1) Não entendi muito bem se afinal de contas o sistema consegue subir ou não através de um live-iso (pendrive ou cdrom), esclareça melhor esse ponto.
2) integridade da instalação
Como se sabe e parece que você fez, ao se baixar um iso é necessário conferir a integridade dele através do md5sum, entretanto, um passo além na observação da correção e quando se tem um outro Linux instalado disponível em alguma outra máquina, é verificar **também** a integridade da mídia gravada do live-iso, pendrive ou cdrom.
O iso baixado foi verificado e pode estar correto, porém a mídia do live-iso (pendrive ou cdrom) de destino pode estar em mau estado, gerando um resultado corrompido.
Verifique esse tópico, e nele especialmente o post #13, notadamente subitem 3, para live-pendrive ou o post #20 para o caso de live-cdrom, nos quais está descrito um método de verificação de mídia resultante de live-iso.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.0.html3) verificação de mensagens de erro
Isso posto, tendo verificado o live-iso resultante e confirmado que não há nele qualquer espécie de erro de gravação, portanto, afastada essa hipótese, ou seja, continua dando erro quando do boot, então é essencial que você
reproduza aqui o erro **
exatamente como ele aparece** na tela para que se possa ao menos procurar identificar de que espécie se trata.
Como essa mensagem de erro aparece, se bem entendi a sequência, ainda na fase inicial de boot através do live-iso, ou seja, o sistema ainda não está instalado, então talvez você tenha que obter uma foto legível da tela de erro, eventualmente através de um celular, e postar essa foto em algum servidor de imagens fazendo o link aqui no post para que o Fórum possa examinar e tentar melhor entender a questão.
Porém, se apesar do erro o sistema estiver carregando até o ambiente desktop ou qualquer prompt operacional, então será possível examinar diretamente o arquivo de log da carga do sistema, que é o dmesg, quanto ao erro mencionado.
Nesse caso basta fazer num prompt:
dmesg | less
ou ainda
cat /var/log/dmesg | less
Use a barra de espaço para que a saída vá avançando na tela e a tecla " q " para sair
Ou então se quiser direcionar para um arquivo texto comum onde se possa melhor examinar, é possível fazer:
dmesg > boot_messages
a saída com o nome boot_messages é só um exemplo com o intuito de ilustar, pode dar o nome que quiser à saída resultante
Como se trata de um arquivo longo, também por vezes pode ser útil filtrar por uma particular string:
dmesg | grep -i erro
dmesg | grep -i failed
dmesg | grep -i warning
Se quiser examinar o contexto, isto é, o entorno de eventual mensagem de erro pode acrescentar um C na opção de saída, seguido do número de linhas do entorno, algo como:
dmesg | grep -iC 3 failed
4) Informações sobre o computador
Alguma informação sobre as especificações da máquina pode eventualmente ajudar a encontrar o problema. Marca e modelo, quando disponíveis, podem ser de utilidade.
cpu, motherboard, ram, gpu
Se o sistema estiver carregando, instale o
inxisudo apt install inx
i
depois faça e traga o resultado para:
inxi -FxZ