Autor Tópico: HD Secundário (Resolvido)  (Lida 4584 vezes)

Offline marcosshadow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
HD Secundário (Resolvido)
« Online: 13 de Outubro de 2016, 22:46 »
Boa noite, tenho 2 Hds, 1 samsung e um Seagate...
O Samsung esta com Ubuntu instalado e o Seagate com Windows 7, toda vez que entro no Ubuntu as minhas partições do Windows 7 aparecem. Teria como desativar o HD do windows dentro do Ubuntu ?
É verdade que o HD só liga a partir do momento que eu clico nas repartições referentes a ele (caso eu entre no ubuntu faça uso normal sem clicar nas repartições do Windows 7, O hd referente a este sistema continua desligado  ?? )

Desde já agradeço...   ;)
« Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 06:59 por marcosshadow »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:HD Secundário
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2016, 09:13 »
Olá

Vamos responder de trás para a frente :

É verdade que o HD só liga a partir do momento que eu clico nas repartições referentes a ele (caso eu entre no ubuntu faça uso normal sem clicar nas repartições do Windows 7, O hd referente a este sistema continua desligado  ?? )

Quem "liga" ou "desliga" hd é a bios/efi da máquina, episódio anterior ao carregamento do sistema operacional.

O Linux apenas "monta" e "desmonta" o hd (diferente do Windows que só monta o hd em condições normais)

Assim, se não alterou sua bios/efi, eles estarão sempre "ligados" ou seja, energisados (12v e 5v) mesmo não sendo montados e ou utilizados.

Teria como desativar o HD do windows dentro do Ubuntu ?

O arquivo responsável por montar unidades lógicas fica no diretório /etc com o nome de fstab

Para evitar a montagem do HD com Windows (ou outro qualquer), basta editar o arquivo fstab.

1) crie uma cópia do fstab
Use em terminal =>
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bak
Ou em modo grafico=>
Código: [Selecionar]
gksudo nautilus Navegue até a pasta /etc e copie e cole o arquivo fstab dentro de /etc, renomeando a cópia para fstab.bak

2) Localize o ID do HD com Windows com o comando em terminal => blkid

3) Edite o arquivo fstab
Use em terminal =>
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Ou em modo grafico =>
Código: [Selecionar]
gksudo gedit /etc/fstab
Localize a entrada do HD com Windows e comente com uma cerquilha (#) a entrada referente ao ID do HD.

Salve e Feche o arquivo fstab, e se modo grafico Feche o nautilus.

Seu HD com Windows não será mais montado na inicialização do sistema, e caso deseje acesso a ele, monte manualmente via terminal

Outra opção seria editar o fstab e remover a chave "auto" na entrada do HD windows, ou mesmo trocar a chave "auto" por "nomount" ou "noauto". Com isto você "enxerga" o hd, mas terá que montá-lo para utilização (no nautilus, com o botão esquerdo do mouse clicado sobre o hd)

A escolha é pessoal, e como vez uma cópia do fstab original,  caso não fique satisfeito, basta remover o arquivo fstab e renomear o fstab.bak para fstab reiniciando o sistema em seguida.

Baixe o guia foca linux é dê uma estudada no fstab, veja o que e como ele funciona, pois existem outras opções do fstab, como deixar o hd ser montado apenas pelo root, ou algum usuário específico trocando a chave "user" por "root" ou "{nome-usuario}"

Aproveite e estude os comandos mount e umount.

Ou mesmo usar o cron/crontab para montar o hd em horários e dias específicos (para back up ou outro uso)

Bons estudos
« Última modificação: 14 de Outubro de 2016, 09:51 por Tota »

Offline marcosshadow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:HD Secundário
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2016, 09:56 »
Olá

Vamos responder de trás para a frente :

É verdade que o HD só liga a partir do momento que eu clico nas repartições referentes a ele (caso eu entre no ubuntu faça uso normal sem clicar nas repartições do Windows 7, O hd referente a este sistema continua desligado  ?? )

Quem "liga" ou "desliga" hd é a bios/efi da máquina, episódio anterior ao carregamento do sistema operacional.

