Autor Tópico: Epson L210 não imprime  (Lida 8258 vezes)

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Epson L210 não imprime
« Online: 27 de Novembro de 2016, 20:27 »
Boas meus amigos! Estou com um probleminha que só vcs podem resolver. (ja que tentei de tudo que estava ao meu alcance)
Ganhei uma Epson L210 e uso ubuntu 14.04, fiz a instalação da mesma e ela esta aparecendo como impressora padrão quando vou imprimir um documento.  Só que, quando mando imprimir, a mesma não responde. Instalei  aquele utilitário da Epson para limpeza e verificação de jato, e quando mando verificar o jato ela responde e imprime a verificação de jato. Qualquer outra coisa que eu mande imprimir não responde. Mais uma vez obrigado!
« Última modificação: 27 de Novembro de 2016, 20:46 por D-rj »

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2016, 11:45 »
Já tentou baixar os drivers da impressora para linux. Veja
http://www.diolinux.com.br/2014/05/drivers-de-impressoras-epson-para-linux-download.html
Depois tente imprimir.

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2016, 22:02 »
Já tentou baixar os drivers da impressora para linux. Veja
http://www.diolinux.com.br/2014/05/drivers-de-impressoras-epson-para-linux-download.html
Depois tente imprimir.
Obrigadoo pela atenção amigo, mas eu ja tentei sim. e não rola.

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2016, 11:14 »
Geralmente não e falta apenas do drive principal mais outros secundarios. Ao instalar impressora HP, tenho que instalar varios pacotes extras. Tente esses pacotes primeiro:cups
cups-bsd
cups-client
cups-common
cups-driver-gutenprint
foomatic-db
foomatic-db-engine
foomatic-db-gutenprint
foomatic-filters
ghostscript-cups
hpijs
hpijs-ppds
openprinting-ppds
pxljr
python-cups
python-cupshelpers
libgnomeprint (para gnome)
libgnomeprintui (para gnome)
printer-applet (para KDE)

Os pacotes abaixo farão o "trabalho sujo" para você. Instalá-los é fundamental:
system-config-printer-common
system-config-printer-udev
system-config-printer-gnome (opcional, para gnome)
system-config-printer-kde (opcional, para KDE)

Instale todos via synaptic, procure tambem no synaptic "epson".

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2016, 20:33 »
Obrigado pela dica, mas eu tentei isso tambem. Hoje eu fiz um teste e coloquei o live CD do ubuntu 14.04. instalei o drive com o live cd rodando e ela imprimiu. mas se colocar o meu ubuntu instalado no hd não imprime.

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2016, 11:31 »
Esta parecendo erro de instalação do ubuntu, tente reinstalar o ubuntu e logo apos a impressora.

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2016, 16:03 »
Meu ubuntu esta instalado desde 2014. dela para cá instalei uma impressora SAMSUNG LASER, uma HP C4180 e uma C3180. Com essa deu ruim! Eu acho que é devido ao lixo de muito tempo.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2016, 21:51 »
Meu ubuntu esta instalado desde 2014. dela para cá instalei uma impressora SAMSUNG LASER, uma HP C4180 e uma C3180. Com essa deu ruim! Eu acho que é devido ao lixo de muito tempo.

Meu ubuntu esta instalado desde 2014. dela para cá instalei uma impressora SAMSUNG LASER, uma HP C4180 e uma C3180. Com essa deu ruim! Eu acho que é devido ao lixo de muito tempo.

Pois é cara, como o  joãobritodesouza disse, uma instalação nova deve resolver para todas as impressoras...

Faça o seguinte, entre com LiveDVD do ubuntu, abra seu HD pelo nautilus como root
Código: [Selecionar]
sudo nautilus, exclua tudo menos o diretório home

dentro da home, entre em sua pasta pessoal (a que tem seu nome de usuário) dai você vai pressionar ctrl+h no seu teclado. Fazendo isso mostrará suas pastas ocultas que são as que tem um ponto na frente "."

exclua todas elas, pois nelas estão contidos arquivos de configuração e preferências relacionadas aos aplicativos do seu usuário no computador.

Agora esvazie a lixeira (se aparecer algo nela), feche o nautilus e rode a instalação do sistema.

