Autor Tópico: Por que o Linux é bom?  (Lida 7906 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Por que o Linux é bom?
« Online: 20 de Dezembro de 2016, 13:03 »
Por que o Linux é bom?

Ah é bom porque imagine que você tem um software que todo mundo pode implementar, corrigir, aperfeiçoar... Todo mundo pode ter acesso ao código e ver como a coisa funciona a fundo, logo, as correções de problemas ocorrem em uma velocidade muito maior que o software proprietário, por exemplo.

Bem, ok, mas como funciona esse acesso ao código? e verdadeiramente quem seria esse todo mundo? eu!? você!?

Assim, você entra em contato com os desenvolvedores de algo, por exemplo, um player de áudio onde você quer implementar algo. Daí você recebe o código no seu email, faz as implementações e envia de volta pros caras do código original... Depois, pronto, vem uma atualização com a tua ideia no programa.

______________
Legal, mas será que é assim mesmo? Será que o acesso à esses códigos funciona assim? Eu posso obter esses códigos? Será que no fundo no fundo o Linux funciona porque empresas simplesmente quiseram* acreditar na proposta e assim criaram o VLC, Clementine, LibreOffice, Kile, Chrome, FireFox, LightWorks, Cinelera...

Ou seja, onde estão as iniciativas daqueles indivíduos que em suas casas criaram/implementaram algo pro Linux que seja o que usamos no nosso dia a dia?

E finalmente: Como funciona o tão falado dinamismo no meio Linux? Não me refiro necessariamente ao kernel, e sim a criação de programas e implementação de funcionalidades nesses programas por terceiros?

É isso pessoal vocês tem conhecimento de como isso funciona?



____________________
*Quiseram = Redução de custos de licenças.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2016, 00:30 »
Olha eu não sou nenhum grande conhecedor desse dinamismo, porém posso dizer que sim, todo software livre disponibiliza seu código fonte, que poderá ser melhorado e até mesmo "piorado" por qualquer um e se melhorado, essa melhoria com certeza será usada, claro que antes será testada pelos desenvolvedores e assim voltada ao usuário, eu, você, nós todos.

Esse deve ser o dinamismo, como exemplo teve uma época que um rapaz brasileiro de 21 anos pegou esse código e manteve uma versão dele "2.4" (vide: "Marcelo Tossati"). Acho essa é a prova maior de que qualquer um pode pegar o código e transformá-lo

Leia mais sobre Marcelo Tossati...

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2016, 09:47 »
É porque a impressão que eu tenho Creto, é que os resultados verdadeiramente significativos no meio Linux vieram todos de empresas e inclusive grandes empresas, que vendo no Linux uma excelente base de desenvolvimento para seus softwares com a possibilidade de que esses softwares pudessem atender uma demanda específica e evidentemente serem corrigidos e implementados com maior velocidade, acabaram por criar o que hoje temos no Linux (sem essa daquela figura do nerd na madrugada criando coisas incríveis e tal - essa parte a gente deixa pro próprio Linus... rsrsrsrs...)

P.S. Meu questionamento maior é por conta desse "Todo mundo corrige, todo mundo estuda o código..." Todo mundo quem?? Eu uso sistemas baseados em Linux há 12 anos e não sei escrever um "olá mundo" em se tratando de programação. Tudo bem, temos como excelente exemplo o caso do Marcelo Tossati... Mas será que isso não é algo bem fora da curva de desenvolvimento/criação em Linux?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2016, 10:39 »
Olá JoaoDamasceno.ufc,

Como lhe disse estou passando aqui apenas uma leiga opinião sobre o assunto, porém mesmo com seu questionamento nos arremetendo a duvidas vou tentar mostrar o que "eu" penso:

é que os resultados verdadeiramente significativos no meio Linux vieram todos de empresas e inclusive grandes empresas: no meu ponto de vista é totalmente ao contrário, já que a maior parte dos aplicativos GNU as empresas que usam o Linux tem eles da mesma forma que "eu, você, nós todos" obtemos os mesmos, ou seja as empresas usam de forma gratuita o que elas vendem. Concordo que muitas delas melhoram e assim disponibilizam também de forma gratuita já que estão sob a licença padrão de desenvolvimento do software livre. Porém, alguns são desenvolvidos pelas próprias e em casos específicos, não são livre.

