Grub não inicia diretamente

Iniciado por giulianobsilva, 05 de Junho de 2016, 14:05

tópico anterior - próximo tópico

druidaobelix

Antes de irmos em frente, duas questões importantes:

1) backup

Os seus arquivos pessoais estão devidamente protegidos por um backup externo seguro e confiável?

Tenha sempre em mente que alterar particionamento ou reinstalar um sistema, seja um Windows ou o Linux, até pode dar algum trabalho, tomar alguns minutos ou até horinhas a mais, mas sempre será possível, é apenas uma questão de um pouco a mais ou um pouco a menos de trabaho, a mesma coisa em relação a reinstalar aplicativos, entretanto, perder arquivos pessoais únicos, aí não tem jeito, aquela foto com a mãe, com a namorada(o), com a esposa(o), com os filhos, com os amigos, que só tem lá no seu computador, se perdeu, nunca mais irá recuperar, assim, os vídeos, os documentos textos autorais e coisas semelhantes, coisas únicas, essas precisam ser protegidas em backup externo, até porque um dia seu computador, como qualquer aparelho elétrico e eletrônico, pode queimar.

Note que um backup precisa ser externo, ajuda mas não resolve um backup feito apenas numa outra partição do mesmo disco. Backups feitos em simples pendrives também não são aconselháveis em razão da fragilidade da midia, muito sujeita a defeitos, no caso extremo até melhor que nada, mas deve ser evitado.

Faça um backup para um outro computador em rede, quando por exemplo só tem dois, A e B, então A faz seu backup em B e vice-versa, B faz seu backup em A, monte um sistema de automação disso, no mínimo já dobrou suas chances de recuperação. Se possível tenha um disco externo exclusivamente para backup. Para arquivos pessoais importantes, se o caso, use os serviços gratuitos online (in cloud, nas nuves), tais como Drive do Google, OneDrive da Miscrosoft, Dropbox, ADrive e tantos outros que há por aí.

Bem, o que poderia ser dito à respeito de backup está dito, agora é com você.

2) Reinstalação do Windows

O Windows que tem aí instalado pode ser apagado e reinstalado em caso de necessidade?
Tem a mídia necessária para qualquer recuperação e/ou reinstalação?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

giulianobsilva

O meu windows 10 é  uma atualização online do windos 8. Então não tenho nenhuma mídia de instalação dele.
Mas posso tentar conseguir alguma online.
Vou fazer backup dos meus arquivos hoje.
No caso de recuperação, as opções de recovery do Windows estão em partições do hd.
Vou providenciar a mídia para instalação  e reparticionar o hd.
Qual o próximo passo?

druidaobelix

#17
Citação de: giulianobsilva online 07 de Junho de 2016, 16:11
O meu windows 10 é  uma atualização online do windos 8. Então não tenho nenhuma mídia de instalação dele.
Mas posso tentar conseguir alguma online.
Vou fazer backup dos meus arquivos hoje.
No caso de recuperação, as opções de recovery do Windows estão em partições do hd.
Vou providenciar a mídia para instalação  e reparticionar o hd.
Qual o próximo passo?

Antes de avançar alterando o boot, revise o post #9,  ainda são necessárias aquelas questões.

Especialmente gostaria de ver a tela da aba Security e o que ela contém.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#18
Faltou dizer: para não complicar as coisas, desabilite o Fast Startup do Windows.

Procure no Windows a opção "Fast Startup" e desabilite, que está relacionada com a questão da hibernação, precisa reiniciar o computador para ter efeito.

Aqui tem um roteiro fácil e ilustrado de como fazer para desabilitar:

http://www.cnet.com/how-to/what-is-windows-10s-fast-startup/

============
editando para adicionar um pouco mais de informação:

Desabilitar a Inicialização Rápida (Fast Startup ou Fast Boot) no Windows é uma função que existe dentro dele, foge um pouco do escopo deste Fórum instruções quanto ao Windows propriamente dito, mas em linhas gerais é isso.

Painel de Controle / Power Options.
Escolher o que o botão de força faz (power buttons do).
Opção Alterar Configurações Correntemente Indisponível (Change settings that are currently unavaiable)
Shutdown settings
Desmarcar "Turn on fast startup"

Tudo isso tem nomes específicos em português, mas não os tenho imediatamente disponíveis.

Esse é o modo fácil, pelas telas gráfica, talvez também funcione pelo método mais direto, que é por linha de comando no Windows, não sei dizer ao certo para o W10, mas também deve ser isso:

desativar inicialização rápida

REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Power" /V HiberbootEnabled /T REG_dWORD /D 0 /F

desligar a hibernação

powercfg.exe /hibernate off

Considere as informações acima como mera indicação genérica do que procurar e do que deve ser feito, já que não sou um usuário muito frequente do Windows.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Continuo não compreendendo as duas entradas do "Windows Boot Manager" em Boot Configuration / Bott Option Priorities / Oboot Option #1 e #2 (tela u5z8xIc.jpg)

Como você havia dito que fez uma tentativa por linha de comando do próprio Windows (também não entendi o propósito, já que quem não estava subindo o sistema era o Linux), esperava encontrar o registro duplicado na partição EFI, ou alguma coisa mais ou menos nessa direção, mas não está, não estou observando isso naqueles registros.

Assim sendo, de onde estaria vindo essa entrada duplicada do setup?
Afinal de contas ela tem que estar em algum lugar.
Essa é a questão que continuo não compreendendo.  :(
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#20
Pois bem, /giulianobsilva/,

Enquanto você providencia os backups, desliga fast startup, manda a tela da aba security do setup, etc e tal, vamos fazer um apanhado da situação.

