Autor Tópico: ubuntu não reinicia!!  (Lida 7209 vezes)

Offline caio1007

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
ubuntu não reinicia!!
« Online: 23 de Julho de 2016, 09:03 »
bom dia,estou usando o ubuntu 16.04.1 no momento num dell xps 15 l502x  ele possui placa  de video hibrida nvidia  gt525 com intel  hd 3000 eu uso prime e deixo sempre selecionado a placa intel, pois bem tive esse problema do meu notebook congelar ao tentar reiniciar e ficar travado apos a tela escurecer  no linux mint 17.3 e outras versoes do mint mais eu resolvia entrando no  sudo gedit /etc/default/grub e editando a linha GRUB_CMDLINE_LINUX= ficando igual esta no codigo abaixo com reboot=pci , agora no ubuntu n funciona vi outros tutorias na net e testei varios outros codigos e nenhum funcionou como reboot=force,reboot=acpi e muitos outros gostaria de uma ajuda se alguem sabe como resolver esse problema..obrigado!


GRUB_DEFAULT="0"
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT="0"
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET="true"
GRUB_TIMEOUT="10"
GRUB_DISTRIBUTOR="`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`"
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX="reboot=pci"


Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2016, 15:27 »
Veja bem, pode ser Bios, driver de vídeo ou o kernel instável. Antigamente eu tinha muito problema com travamentos na inicialização, antes ou depois do grub. Depois descobri que minha Bios do Notebook Asus/ Intel N2930 tinha umas 3 correções. Atualizei a Bios para última versão e não tive mais esse problema de travamento.
O segundo problema pode ser o driver e o kernel, geralmente os dois estão integrados (driver Intel),  ou separados (driver nvidia), no meu caso, meu notebook congelava com kernels atuais, somente os kernels 3.16.1 e o  4.1.12 não congelam aqui, o restante sempre trava.

Primeiro, verifique seus drivers, o ubuntu possui um aplicativo que mostra os drivers mais atuais e os mais estáveis, na tela de grub aperte "e" e edit a linha que tem "quiet splash", digite nomodeset após essa linha, e inicie o sistema com "ctrl+x". Assim que logar verifique o driver mais estável.

Segundo, se não adiantar instale um kernel mais antigo, e mais estável, vá tentando inúmeros kernels.

Terceiro, se não resolver,faça o seguinte, veja qual o modelo da sua BIOS, pesquise no google se ela possui alguma correção, se possível instale a mais atual. Mas só faça isso se realmente estiver seguro, porque tem um risco enorme de você danificar seu pc para sempre.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2016, 15:37 »
Não entendi muito bem qual é mais exatamente o problema.

1) O sistema inicia e funciona normalmente, porém apenas não consegue fazer o reboot por software (=precisa usar o botão físico=dedão), é isso?

2) Se subir o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu 16.04.1 (novo release), qual é o comportamento, mesma coisa ou não?

3) Se usar um outro sabor que não o Ubuntu padrão (=Unity), portanto com um outro ambiente do desktop, por exemplo, com o Lubuntu ou Xubuntu, também no release 16.04.1, o problema permanece ou não?

4) Caso esteja conseguindo subir o sistema, instale o inxi e traga o resulta do comando abaixo.

Para instalar:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Depois execute e traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline caio1007

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2016, 15:48 »
boa tarde o problema é que ao clicar em reiniciar ,o ubuntu começa o processo de reinicialização   so que o notebook não reinicia fica congelado com a tela preta  tendo que apertar o botao power para desligar,

alguns links que exemplificam meu problema>>

http://michalorman.com/2013/10/fix-ubuntu-freeze-during-restart/

http://askubuntu.com/questions/523638/why-does-ubuntu-freeze-during-reboot-14-04-lts

