Me denominei como dps (minhas iniciais). Sou de Caruaru e ex usuário do Win desde 1999.
Há aproximadamente 3 meses mergulhei no Linux satisfazendo minha curiosidade, despertada por um colega de trabalho, que recentemente também embarcara. Simplesmente gostei.
Nestes 3 meses de pesquisa, li, reli, instalei várias Distros como: Kurumin, Kalango, Conectiva, Ipcop, Famelix, Kubuntu e finalmente Ubuntu. Atualmente meu HD de 80Gb está dividido em duas partes para instalação do Kubuntu e Ubuntu (a mais usada).
Obs: Porque o Kubuntu é tão esquecido pela comunidade?
Como nunca tinha nem visto o Linux, apanhei, formatei o HD várias vezes e sempre tirando minhas dúvidas neste fórum. A princípio, foi difícil encontrar o que precisava, perdia horas e horas procurando, mas aos poucos também fui me acostumando e hoje estou aqui sem Win e sem vontade de voltar.
Aos coordenadores deste excelente forum, queria dar uma dica:
- Quando os participantes postarem dúvidas sobre assuntos já relacionados anteriormente, não respondam com frases sem nexo. Ex: - Procure melhor - já respondido, etc... (frases mais ou menos assim).
Isso faz a página ficar sem proveito, além de fazer outras pessoas que estiverem pesquisando cair nelas sem resposta, como também magoa participantes que talvez por ser iniciantes como eu, não ter experiência.
Respondam + ou - assim: Dúvida esclarecida no link ... (tal).
Isso torna a página proveitosa, linkada e valorizada, alem de estar apontando trabalhos executados por alguém de boa vontade.
Voltando ao assunto:
Porque escolhi o Ubuntu? Muito simples. Das Distros que citei acima a mais enxuta, mais simples, prática e com mais informações que encontrei foi o Ubuntu.
Quanto ao Win, não sou tão radical quanto muitas opiniões que vi por aqui. Deixei ele por várias razões. Não tem segurança, é um sistema caríssimo, sem criatividade, etc... É como se você fosse um robô que pede-se para apertar os botões que eles querem, e só. Finalizando, você paga para fazer o que eles querem.
No Linux, você cria, solta sua imaginação, faz e desfaz, tem segurança, instala e remove sem dar satisfações.
Sei que alguns irão me criticar, mas coloquei meu screenshot igual ao Win XP, pois acho muito bonito (é a única coisa que quero dele). Sinto saudades também do programa PhotoImpact (tratamento de imagens, criação de Web), que uso há anos. Tentei instalar pelo Wine, consegui que ele abrisse, porém ele abre e fecha imediatamente, sem condições de uso.
Espero que encontrem espaço também para mim, iniciante e que futuramente possa também ajudar os companheiros que necessitarem.
Obrigado e continuem com este magnífico trabalho!!!
DPS