Autor Tópico: O hd ficou cheio repentinamente  (Lida 9566 vezes)

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
O hd ficou cheio repentinamente
« Online: 25 de Novembro de 2016, 16:18 »
Pessoal, Help me....

Não sou expert em UBUNTU, sou apenas um usuário entusiasta dessa distro, que eu realmente amo, mas aconteceu algo imprevisto, de repente o diretório do sistema ficou cheio, usei o analizador de disco com pouca sorte, mas pesquisando mais a fundo descobri que dois aquivos do UBUNTU 16.04LTS está consumindo os 60 GBs que eu deixei para o sistema.

Instalalei apenas esses programas:
Gimp
InkScape
Cinelerra
Hydrogen
Audacity
Chrome
Nvidia
kdenlive

Segue as prints das imagens:
https://1.bp.blogspot.com/-rueAC5ByzRU/WDh-oAks2oI/AAAAAAAAAjQ/hy4KtuLp9oMgNR0k9xWDdpW1KJRDHNAkQCLcB/s1600/analize_do_disco.png
https://2.bp.blogspot.com/-rvoDxbm3peM/WDh-qaDOtoI/AAAAAAAAAjU/8mkW1trxPP0EYZvj4Va9z3pFUJ6cAd_OQCLcB/s1600/o_que_e_isso.png

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2016, 17:53 »
Pelas imagens que você postou está indicando que kern.log ocupa 24,4GB e syslog ocupa 11,1GB e syslog.1 ocupa 12.7GB, o que certamente é um fantástico absurdo, só aí se está falando cerca de 49,2GB.

Confirme diretamente no arquivo:

Código: [Selecionar]
stat /var/log/kern.log
Código: [Selecionar]
stat /var/log/syslog
Código: [Selecionar]
stat /var/log/syslog.1
Copie os resultados dos comandos acima e cole aqui no seu tópico.

Se for isso mesmo e não tiver uma especial razão para manter esses gigantescos arquivos de log, apague os arquivos.

Código: [Selecionar]
sudo rm /var/log/kern.log
Código: [Selecionar]
sudo rm /var/log/syslog
Código: [Selecionar]
sudo rm /var/log/syslog.1
Isso posto, traga ao tópico também o resultado para:

Código: [Selecionar]
df -h
Se resolvida a emergência, precisamos ver porque isso aconteceu ou está acontecendo.

« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 17:57 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2016, 22:38 »
Há um aplicativo chamado "logrotate" que serve pra impedir isso de acontecer.

Tem que ver pq ele não fez seu serviço, talvez haja alguma situação que esteja gerando log muito rápido.

Seria bom olhar o final desses arquivos pra ver se não é algo importante, ou que possa ser consertado fácil.

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2016, 08:53 »
Caros amigos, vamos lá

respondendo ao Druidaobelix:
Então amigo segue os resultados dos três primeiros comandos. Sou artista e sei pouco de programação, confesso que não entendi o que está acontecendo com o PC, mas ontem eu fiz uma limpeza e os arquivos reduziram para alguns Kbits, entretanto, hoje pela manhã já estavam com 4GB cada:

__________________________________________________________________
stat /var/log/kern.log
  Arquivo: '/var/log/kern.log'
  Tamanho: 4077260961   Blocos: 7963424    Bloco IO: 4096   arquivo comum
Dispositivo: 801h/2049d   Inode: 3009802     Links: 1
Acesso: (0640/-rw-r-----)  Uid: (  104/  syslog)   Gid: (    4/     adm)
Acessar: 2016-11-25 17:30:31.387080047 -0200
Modificar: 2016-11-26 08:38:29.376322892 -0200
Alterar: 2016-11-26 08:38:29.376322892 -0200
 Nascimento: -

__________________________________________________________________
stat /var/log/syslog

  Arquivo: '/var/log/syslog'
  Tamanho: 779351175    Blocos: 1522184    Bloco IO: 4096   arquivo comum
Dispositivo: 801h/2049d   Inode: 3009706     Links: 1
Acesso: (0640/-rw-r-----)  Uid: (  104/  syslog)   Gid: (    4/     adm)
Acessar: 2016-11-26 08:37:13.312550572 -0200
Modificar: 2016-11-26 08:37:52.936428313 -0200
Alterar: 2016-11-26 08:37:52.936428313 -0200
 Nascimento: -

__________________________________________________________________
stat /var/log/syslog.1

  Arquivo: '/var/log/syslog.1'
  Tamanho: 3283397365   Blocos: 6412896    Bloco IO: 4096   arquivo comum
Dispositivo: 801h/2049d   Inode: 3009796     Links: 1
Acesso: (0640/-rw-r-----)  Uid: (  104/  syslog)   Gid: (    4/     adm)
Acessar: 2016-11-26 08:05:11.006434051 -0200
Modificar: 2016-11-26 08:05:10.978433987 -0200
Alterar: 2016-11-26 08:05:10.978433987 -0200
 Nascimento: -
__________________________________________________________________

Respondendo ao Zekkerj:
Então, eu tentei acessar o logrotate pelo comando /etc/logrotate.conf, mas me diz Permissão negada, mesmo sendo root. pesquisei bastante sobre, mas não consigo acessar. O que você sugere?

