Autor Tópico: ícones duplicados  (Lida 3300 vezes)

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
ícones duplicados
« Online: 15 de Outubro de 2016, 22:51 »
Amigos,
Encontrei muitos ícones de aplicativos duplicados na pasta /usr/share/aplications.
Tá certo isso? Caso não, como corrigir? Caso sim, porque acontece isso?
Agradeço, antecipadamente.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:ícones duplicados
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2016, 10:46 »
Amigos,
Pesquisando, encontrei postagem de Irtigor respondendo a "duplicata de programas" no dia 16/06/2010, o seguinte:
"olha em /usr/share/applications eles estão lá aos pares mas se você olhar nas propriedades os comandos são diferentes. Não recomendo a exclusão" e, ainda, " aparentemente não existe uma solução definitiva".
Assim, considerando o ano de postagem "2010", me pergunto se esta resposta tá valendo em "2016".
Até.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ícones duplicados
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2016, 13:02 »
Então, caro /Mario Limão/,

Aqui não estou identificando precisamente a situação que relatas, no sistema que tenho instalado (Ubuntu padrão = Unity) e no diretório mencionado não observo essa duplicidade de ícones, entretanto, recordo-me dessa ocorrência em alguns aplicativos que realmente quando se vai ver os detalhes se tratam de comandos diferentes, usados em contextos diferentes (menu de contexto, abrir uma lista, um arquivo, etc).

Havia um exemplo que certa vez verifiquei relativo ao aplicativo banshee, o qual gerava 3 ícones, entretanto os comandos internos eram esses:

banshee --redirect-log --device-activate-play=%u

banshee --redirect-log --device-activate=%u

banshee --redirect-log --play-enqueued %U

No seu caso não seria interessante apenas examinar concretamente os tais itens duplicados e verificar o que eles de fato contém?

Vá até o diretório onde se encontram:

cd /usr/share/applications

depois use, por exemplo, o comando cat para "ver" o conteúdo dos arquivos, ou talvez, melhormente apenas usando o comando diff, o que é mais direto e prático.

Caso já não conheça, há um bom artigo aqui comentando o uso do diff:

https://www.vivaolinux.com.br/dica/diff-Comando-com-exemplos

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:ícones duplicados
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2016, 11:30 »
Então ...  recordo-me dessa ocorrência em alguns aplicativos que realmente quando se vai ver os detalhes se tratam de comandos diferentes, usados em contextos diferentes (menu de contexto, abrir uma lista, um arquivo, etc).
No seu caso não seria interessante apenas examinar concretamente os tais itens duplicados e verificar o que eles de fato contém?
... melhormente apenas usando o comando diff, o que é mais direto e prático.
Caso já não conheça, há um bom artigo aqui comentando o uso do diff:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/diff-Comando-com-exemplos

Obrigado, professor.
Meu sistema instalado é Ubuntu padrão Gnome. Como opção tenho Gnome Clássico e XFCE.
Seguirei suas instruções e reportarei em breve.
Até.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:ícones duplicados
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:38 »
Amigos,
Pesquisando, encontrei postagem de Irtigor respondendo a "duplicata de programas" no dia 16/06/2010, o seguinte:
"olha em /usr/share/applications eles estão lá aos pares mas se você olhar nas propriedades os comandos são diferentes. Não recomendo a exclusão" e, ainda, " aparentemente não existe uma solução definitiva".
Assim, considerando o ano de postagem "2010", me pergunto se esta resposta tá valendo em "2016".
Até.

SIM, a postagem do Irtigor em 2010 está valendo em 2016.
Muito útil a sugestão do druidaobelix "examinar concretamente os tais itens duplicados e verificar o que eles de fato contém" e "bom artigo aqui comentando o uso do diff".
Isto feito, considero satisfeita a questão prática, deixando quieto o por quê.
Obrigado a todos.
Até!


Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.