Autor Tópico: Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]  (Lida 32479 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #75 Online: 27 de Novembro de 2016, 19:46 »
Pois então prezado, Mario Limão,

A tabela de partição GPT (GUID Partition Table) em disco é tipicamente usado em sistemas cujo setup é do tipo UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), mais modernos, aproximadamente de 2011/2012 para cá em PCs comuns, em contraposição ao convencional BIOS (Basic Input Output System) que largamente conhecemos. Há muito material na internet tratando disso.

O GPT também pode ser usado em sistemas de setup BIOS (não UEFI), funciona, mas não é comum utilizar dessa forma.
Fiz algumas instalações em sistemas antigos usando GPT e funcionou bem, embora aqui e ali possa haver algum "estranhamento" de programas que não esperavam encontrar isso.

Como exemplo, ao se tentar usar o Boot-Repair num sistema com BIOS convencional e particionamento GPT ele fica "perdido", não reconhecendo a situação e não vai adiante, mas enfim, é possível fazer isso sim. O GParted evidentemente faz.

Como referência básica inicial no nosso idioma nativo o verbete da Wikipédia:

Tabela de Partição GUID
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_Parti%C3%A7%C3%A3o_GUID

EFI
https://pt.wikipedia.org/wiki/EFI

No caso do notebook do Eduardo neste tópico o Macbook Pro, a Apple já usava UEFI/GPT de forma pioneira em seu equipamentos, então vai no automático para essa configuração.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #76 Online: 27 de Novembro de 2016, 20:21 »
Apenas complementando, caro Mario Limão,

Na verdade o tópico não adicionou nada que já não soubéssemos e que não houvesse sido tratado anteriormente aqui no Fórum

Na verdade aproveitei o disco novo do Eduardo apenas para fazer uma revisão no assunto SSD, para ver se havia algo novo.
Não há nada novo, exceto a consolidação do SSD com tempo de vida útil semelhantes aos HDD.

Nas instalações que tenho de SSD para uso pessoal apenas não faço nada, do jeito que vem simplesmente é particionado e usado, como sempre se fez com qualquer disco, sem a necessidade de cuidados especiais, entretanto, claro que o uso no caso concreto pode interferir em alguma coisa, especialmente na questão do  overprovisioning [OP], daí a cautela, neste tópico, de deixar um espaço não particionado um pouco maior.

No meu caso pessoal onde o uso é mínimo, para coisas absolutamente triviais, apenas não altero nada, mas alguém que diariamente vá copiar 40GB ou 50GB de dados num disco de 240 GB, então vale a cautela, apenas isso.

Como disse, motivado pelo tópico apenas aproveitei para efetuar uma revisão, o que também não deixa de ser uma oportunidade para que eventuais leitores mais novos tenham contato com o tema, pois esse assunto já havia sido bastante e muito bem tratado aqui no Fórum, onde há vários muito bons tópicos sobre isso.

Especialmente esse tópico do colega /pĺatao/ anteriormente tratou com excelência o tema, tornando muito bem sedimentado o entendimento e, por isso, já havia colocado uma pá de cal no assunto.

Instalar Ubuntu 14.04 no SSD e HD (particionamento correto)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,114082.msg630430.html#msg630430

Aqui, neste tópico, foi apenas uma simples revisão.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #77 Online: 28 de Novembro de 2016, 10:23 »
Há muito material na internet tratando disso.
O GPT também pode ser usado em sistemas de setup BIOS (não UEFI), funciona, mas não é comum utilizar dessa forma.
O GParted evidentemente faz.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_Parti%C3%A7%C3%A3o_GUID
https://pt.wikipedia.org/wiki/EFI
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,114082.msg630430.html#msg630430
Aqui, neste tópico, foi apenas uma simples revisão.

Prof druidaobelix, a modéstia destaca o mestre.
Até.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #78 Online: 28 de Novembro de 2016, 17:39 »
Desculpem a demora pra postar novamente.

Seguidos dois dias desde que realizei todo o procedimento, o Macbook segue bem com o Ubuntu em seu SSD. Já realizei a formatação do HDD e particionei o mesmo afim de manter um espaço separado para o backup #1 e outro para arquivos "pesados", feito videos e renders. Tudo tranquilo nessa parte. O swap continua desativado e nessa partição também.
Dei uma organizada no fstab e eliminei os comentários criados durante a instalação e também inclui as partições.
Citar
#<file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# /
UUID=b1d16c75-158b-4d61-b6dd-5c9ab63084f2   /   ext4   noatime,errors=remount-ro   0       1
# /boot/efi
UUID=1AE9-8B08           /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# swap
#UUID=bd5a6cfe-0403-4981-912c-866d4b404569 none          swap    sw              0       0
#heavy partition /sda2
UUID=a56a787d-0b32-4366-bab8-7dbbd1b30a37 /mnt/heavy   ext4    auto,rw      0   1
#backup partition /sda4
UUID=a5e15aa2-824a-4fd8-8938-5be28591809b /mnt/backup   ext4    auto,rw      0   1
Reparem que mantive o UUID como identificador dos discos para o caso de precisar trocá-los de posição no futuro, mas creio que não será necessário.