Agradeço muuuuuuuito pela ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2016, 14:05 »
Execute o logrotate assim (como root)

logrotate -f -v

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2016, 15:09 »
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE... ACESSEEEEEIIIIIIIiiiiiii...

Mas e agora, o que eu faço?

 :o

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2016, 15:47 »
O logrotate em princípio faz a rotação dos arquivos de log, criando uma pilha com os mais recentes em cima (syslog, syslog1, syslog2, syslog3, etc) até que lá pelas tantas elimina o mais antigo, no normal semanalmente.

Mas parece que o caso aí é mais dramático, pois em um único dia gerou algo como 4GB de log cada. Nem mesmo uma atividade frenética de uso do computador, no caso um simples de uso pessoal, conseguiria gerar tamanha quantidade de log. Uma hipótese é que pudesse ter sido ativado o modo debug, mas pessoas "normais" não fazem isso, ou pelo menos não sei como é que faz de forma simples (pela interface gráfica, "cliquei aqui sem querer e sem saber o que fazia e produzi um desastre", etc.), sem entrar diretamente nas configurações o que já demanda um certo conhecimento das estruturas internas do sistema de log, o que suponho você não tenha feito, mas claro, posso estar enganado.

Antes de mais nada gostaria de ver o conteúdo do arquivo de configuração, faça o comando abaixo e poste aqui no tópico o resultado:

Código: [Selecionar]
cat /etc/systemd/journald.conf

Executado o comando proposto pelo zekkerj, cujo parâmetro -f força a execução, em seguida vamos acompanhar melhor isso, faça o seguinte comando e coloque aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
journalctl --disk-usage
Vamos aguardar um certo tempo para ver o que acontece, então lá pelas tantas repita esse comando para termos uma ideia da variação no período.

Se continuar a crescer dessa forma absurda, o caminho é limitar o crescimento dos arquivos, embora isso não me satisfaça do ponto de vista de saber o que está realmente acontecendo.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2016, 16:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2016, 08:10 »
Bom dia Druidaobelix.
Como você pediu, aqui está:

gioferrer@hiperdigital:~$ cat /etc/systemd/journald.conf
#  This file is part of systemd.
#
#  systemd is free software; you can redistribute it and/or modify it
#  under the terms of the GNU Lesser General Public License as published by
#  the Free Software Foundation; either version 2.1 of the License, or
#  (at your option) any later version.
#
# Entries in this file show the compile time defaults.
# You can change settings by editing this file.
# Defaults can be restored by simply deleting this file.
#
# See journald.conf(5) for details.

[Journal]
#Storage=auto
#Compress=yes
#Seal=yes
#SplitMode=uid
#SyncIntervalSec=5m
#RateLimitInterval=30s
#RateLimitBurst=1000
#SystemMaxUse=
#SystemKeepFree=
#SystemMaxFileSize=
#SystemMaxFiles=100
#RuntimeMaxUse=
#RuntimeKeepFree=
#RuntimeMaxFileSize=
#RuntimeMaxFiles=100
#MaxRetentionSec=
#MaxFileSec=1month
#ForwardToSyslog=yes
#ForwardToKMsg=no
#ForwardToConsole=no
#ForwardToWall=yes
#TTYPath=/dev/console
#MaxLevelStore=debug
#MaxLevelSyslog=debug
#MaxLevelKMsg=notice
#MaxLevelConsole=info
#MaxLevelWall=emerg

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2016, 08:11 »
gioferrer@hiperdigital:~$ journalctl --disk-usage
Archived and active journals take up 80.0M on disk.
gioferrer@hiperdigital:~$

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2016, 08:11 »
Ontem, conversei com um professor da Universidade Federal, ele me disse que o Ubuntu não está compatível com a tecnologia desses novos HDs SSD.
Eles são rápidos demais.

Não sei se essta informação procede, expliquei conforme eu entendi.

Tenha um ótimo dia e obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2016, 15:13 »
Ontem, conversei com um professor da Universidade Federal, ele me disse que o Ubuntu não está compatível com a tecnologia desses novos HDs SSD.
Eles são rápidos demais. Não sei se essta informação procede, expliquei conforme eu entendi.

Eita! Sem demérito do referido professor da Universidade Federal porquanto talvez ele tenha entendido de forma errada a questão posta ou não tenha dito exatamente isso, não procede essa afirmação, apenas não é verdadeira.

O Linux e especialmente o Ubuntu é totalmente compatível com discos SSD (solid-state drive).

No Ubuntu em particular é apenas plugar e usar, as funcionalidades são nativas, não precisa fazer absolutamente nada, tal qual faria com um disco convencional.

O que talvez o seu professor esteja dizendo e não tenha sido bem explicitado é que nem todos os tipos de filesystem que podem ser usados no Linux possuem suporte à determinadas tecnologias SSD.

