Só tenho mais uma duvida e a gente já pode encerrar por que devo esta te alugando já, entrei no site da intel e vi que tem uma composição de arquivos como : Linux Kernel - 4.7.2; Mesa - 12.0.1; xf86-video-intel - 2.99.917; Libdrm - 2.4.68; Libva - 1.7.2; vaapi intel-driver - 1.7.2; Cairo - 1.15.2; Xorg Xserver - 1.18.3; Intel-gpu-tools - 1.16
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conferi a versão do meu Kernel 4.4.0-47-generic #68-Ubuntu SMP Wed Oct 26 19:39:52 UTC 2016 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
esta diferente gostaria de saber se tem algo a ver?
Essa constelação de componentes elencados não guardam relação com a sua questão, não há nada que você possa fazer em relação a isso que irá resolver o problema no seu sistema em particular.
Nada obstante, a observação é bastante interessante pois essa questão não tem uma resposta fácil, nem rápida. :-)
De início é preciso pontuar que a Intel é uma grande apoiadora e colaboradora do Linux, produzindo ela própria código opensource.
Esses drivers que se encontram no website da Intel são produzidos por ela e disponibilizado à comunidade opensource e muito especialmente às distribuições existentes.
Quando um novo release de um driver é lançado, contendo um melhoramento ou uma correção, demora algum tempo até que seja incorporado às distribuições, cada uma delas com seu próprio projeto e enfase nisso ou naquilo.
Ubuntu em especial é uma distribuição muito dinâmica em termos de atualização, muito possivelmente a mais dinâmica de todas, promovendo um constante e ininterrupto fluxo de atualizações, entretanto, ainda assim, há um lapso de tempo entre o lançamento de um driver pela Intel e a incorporação disso na distribuição.
Uma distribuição monta seu projeto e cuida do sistema operacional como um todo, na forma que concebeu a união das várias partes, procurando harmonizar esses componentes segundo o projeto dela distribuição.
O que a ppa Oibaf que você já testou faz é justamente estar um passo adiante do Ubuntu como um todo no que se refere ao subsistema gráfico.
Antes disso precisa compreender melhor como é que essa coisa toda funciona no Linux, o que não é exatamente fácil, mas é preciso entender que o subsistema gráfico é constituido de um complexo sistema de componentes opensource, de variadas fontes e que criam dependências entre si.
Dessa forma, uma mudança no servidor X pode implicar numa mudança no driver Mesa 3D e vice-versa, o que introduz interdependência entre os componentes e assim por diante, é uma complexa rede de interdependência em que o avanço de um pode implicar na necessidade de modificar outros componentes, lembrando sempre que isso é feito de forma independente por várias e várias pessoas, que são os desenvolvedores, sem nenhuma coordenação central, isto é, num movimento livre e autônomo e, por isso mesmo, é incrível que funcione tão bem.
Esse é o cenário nem sempre muito bem compreendido de como funciona essa coisa toda.
Se tiver interesse em se aprofundar no assunto e o inglês não for um obstáculo intransponível, sugiro a leitura desse paper, de autoria de Ragav Gopalan, que é engenheiro da Intel (Platform Applications Engineer) bastante elucidativo no tema (o quadro que se encontra em página 9 é um mosaico da questão):
Inside Linux graphics
Understanding the components, upgrading drivers, and advanced use cases
http://www.intel.com/content/dam/www/public/us/en/documents/white-papers/inside-linux-graphics-paper.pdf