Autor Tópico: Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender  (Lida 19598 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #15 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:04 »
Vc não entendeu... esse kernel pode até ser um kernel oficial, mas ele ainda não está no repositório. Ainda é preciso fazer uma instalação personalizada. Sim, eu sou capaz de fazê-la, faço coisas bem mais complicadas que isso... já ressuscitei servidor com glibc corrompida, eu em uma cidade e o servidor em outra. Mas na minha máquina quero tranquilidade, sabe? Por isso eu sou bastante conservador no meu sistema.

Eu entendi, só achei sua decisão muito conservadora.

De qualquer modo, cabe a cada um pesar os prós e contras que vê nessa decisão de instalar (ou de não instalar) um kernel RC. Afinal, o computador é seu.

De minha parte, decidi instalar o kernel RC da versão 4.6 porque tenho a impressão de que demorará até os kernels C receberem upstream patch (correção proveniente da versão 4.6). Já faz duas semanas que reportei qual foi o commit que causou a eliminação do bug, mas até agora nenhum kernel developer se manifestou a respeito do que será feito. A priori, os códigos dos kernels v4.6-rc1-wily e v4.5.7-yakkety precisarão ser confrontados, para se verificar quais as diferenças entre os dois códigos-fonte, e daí rastrear o que foi que eliminou o bug. Isso talvez demore meses. Já vi bug de kernel demorar mais de 2 anos para ser corrigido. Uma hora o patch há de ser construído e ser aplicado aos kernels anteriores ao 4.6-rc1 (e daí o próximo apt-get upgrade atualizará os kernels do repositório), mas até lá... Haja paciência. ::)

Eu custei a largar o XUbuntu 14.04: quando larguei, foi porque o Catalyst deu pane e eu estava sem paciência para reinstalar e configurar tudo de novo. Foi quando decidi fazer uma instalação "limpa" do XUbuntu 16.04.1 (eu não queria instalar a versão 16.04, mas a versão 16.04.1 atualmente disponibilizada já vem com alguns bugs corrigidos, está bem mais estável). Ainda assim, deparei-me com esse bug no kernel. Mas contornei com a instalação do kernel RC e agora está tudo muito bom. :)
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 16:38 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
*Ubuntu 14.04 + fglrx versus *Ubuntu 16.04 + amdgpu/radeon
« Resposta #16 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:26 »
Esqueci de comentar uma coisa interessante: realizaram diversos benchmarks (testes de desempenho) comparando o desempenho gráfico do Ubuntu 14.04 usando fglrx (driver gráfico proprietário da AMD) com o desempenho gráfico do Ubuntu 16.04 usando amdgpu/radeon (os drivers de código aberto para dispositivos gráficos da AMD). O resultado: com os drivers amdgpu/radeon o desempenho de 5 diferentes GPU (chips gráficos) da AMD foi superior ao desempenho obtido com o driver fglrx. :D

Fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu-1604-amd&num=2

Para quem acessar o link acima: as barras azuis representam o desempenho dos dispositivos gráficos AMD no Ubuntu 14.04 com driver fglrx. Já as barras vermelhas representam o desempenho dos mesmos dispositivos gráficos AMD no Ubuntu 16.04 usando driver amdgpu ou radeon (o Ubuntu seleciona ou o driver amdgpu ou o driver radeon, dependendo do dispositivo gráfico AMD que esteja em uso).
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #17 Online: 19 de Agosto de 2016, 08:45 »
Parabéns Sampayu, pela aula no post anterior de como resolver o pepino com as Radeons e o Ubuntu 16.04!

Não querendo abusar, mas já abusando...

Não rola um Tuto no Dicas e Truques?  ::)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #18 Online: 19 de Agosto de 2016, 13:30 »
(...)Por isso eu sou bastante conservador no meu sistema.

Eu entendi, só achei sua decisão muito conversadora.
Conversador???  :'(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #19 Online: 19 de Agosto de 2016, 16:39 »
(...)Por isso eu sou bastante conservador no meu sistema.

