Valeu mais uma vez pela iniciativa Sampayu, uso o Xubuntu, porém tive que voltar para o 14.04, por dois motivos:
- As vezes não tenho tempo hábil para pesquisar tanto
- Ainda não consigo reconstruir um código fonte hehehe
Valeu, vou tentar novamente o 16.04.1
T+
De nada.
O 16.04 veio com um monte de bugs. Fiquei impressionado com o tanto de bugs que estavam presentes no 16.04 e que, inclusive, me fizeram voltar ao 14.04. Apesar disso, o 14.04 está se aproximando do fim de vida dele e vários pacotes estão sendo atualizados apenas para o 16.04, daí esperei sair a versão 16.04.1 (que corrigiu vários bugs) e a instalei. Mesmo assim, logo após instalar o 16.04.1 (logo no primeiro boot!) eu já me deparei com o meu computador travando (kernel panic), devido a um bug no kernel que faz com que ele execute uma instrução no momento errado, e disso resulta o malfuncionamento do driver amdgpu (isso afeta apenas computadores com dispositivo gráfico AMD). Acabei descobrindo que o kernel 4.4, que vem no *Ubuntu 16.04.1, tem um bug. Se isso acontecer com você (kernel panic durante a execução do *Ubuntu 16.04.1), instale um kernel mais novo, conforme explico
neste outro tutorial.
Se você atualizar o kernel e corrigir esse bug do Thunar, o *Ubuntu 16.04.1 fica bem estável. Ainda há uns outros bugs (como p.ex. no Gmusicbrowser, que está com um bug que faz com que ele não feche quando a gente manda fechar a janela, e um outro bug, que faz com que alguns comandos do dpkg-dev, tais como
debsign e
debuild, tentem enviar parâmetros para o gpg, embora o destino correto seja o gpg2), mas são bugs menores e muito específicos, que afetam poucos usuários e que podem ser facilmente contornados (eu estou usando outros players, no lugar do Gmusicbrowser, e estou assinando códigos-fonte executando diretamente o binário do gpg2, ao invés de usar o gpg).
Enfim: com essas duas correções (instalação de um kernel mais novo e do patch para o Thunar 1.6.10) o sistema 16.04.1 torna-se estável.