Como se sabe, como tudo no Linux existe um grande e múltipla possibilidade de escolha e assim também é com o filesystem, diferentemente dos sistemas proprietários, que não oferecem nenhuma possibilidade de escolha.

Assim, por exemplo, dos filesystem Linux o suporte ao TRIM, que é uma tecnologia que faz o gerenciamento de como apagar dados e reaproveitar blocos do SSD, se dá em Ext4, JFS, XFS, Btrfs, dentre outros, mas não em Ext2, Ext3 e mais alguns mais antigos que não possuem suporte. É a mesma coisa que ocorre, por exemplo, com o Windows XP e Vista, que não possuem esse suporte, por serem mais antigos.

A tecnologia SSD já é relativamente antiga, usada para fins militares e em alguns nichos industriais desde meados dos anos 1990, a partir da M-Systems (ou msystems) de Israel, mais atualmente incorporada pela SanDisk, apenas mais recentemente começou a se tornar popular para o uso pessoal em geral.

Dizer que o SSD é rápido demais é um contrasenso que não faz o menor sentido, lembre-se que a cpu é mais rápida ainda e é gerenciada pelo sistema operacional, além do que são feitos acessos à caches do tipo L1 e L2 que são mais rápidos ainda que SSD e tudo isso, desde sempre, foi e é gerenciado pelo sistema operacional, em resumo, essa é uma afirmação sem sentido, certamente não é isso que foi dito.

De toda forma, o Linux há muito tempo é totalmente compatível com SSD.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2016, 16:46 »
O disco desse computador é do tipo SSD?

Que uso se faz desse computador?
Ísto é, trata-se de uso pessoal trivial ou há alguma aplicação em especial rodando continuamente nele?

O journalctl, conforme post #9 está indicando o uso de 80M, depois de algum uso faça uma nova medida.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2016, 00:43 »
O disco desse computador é do tipo SSD?

Que uso se faz desse computador?
Ísto é, trata-se de uso pessoal trivial ou há alguma aplicação em especial rodando continuamente nele?

O journalctl, conforme post #9 está indicando o uso de 80M, depois de algum uso faça uma nova medida.


Então, o problema foi resolvido com a troca do HD. Ainda não instalei o UBUNTU nele, farei isso neste final de semana.

Mas esse computador é de trabalho, uso apenas programas de edição de de imagens, audio e video. Segue a lista dos que eu uso:

Gimp
InkScape
Cinelerra
Hydrogen
Audacity
Chrome
Nvidia
kdenlive

Offline gioferrer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2017, 07:03 »
Bom Dia meu caro Druidaobelix...e também quem puder me ajudar.

Eu ainda não instalei o Ubuntu, mas quero fazer isso nessa semana, mas para não correr riscos desnecessários, vou precisar de uma dica para instalação correta do Ubuntu em Dual Boot com o (super-imã de vírus) Windows. (peguei um Spam assistindo um vídeo tutorial de arte).
Estou com medo de que o HD fique novamente comprometido.

Como ele ainda estava na garantia foi fácil efetuar a troca, isso porque foi detectado uma falha no HD.

Mas o técnico ficou de me enviar um relatório da análise do HD dizendo se o problema teria sido causado pelo OS (o que eu duvido, pois já uso Ubuntu para trabalho desde 2009 e nunca tive problemas), ou se eu comprei o HD com defeito de fabricação.
Bom, estou aguardando essa resposta desde o ano passado e nada de resposta. Preciso seriamente instalar o Linux nesta máquina.

Agradeço desde já a tua ajuda.

Grande abraço



Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O hd ficou cheio repentinamente
« Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2017, 15:30 »
Veja, "gioferrer",

Parece que por aí andam contando muitas estórinhas fabulosas, na linha do realismo fantástico, ao dizer um suposto técnico que "um relatório da análise do HD dizendo se o problema teria sido causado pelo OS". Realmente a imaginação humana é fértil, quando não o tudo por vantagens.

Caso algum dia tenha acesso a esse relatório técnico, que se espera devidamente fundamentado, por favor traga ao conhecimento deste Fórum e do mundo Linux em geral, pois certamente o iríamos enviar aos desenvolvedores centrais do Linux, vez que o tal técnico teria descoberto e provado algo realmente fantástico.

Creio que inclusive deveríamos informar os fabricantes dos discos SSD, pois parece que eles próprios, que são fabricantes especializados e que supostamente entendem muito de dispositivos de armazenamento de dados em computadores, não sabem disso.

Não tenho muito mais a dizer do que já disse lá no post #10, além do fato de que um número imenso de instalações Linux, incluindo profissionais de alto gabarito e empresas e organizações de vanguarda no mundo tecnológico usam discos SSD de forma completa e cabal em instalações Linux, sem nenhuma espécie de problemas.

Não desperdice seu tempo com essas bobagens que não se sustentam, não possuem nenhum fundamente e destoam de qualquer padrão de racionalidade.
Há coisas mais importantes a se fazer na vida do que ficar dando ouvidos a esse besteirol.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.