Autor Tópico: [RESOLVIDO] Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão  (Lida 17810 vezes)

Offline fnorte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Online: 22 de Dezembro de 2016, 12:19 »
Olá Pessoal,

Usando o Ubuntu 16.04 (64bit) como guest de uma VBox em host Windows 10.
VboxGuestAdditions Isntalada
REde em modo bridge

Acontece duas coisas:
Não tenho permissão de acesso as pastas compartilhadas que o vbox adicionou os atalhos para montagem
Não tenho permissão de acesso ao servidor HOST (pede login e senha e ainda assim não aceita)
As pastas que eu compartilho no guest do Ubuntu, também não aparecem no Host, acesso ao guest na rede eu consigo mas não aparece nenhuma pasta.

Alguém que possa dar uma ajuda e precise de mais informações de minhas configurações?

Grato
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2016, 11:32 por fnorte »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2016, 12:46 »
REde em modo bridge

Não sei se vc citou isso achando que fosse relevante. Isso não é relevante.

Vc tá fazendo a montagem automática da pasta compartilhada?

"Com Guest Linux, as pastas compartilhadas montadas automaticamente são montadas no diretório /media, juntamente com o prefixo sf_. Por exemplo, a pasta compartilhada myfiles seria montada em /media/sf_myfiles no Linux e /mnt/sf_myfiles no Solaris." (retirado do manual do virtualbox)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2016, 14:06 »
Criou um usuário no Linux com o mesmo login do usuário do Windows, ou vice-versa?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fnorte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2016, 15:54 »
REde em modo bridge

Não sei se vc citou isso achando que fosse relevante. Isso não é relevante.
Achei que fosse mesmo... Bomque não é o caso.

Vc tá fazendo a montagem automática da pasta compartilhada?

"Com Guest Linux, as pastas compartilhadas montadas automaticamente são montadas no diretório /media, juntamente com o prefixo sf_. Por exemplo, a pasta compartilhada myfiles seria montada em /media/sf_myfiles no Linux e /mnt/sf_myfiles no Solaris." (retirado do manual do virtualbox)

Sim, a montagem está automatica e com permissão de escrita. As pastas aparecem no nautilus com sf_ Só que ao tentar acessar eu recebo a notificação de que não tenho permissão.

Ainda no Nautilus na parte de rede eu vejo a máquina a host, tento acessar e ele pede login e senha, eu forneço mas ele não aceita, retornando a parte de login e senha. Não sei aonde o log pode registrar o motivo de não aceitar.
O Login e senha tanto do Host como do Guest são os mesmos.

Havia alterado o nome do Grupo de TRabalho, tanto no Windows quanto na configuração do samba (smb.conf)

Há alguma informação das minhas configurações que eu posso passar para avaliarem melhor?

Segue abaixo imagem com as configurações de compartilhamento da máquina windows.

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 15:58 por fnorte »

Offline fnorte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2016, 16:13 »
Criou um usuário no Linux com o mesmo login do usuário do Windows, ou vice-versa?
São os mesmos... Linux e Windows

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2016, 17:11 »
Adicione o usuário ao grupo vboxsf

Código: [Selecionar]
sudo adduser username vboxsf
onde está "username" substitui pelo nome concreto do seu usuário no sistema, pedro, ana, fnorte, enfim, o que for realmente.

Reinicie a máquina virtual.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 17:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2016, 09:49 »
Sim, a montagem está automatica e com permissão de escrita. As pastas aparecem no nautilus com sf_ Só que ao tentar acessar eu recebo a notificação de que não tenho permissão.
Vc tem que fazer isso que o druidaobelix falou acima.
Adicione o usuário ao grupo vboxsf

Código: [Selecionar]
sudo adduser username vboxsf
onde está "username" substitui pelo nome concreto do seu usuário no sistema, pedro, ana, fnorte, enfim, o que for realmente.

Reinicie a máquina virtual.


Ainda no Nautilus na parte de rede eu vejo a máquina a host, tento acessar e ele pede login e senha, eu forneço mas ele não aceita, retornando a parte de login e senha. Não sei aonde o log pode registrar o motivo de não aceitar.
Esta parte não tem a ver com o compartilhamento de pastas que vc quer fazer.

O Login e senha tanto do Host como do Guest são os mesmos.

Havia alterado o nome do Grupo de TRabalho, tanto no Windows quanto na configuração do samba (smb.conf)
Esse é pra outro tipo de compartilhamento. Não tem a ver com o compartilhamento de pastas do virtualbox.

Há alguma informação das minhas configurações que eu posso passar para avaliarem melhor?

Segue abaixo imagem com as configurações de compartilhamento da máquina windows.

Acho que vc tá confundindo os vários tipos de compartilhamentos que existem.
O do virtualbox é bem simples. Vc compartilha uma pasta no Sistema HOST é ela é automaticamente montada no Sistema GUEST. No sistema GUEST vc deve ter os adicionais para convidado instalado e o usuário do sistema GUEST deve pertencer ao grupo vboxsf. Verifique isso com o comando groups.
Código: [Selecionar]
user@machine:~$ groups
user adm cdrom sudo dip plugdev lpadmin sambashare vboxsf

Use o comando abaixo se o seu usuário não fizer parte do grupo. Use o login de usuário e não do root para o comando abaixo.
Código: [Selecionar]
user@machine:~$ sudo usermod -a -G vboxsf $(echo $USER)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline fnorte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2016, 11:31 »
Galera vocês são 10 ...
Muito obrigado mesmo.
Adicionar o usuário ao grupo vboxsf funcionou perfeitamente.

Inclusive entendi pelas explicações do selvaking que as pastas compartilhadas é uma integração do VBOX que, de certa forma, independe das configurações de permissão e acesso a rede como se fosse uma transação normal entre 2 máquinas windows e linux.

Valeu...

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Pastas compartilhadas VBox ubuntu Guest sem permissão
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2016, 17:13 »
Inclusive entendi pelas explicações do selvaking que as pastas compartilhadas é uma integração do VBOX que, de certa forma, independe das configurações de permissão e acesso a rede como se fosse uma transação normal entre 2 máquinas windows e linux.

Logo vi que vc estava fazendo um pouco de confusão a respeito do método utilizado para compartilhar no VBOX. Os outros tipos de compartilhamentos tbm podem ser implementados, mas essa solução do VBOX é mais simples e eficaz.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049