Também já programei um backup incremental diário nessa partição e outro semanal em um disco externo que tenho separado.
Acho que posso dizer que tudo funciona bem nessa parte. Ainda falta remover o Grub da inicialização e deixá-lo para ser acionado apenas pressionando o ESC.

A única coisa a qual eu tenho dificuldades no momento é com o nm-applet, que nada mais é do que o ícone de rede na barra superior. Quando utilizo o dongle USB de WiFi, volta e meia ele some e aparece uma mensagem de erro do sistema, dizendo que o Ubuntu encontrou um erro e que ele precisou ser fechado, sem especificar o quê ou aonde está o erro. A conexão também cai. Para resolver, preciso abrir um terminal e executar o nm-applet e deixá-lo aberto. Se fechá-lo some o ícone, mas a conexão estranhamente continua.
Estou atrás da solução pra este problema, mas se não encontrá-la, devo abrir outro tópico no fórum dedicado a isso.

No mais, tudo parece funcionar tremendamente bem. Cheguei a cogitar particionar o SSD para instalar o OS X em paralelo, mas posso dizer que não me faz mais falta.

Novamente, agradeço ao druidaobelix que em toda sua sabedoria, me ajudou e muito no processo, além de me ensinar bastante sobre SSDs etc.

Em breve eu pretendo comprar um dual drive da WD de 1Tb HDD/240Gb SSD para instalar na minha outra maquina (a com Windows) e fazer um dual boot com o Ubuntu. Quando opero o Win 10 sinto uma lerdeza absurda que me faz sentir falta desse computador aqui.  :D O que aprendi aqui vai vir muito a calhar. ;)
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #79 Online: 28 de Novembro de 2016, 18:28 »
Citar
Reparem que mantive o UUID como identificador dos discos para o caso de precisar trocá-los de posição no futuro, mas creio que não será necessário.

Certamente o UUID é o melhor identificador, deve sempre ser usado.
Note, entretanto, que o UUID se altera no caso de um novo particionamento completo ou ainda na formatação.

O comando blkid dará a relação dos UUIDs.

Código: [Selecionar]
sudo blkid
Como já havia comentado, usualmente se instala o SSD na porta SATA principal (sda) e o HDD no Caddy (sdb), que é o inverso do que se instalou aí.

Caso algum dia venha a modificar isso, fique atento à questão da temperatura do disco que estiver no Caddy, que nessa hipótese será o HDD disco convencional, pois já via uma situação (uma única, é verdade) que ocorria um aquecimento elevado no disco convencional quando colocado no Caddy, o que obrigou a deixar como está o seu, mas como disse, em apenas um caso constatei isso.

Para monitorar temperatura do disco pode instalar e usar hddtemp (para discos que suportam o S.M.A.R.T., só muito antigos não suportam)

Código: [Selecionar]
sudo apt install hddtemp
Para usar:

Código: [Selecionar]
sudo hddtemp /dev/sdx
onde x é a unidade específica que se quer verificar (sda, sdb, etc)

ou de uma forma mais genérica, executando como root (sudo su):

Código: [Selecionar]
for f in /dev/sd?; do hddtemp $f; done

De uma forma mais ampla para monitoramento de temperaturas o lm-sensors:

Código: [Selecionar]
sudo apt install lm-sensors
Uma vez instalado:

Código: [Selecionar]
sudo sensors-detect
Normalmente é só ir dando [enter] às questões perguntadas pelo detector.

Para usar no terminal:

Código: [Selecionar]
sensors
Mas para essas coisas e para quem gosta existem também vários applets que igualmente fazem isso.

Numa outra situação aconteceu de ligar um determinado disco (externo) num Caddy e entrou em curto circuito, estorou, pegou fogo, destruiu o disco, foi falta de cuidado de testar antes a alimentação elétrica. Mas era uma questão de defeito no Caddy, cuja qualidade não era lá tão boa e daí o desastre.  >:(

« Última modificação: 28 de Novembro de 2016, 21:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.