ja testei a solução desses links nenhuma funcionou no ubuntu

System:    Host: caio1007-Dell-System-XPS-L502X Kernel: 4.4.0-31-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.3.1)
           Desktop: Unity 7.4.0 (Gtk 3.18.9-1ubuntu3.1)
           Distro: Ubuntu 16.04 xenial
Machine:   System: Dell (portable) product: Dell System XPS L502X
           Mobo: Dell model: 04X7VP Bios: Dell v: A12 date: 09/07/2012
CPU:       Dual core Intel Core i5-2430M (-HT-MCP-) cache: 3072 KB
           flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 9579
           clock speeds: max: 3000 MHz 1: 2276 MHz 2: 2337 MHz 3: 1961 MHz
           4: 2241 MHz
Graphics:  Card-1: Intel 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
           bus-ID: 00:02.0
           Card-2: NVIDIA GF108M [GeForce GT 525M] bus-ID: 01:00.0
           Display Server: X.Org 1.18.3 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa)
           Resolution: 1920x1080@60.01hz
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel Sandybridge Mobile
           GLX Version: 3.0 Mesa 11.2.0 Direct Rendering: Yes
Audio:     Card Intel 6 Series/C200 Series Family High Definition Audio Controller
           driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
           Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.4.0-31-generic
Network:   Card-1: Broadcom BCM4352 802.11ac Wireless Network Adapter
           driver: wl bus-ID: 03:00.0
           IF: wlp3s0 state: up mac: 28:c2:dd:e6:50:0f
           Card-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
           driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: 2000 bus-ID: 06:00.0
           IF: enp6s0 state: down mac: 84:8f:69:bc:fb:48
Drives:    HDD Total Size: 632.1GB (2.4% used)
           ID-1: /dev/sda model: Samsung_SSD_850 size: 512.1GB temp: 0C
           ID-2: /dev/sdb model: KINGSTON_SV300S3 size: 120.0GB temp: 26C
Partition: ID-1: / size: 30G used: 15G (52%) fs: ext4 dev: /dev/sda3
RAID:      No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors:   System Temperatures: cpu: 65.0C mobo: 65.0C
           Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
Info:      Processes: 260 Uptime: 7 min Memory: 1655.2/15941.1MB
           Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.4.0
           Client: Shell (bash 4.3.461) inxi: 2.2.35
« Última modificação: 23 de Julho de 2016, 15:50 por caio1007 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2016, 16:11 »
Ok, vou examinar os links postados, porém voltamos na questão (2) e (3) retro, para que se possa deduzir se é um problema relativo ao Unity propriamente dito ou se é algo mais amplo, dizendo respeito ao kernel propriamente dito.

As opções atuais na arquitetura 64-bit, que é o seu caso, para aquele anterior parâmetro (além de outras específicas de drivers) são atualmente:

Rebooting

   reboot=b[ios] | t[riple] | k[bd] | a[cpi] | e[fi] [, [w]arm | [c]old]
   bios     Use the CPU reboot vector for warm reset
   warm   Don't set the cold reboot flag
   cold   Set the cold reboot flag
   triple Force a triple fault (init)
   kbd    Use the keyboard controller. cold reset (default)
   acpi   Use the ACPI RESET_REG in the FADT. If ACPI is not configured or the
          ACPI reset does not work, the reboot path attempts the reset using
          the keyboard controller.
   efi    Use efi reset_system runtime service. If EFI is not configured or the
          EFI reset does not work, the reboot path attempts the reset using
          the keyboard controller.

   Using warm reset will be much faster especially on big memory
   systems because the BIOS will not go through the memory check.
   Disadvantage is that not all hardware will be completely reinitialized
   on reboot so there may be boot problems on some systems.

   reboot=force

   Don't stop other CPUs on reboot. This can make reboot more reliable
   in some cases.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2016, 16:28 »
Veja bem, pode ser Bios, [...]  Atualizei a Bios para última versão e não tive mais esse problema de travamento. [...]

Citar
Mobo: Dell model: 04X7VP Bios: Dell v: A12 date: 09/07/2012

Também a observação relativa à atualização do BIOS feita pelo colega /gutosoni/ é certamente importante e compensa verificar.

Tendo a "tag service" verifique no site da Dell se há atualização para o seu sistema.

Genericamente constato que no site consta existir uma atualização de 05 mar 2014, não sei se realmente aplicável ao seu sistema, questão de ver, mas o fato é que há lá esse registro.

http://www.dell.com/support/home/us/en/04/Drivers/DriversDetails?driverId=R309835

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2016, 16:34 »
E antes de experimentar quais parâmetros possam funcionar, sempre será uma boa opção experimentar outras versões para o kernel.

Estou usando aqui a 4.6.3 totalmente funcional com o Ubuntu 16.04.1 (também está disponível a 4.6.4, mas essa ainda não tive tempo de experimentar), então, como é algo fácil de ser feito, também instale e veja o resultado, eventualmente resolve de forma direta o problema.

