinte forma:

Dei permisão de leitura+escrita+gravação apenas para o dono e o grupo os demais usuarios não poderão ter acesso as pastas que não são permitidas.

então ficou pasta Advogados por exemplo 0770 dai quando ele acesso o compartilhamento Arquivo_Digital pede a senha e ele so vai acessar o que ele tem permissão, o que não tiver da como acesso negado.

acho que deu para explicar bem.