Autor Tópico: Desenvolvimento Linux...  (Lida 6181 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Desenvolvimento Linux...
« Online: 16 de Junho de 2016, 08:37 »
Bom dia.

Infelizmente não sei nada de programação, ainda que ache uma área fantástica. Pois bem, recentemente tomei conhecimento de informações como por exemplo, a existência de outro sistema operacional para plataformas móveis baseado em Linux, o TIZEN, temos o Android etc. O que fiquei pensando é...

"no que difere desenvolver programas/app's para Windows, iOS e sistemas baseados no kernel Linux"? é ruim desenvolver no Linux? se sim, é ruim em que sentido? por que?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2016, 23:12 »
É ruim porque não dá muito lucro, e a pequena userbase (maioria que só pensa no "di grátis" e free software) não ajuda muito nesse quesito. Por isso muitos devs preferem desenvolver apps pra Windows 10 e iOS (maior userbase e maior quantidade de usuários dispostos a pagar por aplicativos).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2016, 16:46 »
Excelente "Garfo", porém, e em termos de criação? digo, caso você saiba programar e queira programar seja para Windows, seja para iOS seja para Linux... há muita diferença? seria praticamente "a mesma coisa"?

Por exemplo: Há algum tempo atrás lembro de uma discussão com um cara que dizia ser "horrível programar em Linux em detrimento do Windows". Nunca entendi exatamente a que ele se referia, sei bem que não era sobre mercado consumidor, sobre base de usuários, maior possibilidade de tornar o programa vendável etc. não era em torno disso que discutíamos. E sim o simples ato de... programar.

Ou, em outras palavras: Qual a diferença de escrever um VLC... um Clementine... ou um navegador no Linux se comparado a fazer o mesmo para Windows ou iOS?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2016, 17:33 »
Eu nunca programei para desktop, somente pra web que no fundo não faz muita diferença. Mas pra desktop sei que existem melhores ferramentas para Windows. Lembro-me da época do Delphi e que se tentou fazer um clone pra Linux que não deu certo.

Ainda, relatado por um amigo, a experiência de programar pra iOS é bem melhor do que pra Android.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2016, 19:12 »
Fico pensando: "Quem são os programadores/desenvolvedores Linux"? Seriam os mesmos que trabalham para outras plataformas? Onde eles estão?

Quanto ao iOS eu também soube dizerem ser melhor para o programador que um Android (ainda que eu não saiba exatamente o que isso significa).

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2016, 20:26 »
Fico pensando: "Quem são os programadores/desenvolvedores Linux"? Seriam os mesmos que trabalham para outras plataformas? Onde eles estão?

Nas grandes corporações como At&T, Intel, Hp, Apple, Bell Labs, Cisco Systems, e várias Universidades. Além de programadores voluntários.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2016, 20:58 »
Só torço para que no meio disso tudo, em especial diante dessas grandes empresas que de fato são, pois que o Linux cresça em termos de bons softwares, o sistema em si é excelente, porém, ainda sinto falta de programas mais básicos, mais comuns, simples.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2016, 23:35 »
ainda sinto falta de programas mais básicos, mais comuns, simples.

como por exemplo...

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Desenvolvimento Linux...
« Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2016, 10:02 »
Eu nunca programei para desktop, somente pra web que no fundo não faz muita diferença. Mas pra desktop sei que existem melhores ferramentas para Windows. Lembro-me da época do Delphi e que se tentou fazer um clone pra Linux que não deu certo.

Ainda, relatado por um amigo, a experiência de programar pra iOS é bem melhor do que pra Android.
Creio que isso está relacionado a despreocupação com a variedade de hardwares e versões disponíveis. Diversos aplicativos para Android funcionam em um dispositivo, mas em outro não. A diferença entre os celulares é ridícula de tão grande. Um exemplo: o jogo Fallout Shelter. Creio que em qualquer iOS ele funcione, mas não funciona em diversas versões do android e em diversos aparelhos. Isso complica. Ou você faz um aplicativo simplório que rode em qualquer calculadora, ou faz algo baseado no desmpenho de em um Nexus, Zenfone, sei lá...
Ubuntu Studio 22.04 LTS