Autor Tópico: Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]  (Lida 32473 vezes)

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #30 Online: 24 de Novembro de 2016, 16:38 »
Citar
Se já existir uma partição swap no segundo disco (hd comum) e você fizer a instalação do sistema no SSD com esse segundo disco também plugado, o que irá acontecer é que o sistema irá reconhecer a existência de uma partição swap e irá acrescentar uma linha no /etc/fstab, mais ou menos dessa forma (só um exemplo, dados de sdb e uuid obviamente serão diferentes):

Caro druidaobelix, já tenho um swap no HDD sim. Se não me engano, de 7,5Gb. Eu tenho meu fstab salvo no meu email pra consulta no trabalho. Segue aqui o conteúdo:
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda2 during installation
UUID=8a573fc9-e5f9-481c-aa19-3730e433b5a1 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /boot/efi was on /dev/sda1 during installation
UUID=1AE9-8B08  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# swap was on /dev/sda3 during installation
UUID=bd5a6cfe-0403-4981-912c-866d4b404569 none            swap    sw              0       0

O sda2, obviamente, é a partição com o espaço em disco. Logo, fica sendo a primeira do  "/boot", a segunda do "/" e a terceira do "/swap". Vou deixar pra editar depois essas partições, mas já adianto a dúvida: vale a pena mesclar a sda1 e a sda 2 em uma só partição, mantendo assim a do /swap? Digo isso porque realmente não sei se faz diferença ela estar no começo ou no final do disco.
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #31 Online: 24 de Novembro de 2016, 16:53 »
Citar
mas já adianto a dúvida: vale a pena mesclar a sda1 e a sda 2 em uma só partição, mantendo assim a do /swap? Digo isso porque realmente não sei se faz diferença ela estar no começo ou no final do disco.

Esse /boot/efi não vai mais existir aí e sim no SSD, porque será por lá que o boot passará a ocorrer.

A swap existente pode deixar exatamete como está, não muda nada qualquer ordem que esteja no disco.

Na verdade apenas esqueça o disco comum, faça como se ele não existisse, não faz a menor diferença, depois que o sistema estiver instalado no SSD você pode mudar como quiser o disco comum.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2016, 17:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #32 Online: 24 de Novembro de 2016, 17:14 »
Voltei antes mesmo do que pensava.  :o

Com o SanDisk SSD Dashboard aberto no Win 10 aqui. Não tenho a opção de criar o USB de atualização porque o computador não reconheceu nenhum SSD. Ao que parece, essa é só uma alternativa à atualização direto no programa.  :-\
Também não encontro mais o SSD Toolkit pra baixar. Acho que foi substituído por esse.

Miou o firmware upgrade.

Se não dá, não dá, parece meio estranho, mas pode ser sim que seja isso.

De toda forma, tem um cara lá da SanDisk (drlucky SanDisk Guru), num post mais ou menos recente, de 08/11/2015 (um ano), alguém pergunta como para para, se o caso, atualizar o firmware pelo Linux e ele responde dizendo:

Disk image to upgrade firmware from linux?

you have the latest FW for the Ultra II SSD. If a FW is released sandisk  posts ISO that can be burned to a CD for updating on Mac and Linux on this forum and the sandisk Knowledgebase.

Estou olhando lá na página desse modelo, que acho seja o SSD Plus, para ver se há algo.

Aqui é o Fórum onde está a resposta:

http://forums.sandisk.com/t5/SanDisk-Ultra-II-SSD/Disk-image-to-upgrade-firmware-from-linux/td-p/341551

Aqui é a página do Forum deles para esse modelo:

http://forums.sandisk.com/t5/SanDisk-SSD-Plus/SanDisk-SSD-Plus/td-p/350960

« Última modificação: 24 de Novembro de 2016, 18:03 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #33 Online: 24 de Novembro de 2016, 17:27 »
Confirmou aí agora que o disco chegou, é esse modelo mesmo que você havia dito?

SDSSDA-240G-G26

Especialmente, é o release G26 (vinte e seis)?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #34 Online: 24 de Novembro de 2016, 22:30 »
Confirmou aí agora que o disco chegou, é esse modelo mesmo que você havia dito?