Eu entendi, só achei sua decisão muito conversadora.
Conversador???  :'(

Eita, erro de digitação. :-[ Kkkkkk, ouquêi, tá corrigido, obrigado. ;D
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #20 Online: 19 de Agosto de 2016, 18:44 »
Parabéns Sampayu, pela aula no post anterior de como resolver o pepino com as Radeons e o Ubuntu 16.04!

Não querendo abusar, mas já abusando...

Não rola um Tuto no Dicas e Truques?  ::)

Vou criar (na verdade já estou criando) um tutorial:)
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 21:18 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #21 Online: 19 de Agosto de 2016, 19:51 »
Parabéns Sampayu, pela aula no post anterior de como resolver o pepino com as Radeons e o Ubuntu 16.04!

Não querendo abusar, mas já abusando...

Não rola um Tuto no Dicas e Truques?  ::)

Vou criar (na verdade já estou criando) um tutorial.  :)

Valeu!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
O kernel Linux chegou a uma nova versão estável!
« Resposta #22 Online: 31 de Agosto de 2016, 15:45 »
Ao zekkerj e a quem mais possa interessar: como eu havia comentado antes, os *Ubuntu 16.04 estão vindo com kernel versão 4.4, que não funciona com o driver gráfico proprietário fglrx, da fabricante AMD. Além disso, o kernel 4.4 possui um bug que dificulta o funcionamento dele com os drivers de código aberto amdgpu e radeon, usados para o adequado funcionamento das GPU (unidades de processamento gráfico) da AMD no sistema GNU/Linux: o bug provoca um kernel panic do qual resulta o completo travamento/congelamento do computador.

Eu havia comentado também que esse bug está presente tanto nos kernels 4.4.X quanto nos 4.5.X, e que por isto a solução consistia em instalar o kernel 4.6-rc1 ou alguma versão posterior. Porém, na ocasião estavam disponíveis somente kernels versão 4.6, e todos do tipo RC, que não são considerados estáveis (embora kernels RC sejam "praticamente estáveis"). De modo geral, não há um risco significativo em se instalar e usar um kernel RC: eu mesmo usei o 4.6-rc1 durante quase 1 mês. Mas há quem sinta receio de usar kernel RC. Por isto, informo que o kernel Linux passou por atualizações e no momento a mais recente versão estável do kernel Linux passou a ser a 4.7.2. Eu migrei para esse kernel, realizei uma série de testes e nenhum problema ocorreu.

Por conta disso, hoje eu atualizei meu tutorial: agora ele ensina a instalar o kernel estável 4.7.2.

Minha sugestão é que quem estiver com algum problema relacionado ao chip gráfico AMD do computador instale o kernel 4.7.2. Se não souber como se instala um kernel mais novo, basta seguir as instruções do tutorial.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #23 Online: 31 de Agosto de 2016, 20:02 »
O que está me deixando mais bolado é esse bloco de bytes na saída do "lspci -x", para esse dispositivo. É como se o dispositivo não estivesse sendo lido direito...

Enfim; não faço questão do dispositivo ativo, só não quero que ele me atrapalhe. :-\
o inxi pode te dar informações mais precisas, apenas lembrando:
Código: [Selecionar]
inxi -FxZ

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #24 Online: 31 de Agosto de 2016, 20:20 »
Olá Creto,
Estou aguardando esses novos kernels serem disponibilizados nos repositórios pra intalá-los, não vou ficar dando murro em ponta de faca.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 16.04 + Radeon R7 M260/M265 = Kernel Panic e Travamento ao suspender
« Resposta #25 Online: 10 de Setembro de 2016, 20:11 »
Estou aguardando esses novos kernels serem disponibilizados nos repositórios pra intalá-los, não vou ficar dando murro em ponta de faca.

A previsão é que o Ubuntu 16.10 saia com o kernel 4.8, que também deve ser incorporado à LTS release 16.04.2, previsto para fevereiro/2017.

A versão 14.04 no release 5 fica mesmo no kernel 4.4.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.