O Linux apenas "monta" e "desmonta" o hd (diferente do Windows que só monta o hd em condições normais)

Assim, se não alterou sua bios/efi, eles estarão sempre "ligados" ou seja, energisados (12v e 5v) mesmo não sendo montados e ou utilizados.

Teria como desativar o HD do windows dentro do Ubuntu ?

O arquivo responsável por montar unidades lógicas fica no diretório /etc com o nome de fstab

Para evitar a montagem do HD com Windows (ou outro qualquer), basta editar o arquivo fstab.

1) crie uma cópia do fstab
Use em terminal =>
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bak
Ou em modo grafico=>
Código: [Selecionar]
gksudo nautilus Navegue até a pasta /etc e copie e cole o arquivo fstab dentro de /etc, renomeando a cópia para fstab.bak

2) Localize o ID do HD com Windows com o comando em terminal => blkid

3) Edite o arquivo fstab
Use em terminal =>
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Ou em modo grafico =>
Código: [Selecionar]
gksudo gedit /etc/fstab
Localize a entrada do HD com Windows e comente com uma cerquilha (#) a entrada referente ao ID do HD.

Salve e Feche o arquivo fstab, e se modo grafico Feche o nautilus.

Seu HD com Windows não será mais montado na inicialização do sistema, e caso deseje acesso a ele, monte manualmente via terminal

Outra opção seria editar o fstab e remover a chave "auto" na entrada do HD windows, ou mesmo trocar a chave "auto" por "nomount" ou "noauto". Com isto você "enxerga" o hd, mas terá que montá-lo para utilização (no nautilus, com o botão esquerdo do mouse clicado sobre o hd)

A escolha é pessoal, e como vez uma cópia do fstab original,  caso não fique satisfeito, basta remover o arquivo fstab e renomear o fstab.bak para fstab reiniciando o sistema em seguida.

Baixe o guia foca linux é dê uma estudada no fstab, veja o que e como ele funciona, pois existem outras opções do fstab, como deixar o hd ser montado apenas pelo root, ou algum usuário específico trocando a chave "user" por "root" ou "{nome-usuario}"

Ou mesmo usar o cron/crontab para montar o hd em horários e dias específicos (para back up ou outro uso)

Bons estudos


Bom dia muito obrigado pela resposta, pois ela será de grande ajuda....
Só tenho mais uma dúvida..

Quem "liga" ou "desliga" hd é a bios/efi da máquina, episódio anterior ao carregamento do sistema operacional.

O Linux apenas "monta" e "desmonta" o hd (diferente do Windows que só monta o hd em condições normais)

Assim, se não alterou sua bios/efi, eles estarão sempre "ligados" ou seja, energisados (12v e 5v) mesmo não sendo montados e ou utilizados.


Fazendo o desligamento pela bios Exemplo: Se eu desligar o HD do Windows... Caso eu queira ligar novamente teria de entrar na bios e ativar o HD... Ou teria alguma opção de enquanto o HD do linux estiver ligado desligar o do Windows e enquanto do Windows estiver ligado desligar o do Linux ??

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:HD Secundário
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2016, 12:37 »
Sim, só pela bios/efi

Mas para que desligar hd? O consumo de energia é irrisório,  e os ciclos de vida de um HD são testados para um uso de dez anos...

Não vale a pena "desligar" hd. Só não os monte caso não queira "enxergá-los".

Isto já basta.

O que na bios, desligar o hd é também uma falsa verdade. Uma vez conectados à fonte de energia da máquina, os dispositivos são apenas "esquecidos" pela bios e pelo sistema, pois para a execução do P.O.S.T. (Programa da bios que identifica todos os componentes da máquina, os hd dever ser alimentados com energia para serem identificados e depois "esquecidos" (ou não)

A única forma de "desligar" completamente é abrindo a máquina e desconectando os cabos. O que não é nada prático, e sujeitos a danificar os conectores.

Offline marcosshadow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:HD Secundário
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2016, 19:09 »
Compreendo... Tota Vlw pela dica, ajudou bastante.