SDSSDA-240G-G26

Especialmente, é o release G26 (vinte e seis)?
Oi druidaobelix, sim, é esse o modelo. O que chegou mesmo foi o caddy, o ssd já está aqui há quase uma semana. Estou lendo o o post do link que você colou anteriormente.

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.

Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #35 Online: 24 de Novembro de 2016, 22:39 »
Ao que me parece, pelo site da sandisk, o G26 é o vendido na América latina. Os modelos europeus são outra terminação.
Só uma curiosidade mesmo.

Enviado do meu smartphone ASUS ZenFone 2.

Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #36 Online: 24 de Novembro de 2016, 23:08 »
druidaobelix, li os tópicos linkados do fórum da SanDisk, mas infelizmente, acho que não há muita novidade nele pra mim.

No específico do meu modelo, o tópico termina sem uma resposta e, apesar de datar de 2015, a última edição do primeiro post é deste ano, em 12 de julho. Acho que ainda vou precisar esperar pra ver se algo é falado ali.

Já no outro tópico, no post introdutório, o cara diz conseguir ver o firmware do SSD dele na descrição do disco. Acho que vou precisar montar mesmo o SSD no computador pra verificar qual a versão do meu FW, mas não devem haver muitos problemas se não for. Quero dizer, sendo o Ubuntu Xenial um sistema recente, o que posso fazer é torcer para que tudo seja compatível, e se não for, com a informação sobre a versão, posso pedir o FW no mesmo fórum e gravar a imagem num flash drive.

Acho que vou prosseguir com a instalação.

Só uma última dúvida pertinente ao backup: alguém sabe dizer se posso carregar o backup realizado em outro HDD neste novo, mesmo com partições e fstab diferente? Lembrando que o /home e o /swap vão pro HDD. A ideia era instalar o SSD, instalar o Ubuntu, atualizar a distro, ajeitar as localizações de /home e /swap e aí sim restaurar o backup que tenho aqui.
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #37 Online: 25 de Novembro de 2016, 00:24 »
A conclusão que cheguei após examinar o site e o Fórum deles é que se houver uma atualização de firmware eles disponibilizam no formato .iso para Linux e Apple, permitindo então um usb bootável.

Cheguei a encontrar alguns isos de atualização de firmware, porém de modelos mais antigos.

Não há atualização de firmware para esse específico modelo que é o seu, o que está nele é o que vale.

Toca em frente.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 00:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #38 Online: 25 de Novembro de 2016, 00:37 »
Se bem entendi, essa arquitetura que você está pensando não vai deixar o sistema tão rápido quanto poderia.

Não tem nada a ver montar o sistema no SSD e deixar a home no HDD, deixe tudo no SSD, sistema e home.

Depois de quando em quando faça backup da home do SSD para o HDD (ou outro externo, melhor ainda e mais seguro).

Apenas, talvez, para não ocupar muito o SSD e dependendo de quanto você tem de arquivos pessoais (pessoais mesmo, não configurações de home), talvez deixe uma partição no HDD apenas para seus arquivos pessoais. Se não for muito deixe tudo na home no SSD mesmo.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #39 Online: 25 de Novembro de 2016, 03:20 »
Se bem entendi, essa arquitetura que você está pensando não vai deixar o sistema tão rápido quanto poderia.

Não tem nada a ver montar o sistema no SSD e deixar a home no HDD, deixe tudo no SSD, sistema e home.

Depois de quando em quando faça backup da home do SSD para o HDD (ou outro externo, melhor ainda e mais seguro).

Apenas, talvez, para não ocupar muito o SSD e dependendo de quanto você tem de arquivos pessoais (pessoais mesmo, não configurações de home), talvez deixe uma partição no HDD apenas para seus arquivos pessoais. Se não for muito deixe tudo na home no SSD mesmo.

Entendi. Poxa, pensei que não faria diferença no sistema ter o /home em separado. Achava até que era bem prático, pelo fato de que o protocolo de quem faz isso em mac é justamente jogar a pasta pessoal pro HDD. Mas enfim, vou deixar o /home no SSD então. Mas devo passar alguns arquivos para o HDD, talvez músicas e vídeos os quais uso para editar filmes. Não sei, vou precisar pensar.