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/?C=N;O=D

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline caio1007

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2016, 18:18 »
boa noite ,
1-bem a minha bios é a ultima versão ,alem disso uso uma custom bios com outras melhorias para esse note
2-em relação ao live cd n testei mais se eu bem me lembro funcionava sim em modo live
3-quando eu usava linux mint eu resolvia esse problema com reboot=pci, agora no ubuntu ja testei todos e as vezes o acpi e o efi e o warm funcionava e reinciava na 1 vez, depois voltava a travar
4-atualizei o kernel para o 4.6.3

acho q n tinha testado o reboot="cold" e parece esta funcionando esse codigo, preciso de mais testes pra ver se vai continuar funcionando.mais de todo modo obrigado pela ajuda!

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2016, 20:01 »
boa noite ,
1-bem a minha bios é a ultima versão ,alem disso uso uma custom bios com outras melhorias para esse note
2-em relação ao live cd n testei mais se eu bem me lembro funcionava sim em modo live
3-quando eu usava linux mint eu resolvia esse problema com reboot=pci, agora no ubuntu ja testei todos e as vezes o acpi e o efi e o warm funcionava e reinciava na 1 vez, depois voltava a travar
4-atualizei o kernel para o 4.6.3

acho q n tinha testado o reboot="cold" e parece esta funcionando esse codigo, preciso de mais testes pra ver se vai continuar funcionando.mais de todo modo obrigado pela ajuda!
Não deixa de ser uma solução (reboot=cold), mas aí você está tapando o sol com a peneira. Seria bom descobrir que bug é esse e comunicar aos desenvolvedores, porque sempre que lançar uma nova versão do Ubuntu você vai ter esse problema para resolver, e pode ser que essa mesma solução não funcione futuramente.

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2016, 10:12 »
Encontrei um bug que diz respeito ao seu modelo de Notebook:
https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=862067

Caso você venha a ter esse problema novamente, utilize a solução proposta desse link.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2016, 14:04 »
Boa, /gutosoni/, boa, bastante interessante o script apresentado pela solução e que envolve o módulo bbswitch.

Esse módulo serve para:

bbswitch-dkms - Interface for toggling the power on nVidia Optimus video cards

De uma forma mais extensa:

---------------------

Package: bbswitch-dkms (0.8-4)

Interface for toggling the power on NVIDIA Optimus video cards

bbswitch is a kernel module which automatically detects the required ACPI calls for two kinds of Optimus laptops. It has been verified to work with "real" Optimus and "legacy" Optimus laptops (at least, that is what the author Lekensteyn calls those).

This package uses DKMS to automatically build the bbswitch kernel module


---------------------

Diretamente o /Daniel/, autor daquele relato de bug, está dizendo:

"It is a problem with bbswitch. On my L502x notebook, to reboot properly, the discrete GPU needs to be turned ON, AND bbswitch module must be removed or else the computer will hang."

O que ele está propondo é a criação de um rotina de serviço (.service) colocada dentro do diretório  /etc/systemd/system/ e que será executada ao desligar.

Os modelos de notebooks de fato parecem ser os mesmos e a descrição no tópico inicial fala de gpu híbrida, de toda forma o primeiro passo é confirmar se esse módulo está realmente sendo usado no sistema do /calo1007/, isto é, se está sendo carregado pelo kernel:

Código: [Selecionar]
lsmod | grep -i bbswitch
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline caio1007

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2016, 20:06 »
 lsmod | grep -i bbswitch

não teve saida alguma esse comando no terminal,Deixa eu ver se entendi eu teria que pegar esse script do cara e colocar no diretorio informado para resolver essa questão?/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu não reinicia!!
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2016, 20:30 »
lsmod | grep -i bbswitch
não teve saida alguma esse comando no terminal,Deixa eu ver se entendi eu teria que pegar esse script do cara e colocar no diretorio informado para resolver essa questão?/

É isso aí, apenas que o script é baseado na premissa de que o driver bbswitch está sendo usado pelo sistema (no dele está) e que é esse driver que está impedindo o desligamento, entretanto, se o driver não está sendo usando no seu particular sistema, então o script passa a não fazer sentido **para o seu sistema**.

Veja que o script por ele proposto, no final, "derruba" o driver (modprobe -r bbswitch) e, com isso, supostamente viabiliza o reboot, mas se não há esse driver no seu sistema, então resta concluir que no seu caso não é isso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.