(sem essa daquela figura do nerd na madrugada criando coisas incríveis e tal - essa parte a gente deixa pro próprio Linus...): bem, meu amigo Joao, da mesma forma que explanei no paragrafo acima, discordo do sem essa dos nerds, já que temos como exemplo a antiga Conectiva (BR) e um mundo todo de nerds da comunidade de desenvolvedores do nosso querido Debian e outros tantos do projeto GNU que mais uma vez ressalto que são eles que fazem a maior parte, senão "tudo" que vemos e usamos nessas tantas distribuições GNU/Linx que estão por ai.

Não, não sou xiita do SL/GNU/Linux, apenas vejo que a maior parte do que está por ai são sim os tais nerds/hackers que também na maior parte nem recebe por isso.
Mais ou menos como o que vemos por aqui mesmo no ubuntuforum-PT com nossos amigos > Sampayu e outra vez que eu também tinha uma Epson ou lexmark não lembro bem e o Tota recompilou o driver ou sei lá bem o que ele fez, mas que funcionou a minha velha impressora no ubuntu 10.04 (2011).

Acho que é mais ou menos isso, claro que essa é a opinião de um mero leigo no assunto que usa o Linux a apenas 5 anos e começou por qui mesmo e no fórum do BigLinux, resumindo, acho que tem essa sim de: ""Todo mundo corrige, todo mundo estuda o código..."
 :) :)

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2016, 14:55 »
Falo por experiência própria. Eu ajudo com a tradução, por exemplo. Esses dias mesmo, usando recursos do Imagemagick, descobri um bug e reportei no forum. Dias depois os desenvolvedores corrigiram o problema.

Então, é assim. Em geral, com o código fonte, podemos ver e entender, estudar, compilar, etc... Claro, que existem as regras do copyleft, etc... essa parte, não entendo. Mas também, não faço nada pra ganhar dinheiro... rs

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2016, 14:57 »
Por exemplo, https://www.imagemagick.org/script/history.php conta um pouco da história do IM. O código você pode baixar aqui: https://www.imagemagick.org/script/binary-releases.php


Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2016, 15:40 »
Muito legal... É que não sei pra vocês, pra mim sempre houve esse questionamento de quem seriam os desenvolvedores Linux. Eu sequer sou da área de computação, porém, conversando com um cara que é da área, ele prontamente afirma que quem desenvolve em Linux não são usuários "comuns" e sim empresas e inclusive grandes empresas que tem o compromisso de liberar o código daquilo que desenvolveram (em tese) daí que os custos se comparado com licenças proprietárias seria tão reduzido que não lhes custaria desenvolver algo e em seguida ver sua ideia disponibilizada pra todo mundo (até porque depois essa mesma empresa contaria com "todo mundo" colaborando com o aperfeiçoamento do código por ela liberado). Ou seja, vale a pena... !!

Acho esse seguimento de desenvolvimento/criação de software muito legal, muito interessante. A única coisa que faço, se é que se aproxima disso (creio que não), é escrever todos os meus textos em LaTex... rs... Players de áudio por exemplo, sou doido por aquelas agulhas de "VU Meter" para o Clementine... rsrsrs... Se eu soubesse programar podem ter certeza de que eu criaria já já algo assim.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2016, 16:07 »

Muito legal...
Acho esse seguimento de desenvolvimento/criação de software muito legal, muito interessante. 
Se eu soubesse programar podem ter certeza de que eu criaria já já algo assim.