Bom, vamos ao que interessa: instalei o SSD. O sistema o enxerga como o esperado (sdb) e parece que está tudo ok.
O retorno do comando continua o mesmo, mas se eu entendi direito o comando $ dmesg, ele retorna respostas dos drivers. Como ainda não "executei" nada no SSD, parece-me que não haveria de mudar mesmo.

Citar
Disk /dev/sda: 931,5 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: E77330BF-2E1B-43EB-8AF4-F987C241A2FC

Dispositivo      Start        Fim    Setores   Size Tipo
/dev/sda1         2048    1050623    1048576   512M EFI System
/dev/sda2      1050624 1937278975 1936228352 923,3G Linux filesystem
/dev/sda3   1937278976 1953523711   16244736   7,8G Linux swap


Disk /dev/sdb: 223,6 GiB, 240057409536 bytes, 468862128 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes

Tá aí, instalado e bem vindo ao computador. Vou agora começar a instalar o Ubuntu nele.
Desejem-me sorte.

Só uma nota: o SSD dispões de 240Gb mesmo, e não 256 com parte reservada ao OP, e o que é "pré-reservado" pelo SSD são os tais 7% citados no artigo da SanDisk, se não me engano (7,3% pra ser mais preciso; 240/223.6=1.073).
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #40 Online: 25 de Novembro de 2016, 04:07 »
Sistema instalado no sdb. Demorei um pouco pra entender como seria o esquema de particionamento, já que o live stick queria instalar um swap no automático pra mim no SSD. Até pensei em deixar rolar e depois editar, mas sinceramente prefiro não arriscar. Editei a tabela na mão mesmo, colocando o boot e o root nos lugares certos.

De toda forma, acho que demorei mais editando isso do que o Ubuntu levou pra ser instalado por completo. E após ligar a maquina, só tenho uma coisa a dizer: que velocidade é essa? :o
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #41 Online: 25 de Novembro de 2016, 10:19 »
Backup restaurado, o sistema e todas as suas configurações foram mantidas. Apenas algumas pequenas coisas, feito o config de bluetooth que eu havia editado pra que permanecesse sempre visível, parecem estar diferente até agora. Mas é impressionante o quão eficiente a ferramenta Aptik é. Literalmente, com o clique de um botão, tudo de volta no lugar. Pena que não posso dizer o mesmo da Simple Backup, que travou por três vezes sem resposta.

Agora, à instalação, o Grub ainda reconhece o sistema instalado no outro disco, é claro. Vantagem pra mim. Sinal de que foi tudo bem. Em breve irei formatá-lo e remover o menu Grub da inicialização.

Quanto ao uso do volume de 1TB para a /home, o druidaobelix me recomendou não fazê-lo, pois, assim o computador não teria a performance do SSD como deveria. Entendo que por ter velocidade de escrita inferior ao SSD, o HDD acabaria por influenciar com operações de gravação e leitura, mas acho que ainda é a forma mais interessante de se aproveitar os dois hds na maquina. Li vários tópicos em diversos fórums do Ubuntu e em todos recomendam isso mesmo.

