Autor Tópico: Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16  (Lida 4960 vezes)

Offline paulfilipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16
« Online: 21 de Dezembro de 2016, 20:27 »
Sou usuário comum e gostaria de algum passo a passo de como instalar o Windows 10 em dual boot com o meu Ubuntu 16 (SO atual).
Valeu!

Offline aredejrf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2016, 00:00 »
Eu uso Windows 10 com Ubuntu 16.10 LST.
Encontrei muitos tópicos relatando e ajudando quanto aos problemas relacionados ao dual boot entre os dois, mais especificamente para Bios UEFI (que é o meu caso).

No meu caso foi assim:
Tendo o Windows 10 instalado primeiro, iniciei a instalação do Ubuntu via pendrive gravado com a imagem ISO do Ubuntu (gravado via Universal USB Installer - https://universal-usb-installer.br.uptodown.com/windows)

Reiniciei a máquina com o pendrive plugado e apertei F2 para acessar a Bios.
Lá eu desativei o modo Legacy e deixei selecionado a opção UEFI, e então coloquei a prioridade de boot para a USB.
Dai é carregar o Ubuntu e mandar instalar no disco. O problema com o dual boot geralmente ocorre na seleção da partição onde será instalada o gerenciador de boot do Ubuntu. Vi algumas soluções diferentes para o problema mas não passei por ele... minha configuração de partição foi a seguinte

/                 : com 40GB   formatado Ext4 como partição primária
/home     : com 300GB formatado Ext4 como partição primária
e uma partição swap e um bootbios só para satisfazer o instalador que reclama se não estiver configurada.

No entando não selecionei a bootbios, ou partições /boot, nem criei mais uma partição EFI porque o Windows já criou ela, nem usei a raiz do disco SDA como local de instalação do boot manager do Ubuntu (essa seleção é feita numa combobox na tela de particionamento e por default está geralmetne em SDA. Eu usei a própria partição do WIndows Boot Manager, que já é uma partição EFI e com no meu note o Windows configurou com 200MB.

Tendo feito isso, após a instalação, o GRUB gerenciou numa boa o carregamento do Windows sem problemas.   

Offline aredejrf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2016, 00:23 »
Apenas acrescentando, fiz a instalação tanto com o Xubuntu, o Kubuntu, o Ubuntu Studio e agora estou usando definitivo o Ubuntu Gnome Desktop, e corrigindo acima, onde se lê 16.10 LST o certo é 16.04 LTS

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2016, 20:43 »
[...]Tendo o Windows 10 instalado primeiro, [...]

Pelo título e descrição inicial do tópico, pareceu-me, salvo engano, que é um cenário contrário no caso do " paulfilipe", ele já tem o Ubuntu 16 instalado e agora quer instalar o Windows 10.

Se for isso mesmo inicialmente precisa ver que tipo de setup há na máquina, se BIOS convencional ou UEFI.

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline paulfilipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2016, 21:54 »
Então.. eu realmente tenho atualmente o Ubuntu 16.04 e quero instalar o Windows 10 em dual boot mas não consigo achar nada relacionado na web.

As unicas referências são de tutoriais iniciando a partir do Windows.

druidaobelix  eu executei os códigos no terminal, mas como saber o que preciso?

Grato.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2016, 22:16 »
Então.. eu realmente tenho atualmente o Ubuntu 16.04 e quero instalar o Windows 10 em dual boot mas não consigo achar nada relacionado na web.

As unicas referências são de tutoriais iniciando a partir do Windows.

druidaobelix  eu executei os códigos no terminal, mas como saber o que preciso?

Grato.

O caminho mais fácil é instalar o Windows depois o Linux. Se você quer fazer o contrário, terá que entrar com um LiveDVD Ubuntu e reparticionar o HD, deixando um espaço vazio do tamanho que deseja para instalar o Windows.
Depois insira a mídia do Windows e o instale.

Vai enfrentar um problema, que é o Windows subscrever o grub. Você vai entrar com um LiveDVD do Ubuntu e recuperar o grub.
Como recuperar o Grub após instalar o windows você encontra aqui no fórum com facilidade.

Obs.: na internet existem vários tutorias sim de instalação do windows após o Linux em dualboot. Só não são atuais, são de 2009, por aí... mas servem. A interface do gparted continua quase a mesma, os procedimentos são basicamente os mesmos.

Boa sorte aí, Bro!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dual boot do Windows 10 a partir do Ubuntu 16
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2016, 23:34 »
Então.. eu realmente tenho atualmente o Ubuntu 16.04 e quero instalar o Windows 10 em dual boot mas não consigo achar nada relacionado na web.
As unicas referências são de tutoriais iniciando a partir do Windows.
druidaobelix eu executei os códigos no terminal, mas como saber o que preciso?

Os comandos eram para que os executasse, com o mouse marcasse e copiasse as saídas, colando os resultados aqui no seu tópico no Fórum para que pudéssemos melhor avaliar o cenário aí existente.

Mas a essência do que havia de ser dito já foi dita no post antecedente do /nomade/ e não há muito mais a se adicionar.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.