Por exemplo, https://www.imagemagick.org/script/history.php conta um pouco da história do IM. O código você pode baixar aqui: https://www.imagemagick.org/script/binary-releases.php

Amigo João,
Vá em frente! Procure nas livrarias o livro "Começando do zero - PHP" ou similar na linguagem PHP. Sucesso!
Até!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2016, 16:25 »
Muito obrigado Mário. Material anotado... Até porque tô de recesso... rs...

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2016, 17:00 »
Se quer começar aprender algo pra ajudar com programas, com certeza seria começando por C e Qt. Estou aprendendo um pouquinho de Qt, já consegui fazer uma GUI para um shell script que uso.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2016, 23:02 »
Mas João, eu ouço quase todo dia isso de usuários ditos avançados e os que também não se dão nem o trabalho de ler nada kkkk (como eu faço na maioria das vezes quando é para entender como app XVF foi feito) ou seja o código fonte, mas sei que a mioria das vezes a crítica não tem fundamento.

Tem muita gente "xiita" em todos os mundos, Linux/Unix/Microsoft/Apple e na maioria das vezes o mais difícil é aceitar que os tais "todos/todo mundo" fazem o que fazem de graça, sem ganhar tostão nenhum, (imagine ai...) um pai de família tendo que matar um Leão a cada dia e depois chegar em casa e ainda estudar codigos e binários, reparar, identificar erros e corrigí-los e para finalizar disponibilizar todo esse tempo, trabalho de forma gratuita, ou seja sem receber nenhuma remuneração, porque há uma grande diferença entre:

Gratis e gratuito, porque custos há sim, para mim, para você e para o cara que faz isso ai como o nosso amigo sigur faz.

Isso tudo é até e também concordo, bem difícil de acreditar não é mesmo?

Mas acontece sim e não são na maioria as empresas que desenvolvem, mas sim os tais usuários comuns que tem uma enorme parcela na contribuição para que esses aplicativos sejam desenvolvidos de uma forma ou de outra, outro exemplo de participação dos tais "usuários comuns" que é tão dificil de acreditar que são eles sim que fazem muito pelo "todo mundo" este fórum, os fóruns oficiais, lista de discussão, etc., etc., e tal.

Para mim é muito dificil de explicar, pois, como todos sou mais um dos tais usuários comuns que recebem das empresas os apps?! A maior parte desses  anos que uso o Linux, só agora esse ano vltei a usar o ubuntu, usei mais o Debian e nele precisei reportar muito bug em listas de emais e com isso ganhei algum conhecimento de uso, nada significativo, as que hoje eu até sobreveriria com um Linux sem nenhum pedido de suporte em fórum, essa é a evolução do usuário comum.

Agora essa de empresas ter a mior parte da parcela, pode ser por conta de Red Hat, mas ela também usa o que gratuitamente é disponibilizado, ou mais ou menos isso.

E eu, jamais me interessei em saber o que é C, C++, mas tive um grande interesse no Shell e é o que me salva no dia a dia ;)

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2016, 10:28 »
Pra entender como funciona o desenvolvimento do software livre, é só olhar pra este fórum.
Cada um de nós contribui com um pouco do conhecimento que tem, é um pouco do seu tempo.
Em troca, recebemos um produto que está em constante aperfeiçoamento.

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2016, 10:37 »
 ;) ;) ;) ;)

É encantador toda essa história que resultou no Linux e suas distribuições que temos hoje... Juro pra vocês que acho o Linux (e tudo que o cerca) um verdadeiro milagre.!!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Por que o Linux é bom?
« Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2016, 10:42 »
;) ;) ;) ;)

É encantador toda essa história que resultou no Linux e suas distribuições que temos hoje... Juro pra vocês que acho o Linux (e tudo que o cerca) um verdadeiro milagre.!!

Pra mim, é um paraíso. Tenho até medo de imaginar o que aconteceria se tivesse que voltar a usar Windows, seja por qualquer motivo.