Recomendo a qualquer pessoa que esteja com a intenção de instalar um SSD para dar um "up" em seu computador, ter um pouco de paciência na hora de fazê-lo. Ao que me parece, cada fabricante tem suas recomendações, suas formas de instruir o consumidor e, se não fosse o druidaobelix para me ajudar com diversos artigos, de ao menos três marcas: San Disk, Samsung e Seagate, eu provavelmente teria feito de outra forma, que não necessariamente seria a mais aconselhável. Pode parecer uma recomendação boba, já que estamos num fórum de entendidos. Mas esta área em especial, a de iniciantes, é voltada para aqueles que são, acima de tudo, desprovidos das informações que os mais experientes têm. E isso não significa que são apenas sobre linux ou Ubuntu, mas informações de todos os tipos. Logo, é muito saudável se utilizar do tempo e da boa vontade de pessoas que, assim como o druida, não estão aqui de passagem.
Espero poder contribuir pra comunidade do fórum da mesma forma que contribui pra mim, e que este tópico seja útil a todos os usuários dos computadores Apple que estejam interessados em se aventurar pelo Ubuntu.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 10:41 por edbucker »
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #42 Online: 25 de Novembro de 2016, 12:11 »
Ok, um problema surgiu. O computador ficou sem audio. Verifiquei os dispositivos de saída e havia apenas a saída digital (S/PDIF) mas nada de alto falantes. Rebootei algumas vezes e nada. Daí procurei por ajuda online e encontrei um post em algum lugar, se não me engano, pro archlinux, que dava instruções de primeiro tentar resetar o dispositivo, pra depois sugerir uma série de comandos no apt-get, installando e reconfigurando toda a parafernalha de drivers de audio. Enfim, fiz o negócio e dei reboot.

Em seguida o sistema não inicia. O que é estranho, já que o tempo de inicialização do ubuntu foi reduzido a menos da metade de antes. Consigo reverter isso pelo safe mode?

Bootei pelo HDD e estou no sistema antigo (do qual eu fiz o backup). Tudo funcionando.

Sugestões?
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #43 Online: 25 de Novembro de 2016, 12:31 »
Citar
Só uma nota: o SSD dispões de 240Gb mesmo, e não 256 com parte reservada ao OP, e o que é "pré-reservado" pelo SSD são os tais 7% citados no artigo da SanDisk, se não me engano (7,3% pra ser mais preciso; 240/223.6=1.073).

Possui 256GB, apenas que você só vê 240GB, os 7% reservados estão lá.
São a diferença entre a notação binária (base 2) e a notação decimal (base 10) do SI (sistema internacional de unidades), que é aproveitada para essa finalidade.
Um GB no sistema binário possui na realidade 2³⁰ = 1.073.741.824 bytes em contraposição ao 10⁹ = 1.000.000.000 do sistema decimal (ou notação comercial), cuja diferença corresponde a 73.741.824, que são os tais 7% aproximados.
Os fabricantes de dispositivos de armazenamento se referem a gigabyte dentro do contexto do Sistema Internacional de Unidades, isto é, com base decimal.

Fonte:
Seagate
SSD Over-Provisioning And Its Benefits
Amount of Over-provisioning

http://www.seagate.com/br/pt/tech-insights/ssd-over-provisioning-benefits-master-ti/

"All SSDs reserve some amount of space for these extra write operations, as well as for the controller firmware, failed block replacements, and other unique features that vary by SSD controller manufacturer. The minimum reserve is simply the difference between binary and decimal naming conventions. Many people are blissfully unaware that one gigabyte (GB) is precisely 1,000,000,000 bytes, and one gibibyte (GiB) is precisely 2^30 = 1,073,741,824 bytes, or about 7.37% more than a GB. Many people are also blissfully unaware that storage is properly measured in gigabytes, whereas memory is properly measured in gibibytes. Even though SSDs are built from NAND flash memory chips, they are marketed as storage devices, and SSD manufacturers reserve the extra 7.37% of memory space as a provision for background activities such as garbage collection. For example, a 128GB SSD will inherently include 128 * 73,741,824 = 94.4 million bytes of built-in over-provisioning."

O artigo é mais extenso e traz melhores informações, deve ser consultado por quem queira aprofundar o entendimento.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 16:26 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalando um SSD e transpondo o Ubuntu pro novo drive [Macbook Pro 7,1|16.04]
« Resposta #44 Online: 25 de Novembro de 2016, 12:34 »
Citar
O sistema o enxerga como o esperado (sdb) e parece que está tudo ok.

Curioso, esperava que o SSD ficasse como sda e não com sdb, sempre uso dessa forma, ligando o SSD na primeira porta SATA, mas não faz diferença prática, é apenas o hábito.

O fdisk (ou parted) aparece daquela forma porque ainda não há particionamento.

Citar
E após ligar a maquina, só tenho uma coisa a dizer: que velocidade é essa?

Posteriormente podemos medir concretamente.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 12:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.