Autor Tópico: Configurar acesso ao RoundCube da internet  (Lida 7844 vezes)

Offline helioh3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Online: 06 de Setembro de 2016, 11:42 »
Atualmente tenho um ubuntu server 16.04 LTS rodando um servidor de emails: iRedMail + Roundcube. Consigo acessar internamente o servidor de e-mails: meu_ip/mail, localmente... como configuro acesso externo para esse servidor de forma que o usuário digite: mail.meudominio.com.br e consiga acessar os e-mails.

Qualquer ajuda é bem vinda
Helio Brito

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2016, 13:57 »
Obviamente, vc precisa primeiro registrar o domínio.

O próximo passo, no entanto, depende do seu provedor de acesso, ou, mais propriamente, da infraestrutura de acesso à internet que vc usa, pois vai ser necessário fazer um redirecionamento de porta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline helioh3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2016, 14:54 »
Já tenho domínio devidamente registrado e um servidor com ip fixo. Já criei o redirecionamento no provedor de hospedagem para o ip do servidor, porém não consigo acessar:
Citar
Não é possível acessar esse site

177.0.36.185 demorou muito para responder.
Helio Brito

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2016, 15:18 »
Então... vc precisa configurar um redirecionamento de portas no teu modem ou no teu roteador, de acordo com o que vc tiver aí. Essa configuração, no entanto, está além do escopo deste fórum.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2016, 16:56 »
Já tenho domínio devidamente registrado e um servidor com ip fixo. Já criei o redirecionamento no provedor de hospedagem para o ip do servidor, porém não consigo acessar:
Citar
Não é possível acessar esse site

177.0.36.185 demorou muito para responder.

Aparentemente este é seu IP de navegação da Brasil Telecom, não um IP público dedicado usado em servidores.

Offline helioh3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2016, 17:56 »
Felix, obrigado por responder.
Então cara, eu achava que era um ip publico... eu deveria configurar um NO-IP para realizar o acesso externo no servidor, ele funcionará?
Quero unificar minha experiência depois, para montar um tutorial e ajudar a galera que está passando por essa dificuldade... não tenho muita experiencia, mas espero ajudar no futuro.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2016, 18:00 por helioh3 »
Helio Brito

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2016, 18:14 »
Felix, obrigado por responder.
Então cara, eu achava que era um ip publico... eu deveria configurar um NO-IP para realizar o acesso externo no servidor, ele funcionará?
Quero unificar minha experiência depois, para montar um tutorial e ajudar a galera que está passando por essa dificuldade... não tenho muita experiencia, mas espero ajudar no futuro.

Então, esse IP é público. Só que não é fixo, nem dedicado. O NO-IP resolve essa questão fácil pra vc, ou ainda o DynDNS. Mas ainda assim será preciso fazer o redirecionamento da porta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline helioh3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2016, 18:17 »
Obrigado por responder. Só que não sei quais a portas. Estive pesquisando, vi várias portas, só que não sei qual a padrão para eu abrir no meu modem... alguma dica?
Helio Brito

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2016, 18:27 »
Quem determina a porta é o serviço. Vc quer liberar o acesso a uma página, normalmente isso é feito via HTTP ou HTTPS, o que significa usar as portas 80/tcp e 443/tcp, respectivamente.
Só que as operadoras normalmente bloqueiam essas portas; assim, o que se faz é amarrar o serviço a outra porta (p.ex. 10080/tcp e 10443/tcp).

Outra coisa que vc precisa estar atento é se vc só tem o modem, e se este está em modo bridge ou em modo router, ou se tem o modem associado a um roteador. Tudo isso é complicador pra hora de redirecionar as portas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline helioh3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2016, 19:31 »
Entendo que é o serviço que determina a porta, mas queria saber que porta é usada pelo iRedMail ou Roundcube para acesso externo. Andei fuçando a docs mas não consegui achar.
Helio Brito

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2016, 00:23 »
ô galera que gosta de perguntar mas não de pesquisar... ;D
Se vc acessa como "http://ip-do-servidor/Serviço", então está usando a porta padrão do HTTP (80/tcp). Se acessa como "https://...", a porta padrão é 443/tcp. Se não estiver usando a porta padrão, ela tem que ser especificada na url de acesso.

Como quem acessa é vc, e não eu, vc é que tem que me dizer se está acessando na porta 80/tcp ou não...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2016, 15:26 »
Uma outra dica: servidor de e-mail com NO-IP para envio de e-mails externos dificilmente funcionará, por conta de políticas de envio entre servidores para controle de spam.

Offline cviniciusm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2016, 16:28 »
Olá,

Usei o seguinte tutorial para instalar e configurar um servidor de e-mail com Roundcube no Ubuntu 16.04 LTS: http://acidx.net/wordpress/2014/06/installing-a-mailserver-with-postfix-dovecot-sasl-ldap-roundcube/

Na configuração Apache/Host Virtual você pode informar qual a porta será utilizada pelo Roundcube.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Offline cviniciusm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Configurar acesso ao RoundCube da internet
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2016, 17:18 »