4) Sabe reinstalar o Windows e repor o sistema operacional?
Sei sim.
Então, /Smailx/,
A questão é essa, no caminho que é necessário ir não vai sobrar "pedra sobre pedra", é refazer o sistema por inteiro, então esse é o ponto, você saber deixar o sistema operacional tal qual está hoje no Windows.
Temos dois caminhos possíveis, o mais tradicional, que é manter esse estilo MBR, relativamente mais conhecido e, em tese, mais fácil de ser feito, ou partir para o estilo GPT.
É algo que precisa estudar um pouco melhor, mas nesse caso eu seria bem radical na reformulação do sistema.
Se o setup é UEFI, não há porque não usá-lo, então a partir disso é converter os discos para GPT, para sair das limitações de partições primárias, ou seja, passar para a modernidade, nada de Legacy, nada de antiguidade. Claro que isso significa "zerar" tudo realmente.
A consequência disso é, então, instalar RAID 0 num sistema de disco cujo particionamento é GPT, tanto no Windows como no Linux, esse é o desafio.
A questão é que fazer no Ubuntu aqui no Fórum podemos "dar uma mãozinha", tentar orientar, passar alguma informação, mas aqui não podemos desenvolver os aspectos do Windows, essa variável você vai ter que se virar sozinho (em termos, claro que pode recorrer ao incontáveis fóruns de Windows existentes por aí), daí minha preocupação se você sabe tocar isso adiante no Windows.
Depois de instalado o Windows, tudo como está hoje, apenas que usando apenas UEFI e particionado GPT, portanto, usando RAID 0, aí vamos partir para instalar o Ubuntu e para isso se vair usar o
Ubuntu Server.
Então é esse o ponto, não é pelo iso do Desktop e sim usando o iso do Ubuntu Server, para poder implementar também no Ubuntu o RAID 0, que é um outro tipo de instalação, em um modo diferente desse que se está acostumado. Difícil não é, apenas um pouco diferente.
Quando termina de instalar o Ubuntu Server o que você tem é apenas um ambiente de linha de comando, modo texto puro (não sei se você alguma vez já instalou um servidor), ou seja, não há ambiente gráfico, mas aí, depois de instalado o Ubuntu Server instala-se em cima dele um ambiente desktop, ou seja, "puxa" uma capa, o desktop do Ubuntu (ou qualquer outro que você queira).