Autor Tópico: Duvida - PHP, Mysql e Apache  (Lida 3434 vezes)

Offline apolinario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Duvida - PHP, Mysql e Apache
« Online: 21 de Outubro de 2006, 10:49 »
Quando eu instalo o AMP, esses serviços são iniciados automaticamente qdo inicio o linux? Caso sim, como faço pra desabilitar qdo quiser que não iniciem?  :-\


Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Duvida - PHP, Mysql e Apache
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2006, 13:22 »
sim, eles são.

Para desabiltar eles, vá em Sistema, Administração e Serviços.
Desmarque o apache e o mysql

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Duvida - PHP, Mysql e Apache
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2006, 19:52 »
Sobre o apache, se você quiser pode usar estes comandos:

/etc/init.d/apache start -------> Inicia o Apache
/etc/init.d/apache restart -----> Reinicia o Apache
/etc/init.d/apache stop -------> Interrompe o Apache

Para o MySQL os comandos são os mesmos, só troque o arquivo apache por mysql. Ex:
/etc/init.d/mysql start ----> Inicia o MySQL

Valeu!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

arlei

  • Visitante
Re: Duvida - PHP, Mysql e Apache
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2006, 20:50 »
Dimas,

suas informações são procedentes, mais no caso como nosso colega apolinario quer desabilitar um processo de ser startado na incicialização do sistema a forma correta é conforme mencionado pelo _Luks.
Agora se deseja desabilitar esses serviços via linha de comando, vc deve editar o nome do arquivo de link que starta o mesmo no nivel de execução em que seu sistema inicializa.
No caso do Ubuntu, o runlevel default é o 2, então vc deve acessar o diretório /etc/rc2.d e renomear os arquivos desejados.

Ex.:
lrwxrwxrwx   1 root root   15 2006-10-21 20:19 S20mysql -> ../init.d/mysql
lrwxrwxrwx   1 root root   17 2006-10-21 20:19 S91apache2 -> ../init.d/apache2

Neste diretório, arquivos que começam com "S" são os que startam o serviço, e os que começam com "K" (Kill) são os que param os serviços. Portanto, no caso o mais pratico é vc renomear esses dois arquivos trocando o "S" por "K" no inicio do nome.
No Slack, vc edita as permissões do arquivo retirando a permissão de execução do mesmo, porém como nunca fiz dessa forma no Ubuntu não posso afirmar que seja correto.
Alguns recomendam remover o link simbólico que chama o serviço para ser startado ou parado, mais particularmente acho mais interessante renomea-lo para facilitar saber que esse processo estava neste runlevel configurado.

Nota: Para ver em que nivel de execução seu sistema inicializa, basta executar o comando runlevel. Se for um nivel diferente este procedimento devera ser executado no diretório /etc/rcX.d, onde X corresponde ao seu runlevel.

Para saber mais sobre o processo init (processos de inicialização) podem dar uma olhada no link abaixo.
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060127.php

T+
Arlei