Você vai escolher a opção avançada de instalação

vai na partição ext4 e vai escolher alterar, depois vai escolher o sistema de arquivo ext4 e deixar desmarcada a caixa formatar (isso é muito importante, se não você perderá seus arquivos pessoais). Vai então marcar o ponto de montagem como raiz "/" <- essa barra aqui
Obs.: se você tiver instalado o sistema com a home separada em outra partição, basta formatar a partição raiz e na partição home excluir os arquivos ocultos sem formatar apontando o ponto de montagem respectivamente "/" (para a partição raiz) e "/home" (para a partição home).

vai seguir a instalação

Quando for escolher o nome de usuário, escolha o mesmo nome de antes. Assim seus será usado mesmo diretório de antes para o usuário e seus arquivos serão preservados, mas terá um sistema limpo instalado.

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 21:56 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2016, 17:59 »
Isso vai apagar meus jogos e meus aplicativos? Eu tenho o metrô last light instalado fora os outro programas instalados.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2016, 10:34 »
Vá na página de download da epson para linux e baixe os drivers de acordo com o modelo da sua impressora.

Selecione o nome do módulo "ESC/P Driver (full feature)" ou "Epson Printer Utility", tanto faz um ou outro pois os arquivos são os mesmos.

tem drivers de 32 bits (epson-inkjet-printer-201207w_1.0.0-1lsb3.2_i386.deb).
tem drivers de 64 bits (epson-inkjet-printer-201207w_1.0.0-1lsb3.2_amd64.deb).

Faça o download de acordo com a arquitetura do seu Ubuntu.
vc deve está com o lsb instalado antes, é uma dependência.

Código: [Selecionar]
sudo apt install lsb
Instale o pacote DEB baixado da forma que vc estiver familiarizado. Atrávés do nautilus, clicando no arquivo, abrindo a central de programas e pedindo pra instalar o pacote ou usando o console e usando o "sudo dpkg -i nome-do-pacote.deb".

Após isso, reinicie sua máquina, vá no ícone de "Impressoras" em "configurações do sistema..." e peça pra adicionar uma nova impressora, ela vai aparecer e o driver que vc instalou anteriormente será selecionado pra ela.

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2016, 04:16 »
Isso vai apagar meus jogos e meus aplicativos? Eu tenho o metrô last light instalado fora os outro programas instalados.
Sobre os seus jogos instalados: para salvá-los você precisa salvar o diretório .steam de sua home, é só não apagar ela. Bem simples.
Então após instalar o sistema, você tirar o diretório .steam de sua home e coloque em outro lugar qualquer. Terá que instalar o steam como fez antes e fazer loguin. Deixar o steam atualizar e depois sair do steam. Então você já pode substituir o diretório .steam novo que foi criado, pelo que você salvou. Quando abrir o aplicativo e fizer loguin no steam novamente, seus jogos estarão lá.
Ou você pode usar a ferramenta de backup dos jogos pelo próprio steam. Ele vai compactar seus jogos e depois você usa a mesma ferramenta para reinstalar os jogos sem precisar fazer download.

Sobre os game saves (os seus progressos salvos dos jogos): para isso é mais fácil ainda, é só você abrir as configurações do steam, ir em nuvem (ou cloud se seu steam estiver em inglês) e marcar "Ativar sincronização com a Nuvem Steam para aplicativos que possuam suporte". Depois disso, abra cada um de seus jogos uma vez para que seus progressos sejam upados para a nuvem steam.

Decida o que acha melhor fazer.
Pode antes tentar resolver o problema com as impressoras nessa instalação aí mesmo. O selvaking sugeriu uma opção... teste aí antes!

abraço
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2016, 04:22 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2016, 08:58 »
Obrigado pela dica selvaking, mas não rolou! Uma pena, vou colocar outra! Vou tentar colocar uma HP. Pois estou com medo de tentar esse processo que o nomade me passou. Engraçado é que se eu abrir o painel da EPSON e mandar imprimir uma pagina de teste , ela imprime. Como posso chamar o aplicativo de configuração da impressora como ROOT?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2016, 13:39 »
Coloca a saída do comando abaixo:

Código: [Selecionar]
cat /etc/group | grep $(echo $USER)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline D-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Epson L210 não imprime
« Resposta #13 Online: 31 de Dezembro de 2016, 10:06 »
deive@deive-System-Product-Name:~$ cat /etc/group | grep $(echo $USER)
adm:x:4:syslog,deive
cdrom:x:24:deive
sudo:x:27:deive
dip:x:30:deive
plugdev:x:46:deive
lpadmin:x:108:deive
deive:x:1000:
sambashare:x:124:deive
deive@deive-System-Product-Name:~$