Autor Tópico: Fórum Debian... (Debian?!)  (Lida 4979 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Fórum Debian... (Debian?!)
« Online: 28 de Junho de 2016, 12:51 »
Bem, não creio que seja aqui o mais indicado caminho para se questionar algo sobre o Debian. Porém, fui procurar comunidades/fóruns e mal os achei. Queria saber se alguém daqui sabe quais seriam os fórum nacionais de referência para que se possa questionar, buscar auxílio etc. sobre o Debian.

Explico:  Estou com duas máquinas ambas rodando somente o Ubuntu (já atualizado para o 16.04). Porém, como praticamente sempre utilizei o Ubuntu (por menos de 2 meses usei o MINT) então quero arriscar um pouco do "como é lidar diretamente com a distribuição pai de tantas outras" inclusive do próprio Ubuntu.

Já aqui no Ubuntu Fórum: O que eu ganho ao utilizar o Debian? O que eu perco? Para máquinas antigas ao invés de eu utilizar algo como o Lubuntu seria interessante eu utilizar o Debian MATE (isso levando em consideração que a intenção é que seja um sistema leve para uma máquina antiga)?

 

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Fórum Debian... (Debian?!)
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2016, 17:38 »
O fórum que eu conhecia era esse http://www.forumdebian.com.br/ mas tá fora do ar.

Bem, sobre sua indagação sobre usar Debian.

Ganha: sistema mais estável, aprendizado.
Perde: sistema com recursos mais recentes, maior suporte, nosso fórum.

Muitas instruções que servem no Ubuntu servem no Debian mas não é tudo igual.

Particularmente se for pra usar uma máquina antiga é mais negócio usar Lubuntu ou Xubuntu.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Fórum Debian... (Debian?!)
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2016, 17:46 »
Entendo, e são muitas as pessoas que me dizem "cara mas porque você não usa um Lubuntu ou Xubuntu e pronto?!". É que fico pensando "mas será que esse processo de aprendizado seria assim tão sofrido em termos de usar o Debian?" Só fico com receio porque é impressionante como esse fórum aqui é algo incrível. Acho que se não fossem tantos aqui, e com tanta velocidade em elucidar problemas diversos, eu há muito teria desistido... Já no Debian tenho receio que não contar com esse tipo de dinamismo, de prontidão que vejo aqui.

- Já sobre o fórum lá do Debian, não sei o que há, de fato está fora do ar.

P.S. No Ubuntu temos como referência o Unity. Sendo sistemas mais leves, e derivados do Ubuntu, o Lubuntu e o Xubuntu. Mas e o Ubuntu MATE? Como ele ficaria nessa relação tipo "do mais pesado ao mais leve"?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Fórum Debian... (Debian?!)
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2016, 17:53 »
Lubuntu é mais leve. Eu acho que o Xubuntu e Ubuntu Mate são equivalentes.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fórum Debian... (Debian?!)
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2016, 20:09 »
Se necessário, conveniente ou preferido em idioma pátrio, há um grupo Debian ativo lá no VOL:

https://www.vivaolinux.com.br/comunidade/Debian/forum

Mas então, prezado /JoaoDamasceno.ufc/, penso ser oportuno aprender Debian puro, o pai de todos (ou mãe? ), mesmo porque, penso, sempre há uma muito boa possibilidade que o Ubuntu acabe e, afinal, todos nós voltaremos ao bom, tradicional e sólido Debian.
Só não há essa atualização cômoda, automática e frenética que se vê no Ubuntu, no mais é tudo igual.

E por que o Ubuntu acabaria?

O Ubuntu, da Canonical, do Mark Shuttleworth, é uma company e as companies, como qualquer enterprise, visam lucro, o que parece não estar havendo por lá, além do que se por alguma razão passar a crescer algo substancial a Microsoft faz uma oferta milionária e irrecusável, compra e acaba com a brincadeira.

O Mark Shuttleworth é um cara de negócios, deu uma tacada milionária na vida quando desenvolveu uma empresa de certificação digital e isso passou a ser muito importante e então foi comprado pela VeriSign, embolsando algo em torno de US$ 600 milhões de dólares, talvez um pouco mais em valor atual.

Quem tem 600 milhas-dollar no bolso pode "brincar" (e sondar) mercados desembolsando módicos US$ 10 milhões de dolares, foi o que ele fez fundando a Canonical e o projeto Ubuntu.

Mas ninguém fica perdendo 10, 20 ou 30 milhões de dolares por ano continuadamente, pois até mesmo quem tem 600 milhas-dollar acaba sentido o baque (o que é bem diferente de ter 60 bilhões-dollar do Bill Gates, ou ainda os 10 bilhões que tinha o Steve Jobs ou os não sei quantos bilhões-dollar do Larry Ellison da Oracle, dentre outros no rol dos bilhardários do software. Milhardário não é Bilhardário. Milhardário em dollar é muito, mas ainda assim não é Bilhardário.

Aí surge uma curiosidade.
Por que é que o Mark Shuttleworth adotou essa história de nomear as versões do Ubuntu com nomes de animais, evoluindo em ordem alfabética?

As teorias são muitas, mas se é para achar alguma coisa, acho que na cabeça dele passou algo assim, fazer uma experiência de A à Z, tendo duas versões anuais, portanto, uma experiência próxima de 13 anos, considerando um alfabeto de 26 letras.

Bem, já estamos no X, de Xenial, só faltam o Y e o Z.
Se de A à Z não deu lucro, não aconteceu a sustentabilidade financeira, então é hora de pular fora e ir procurar um outro brinquedo.

Por essa razão acho que o Ubuntu pode acabar, então alguma familiaridade com o Debian será sempre útil e bem-vinda, pois essa minoria fora do mainstream e que usa Linux continuará usando Linux, independentemente do Ubuntu, dessa ou daquela distribuição.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Fórum Debian... (Debian?!)
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2016, 20:48 »
          Muito interessante druidaobelix só creio que a Canonical não esteja tão ruim (não sei...). Mas se não me engano o Ubuntu para Servidores é algo que até poderíamos chamar de sucesso total, não?! Lembro de ter lido algo sobre o Ubuntu Server estar muitíssimo bem. Tem um outro serviço da Canonical que não lembro o nome e que segundo me consta estaria vendendo feito água no deserto, mas enfim, creio que o pessoal aqui mesmo saberá expressar isso significativamente melhor que eu.

          Já sobre o Debian, na verdade não quero nada como abrir espaço para a clássica pergunta "Debian ou Ubuntu". Porém, quero não ficar tão preso a existência somente do Ubuntu, e mais que isso, quero um aprendizado um pouco mais elaborado, porém, não no nível de Gentoo, Slackware ou Arch... Quero um aprendizado que creio que seja menos traumatizante que algo além do sudo apt-get...

          Lembro que há tempos atrás me atrevi a usar algumas distros dessas bem "doideira" bem, "na unha"... e... pelo amor de Deus... foi algo terrível. Fui massacrado...!!! Não resisti uma semana - Voltei pro universo Ubuntu... Mint... rapidn... rsrsrsrsrs...