Autor Tópico: Apaguei a partição com o ubuntu e estou com erro no grub  (Lida 4497 vezes)

Offline Vitor28

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Apaguei a partição com o ubuntu e estou com erro no grub
« Online: 11 de Setembro de 2016, 12:39 »
Uso dual boot e estava usando o windows e precisava formatar a partição linux.Apaguei as partições linux pelo gerenciador de disco do windows :( .Quando ligo o PC aparece o seguinte erro:

error: no such partition
Entering rescue mode...
grub rescue>

Tentei formatar mas n aparece mais a opção de apertar f9 f12 etc pra acessar o pendrive

Procurei alguns tutorias na internet mas n resolveram
Se eu dar ls vai aparecer
(hd0) (hd0,msdos2) (hd0,msdos1) (hd1) (hd1,msdos1)
Alguma solução?



Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apaguei a partição com o ubuntu e estou com erro no grub
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2016, 12:47 »
[...]  e precisava formatar a partição linux.Apaguei as partições linux [...]

Se ia formatar a partição Linux é porque supostamente não havia nada de importante lá nela de arquivos pessoais, portanto, se realmente é esse o caso, então é simplesmente começar de novo, criando uma nova partição e refazendo a instalação, vez que já ia formatar mesmo.

Entretanto, se não for esse o caso, se existirem arquivos pessoais a serem recuperados, então tente usar o Testdisk para a recuperação de tais arquivos pessoais.

O inimigo mortal da recuperação de arquivos é sobrescrever o disco no qual estavam os arquivos, logo, se for esse o caso, não altere nada no disco do qual devam ser recuperados os arquivos.

Nesse tópico aqui há algumas considerações que no passado fiz sobre o uso do Testdisk:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Vitor28

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Apaguei a partição com o ubuntu e estou com erro no grub
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2016, 12:57 »
[...]  e precisava formatar a partição linux.Apaguei as partições linux [...]

Se ia formatar a partição Linux é porque supostamente não havia nada de importante lá nela de arquivos pessoais, portanto, se realmente é esse o caso, então é simplesmente começar de novo, criando uma nova partição e refazendo a instalação, vez que já ia formatar mesmo.

Entretanto, se não for esse o caso, se existirem arquivos pessoais a serem recuperados, então tente usar o Testdisk para a recuperação de tais arquivos pessoais.

O inimigo mortal da recuperação de arquivos é sobrescrever o disco no qual estavam os arquivos, logo, se for esse o caso, não altere nada no disco do qual devam ser recuperados os arquivos.

Nesse tópico aqui há algumas considerações que no passado fiz sobre o uso do Testdisk:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760
Não estou conseguindo acessar nem o windows nem o ubuntu :(
Só aparece aquela mensagem de erro do grub

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apaguei a partição com o ubuntu e estou com erro no grub
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2016, 13:09 »
Citar
Não estou conseguindo acessar nem o windows nem o ubuntu :(
Só aparece aquela mensagem de erro do grub

Se for para recuperar arquivos pessoais na partição Linux suba o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom) e nele, como dito, instale e use o Testdisk. Se for esse o caso, apenas tome cuidado de não salvar os arquivos recuperados para o mesmo disco, pois isso irá sobrescrever e pode danificar o que se quer recuperar. O melhor a fazer é usar um pendrive com espaço para o live-iso e ainda para copiar os arquivos recuperados ou ainda "melhormente" usar dois pendrives.

O acesso ao Windows não está se dando porque o grub foi apagado da partição Linux, recupere o boot do Windows através do disco de instalação próprio dele. Há muito material aí na internet tratando de como recuperar o bootloader do Windows.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2016, 13:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Apaguei a partição com o ubuntu e estou com erro no grub
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2016, 13:43 »
Faltou dizer: se vai reinstalar o Ubuntu como era antes, recriando a partição e fazendo a instalação, e assim vai manter o dual boot, então não precisa individualmente recuperar o bootloader do Windows, pois ao reinstalar o Ubuntu e com ele o grub automaticamente voltará a ter acesso ao Windows, pois o grub na instalação identificará a entrada do Windows, que está lá.

Apenas tome cuidado na reinstalação do Ubuntu em não errar a partição e inadvertidamente mandar instalar em cima da partição Windows, pois aí será de fato o desastre total e perde tudo.

Com o live-pendrive execute um fdisk para ter de forma clara qual é o particionamento e a correta identificação das partições, evitando assim mandar instalar na partição errada. Na reinstalação do Ubuntu use a forma manual em que você pode escolher onde instalar.

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele no final do comando acima)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2016, 13:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.