Cenário Atual

1) Não temos  o manual do equipamento corresponde ao efetivo setup instalado na máquina. A versão do site do fabricante não corresponde ao que está realmente embarcado, assim, não temos informações corretas do funcionamento das várias opções;

2) Constatou-se que o firmware é do tipo UEFI;

3) A instalação do bootloader grub do Linux está incorreta;

4) Já ocorreram outras tentivas anteriores que desconfiguraram a situação inicial ideal, havendo registros de erros no setup, na criação de partições e gravação indevida na área de mbr do disco.

O que é possível fazer

1) A situação ideal é a reinstalação completa do sistema com um todo, partindo realmente do zero, não apenas formatando, mas também excluindo todas as partições existentes no disco, removendo inclusive as gravações anteriores na mbr,  e realmente recriando todo o sistema com novas instalações, incluindo o setup da máquina que deveria ser restabelecido aos padrões de fábrica, para o que se tem duas opções, que é resetar o setup para o default (tecla F9 ?) e se ainda isso não funcionar atuando diretamente no firmware (por exemplo, removendo e recolando a bateria CMOS ou dispositivo equivalente existente na placa, questão de ver). Isso daria a oportunidade de eliminar todos os erros acumulados.

A dificuldade é a existência ou não do disco de instalação do Windows e aqui faço um parênteses para elogiar a estratégia de dominação do mercado consumidor, em que agora o tal consumidor, em nome de suposta racionalidade econômica, nem mais disco de instalação tem, retirando-lhe ou dificultando-lhe qualquer expressão da sua liberdade de escolha. É a perfeição na arte de dominação, parabéns aos magos do sistema comercial, eles conseguiram.

Claramente a solução ideal é uma solução radical e deve ser deixada como última opção.

2) Resetar o setup pela opção default (F9 ?) ou ainda diretamente (bateria CMOS), deixar o Windows intacto e reinstalar o Linux. A dificuldade está associada ao manuseio direto de aspectos físicos da motherboard (fechamento de circuito ou retirada de bateria CMOS), nem sempre acessível a quem não domine minimamente a questão técnica. Dificuldade adicional é o eventual risco do Windows instalado passar a se desencontrar com as opções default do setup, o que remeteria para a solução radical da opção 1 retro. Outra dificuldade é que fica mantida a gravação incorreta já existente na MBR, o que talvez não traga consequências, mas não se sabe;

3) Resetar o setup para a opção default apenas por software (tecla F9 ?), o que se funcionar resolveria a questão nesse quesito. A dificuldade continua sendo aquela da opção 2 quanto ao Windows, isto é, o risco de desencontro da instalação dele já existente com os padrões default da motherboard, bem como a manutenção da gravação já existente na MBR;

4) Não resetar o setup da máquina, deixando como está, mesmo com a estranha e inexplicada entrada duplicada de boot do Windows, não alterar nada no Windows, deixar a gravação na MBR como está, eliminar as partições Linux ( sda 8, 9 e 10) e reinstalar o Linux redirecionando de forma correta o grub bootloader para a partição EFI já existente (sda1). Nenhuma dificuldade, apenas o trabalho de reinstalar o Linux, que sempre é muito fácil e na versão 16.04 também muito rápido.

5) Tudo o que foi dito na opção 4 retro, mantendo erros do setup, do Windows e da área de MBR do disco, porém também não reinstalando o Linux já existente e usando do Boot-Repair para tentar fazer a correção. A dificuldade é manter a instalação do Linux mais ou menos errada (aquela partição sda9 é desnecessária, mas pode depois ser eliminada manualmente).

Na verdade ainda é possível uma intervenção manual direta na partição de boot, sem usar o boot-repair, mas cada uma dessas opções, exceto a primeira que é partir do zero, pode não dar certo em razão do que já existe gravado no setup da máquina e ainda na própria MBR.

De toda forma, como popularmente se diz, como cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém, então acho que é começar pelo mais fácil e conforme os resultados, se necessário, ir progressivamente avançando.

O objetivo inicial é gravar o bootloader do Linux, o grub, na partição EFI já existente, que é a sda1. Se isso por si só será suficiente não sabemos, dado os erros que já existem no sistema e a dificuldade de informação sobre o setup da máquina, mas de toda forma gravar o grub na partição EFI é condição essencial numa instalação UEFI, sem isso não funciona mesmo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#21
Adiantando um pouco o andamento do processo, porque ocasionalmente posso não estar por aqui nos próximos dias (embora ainda fosse interessante ver aquela tela do Security), na suposição de que você fez os backups, desligou o fast startup, etc e tal, enfim, as providências necessárias foram tomadas, vamos um passo adiante.

Retorne ao Boot-Repair instalado.

No quadro inicial - Repara a inicialização do computador  use a opção "Reparação recomendada" (repara os problemas mais frequentes).

O Bootinfo obtido pelo boot-repair está dizendo:

=================== UEFI/Legacy mode:
BIOS is EFI-compatible, but it is not setup in EFI-mode for this installed-session.
SecureBoot disabled.

=================== Suggested repair
The default repair of the Boot-Repair utility would purge (in order to fix packages sign-grub) and reinstall the grub-efi-amd64-signed of sda10, using the following options:        sda1/boot/efi,
Additional repair would be performed: unhide-bootmenu-10s repair-filesystems   use-standard-efi-file

É exatamente o que necessitamos, colocar o bootloader grub na partição EFI em sda1

/dev/sda1        2048    206847    204800   100M EFI System

grub --->  sda1

Aplicar
Sair

Reinicie o sistema e entre no setup da máquina.

Veja se agora aparece a entrada do Ubuntu - grub, caso positivo altere a ordem de boot para passar a iniciar pelo GRUB.

(Talvez isso não seja tão fácil assim, aí entra aquela questão que pedi para você ver so Supervisor Set entrar com senha etc e tal, mas procure ver se uma linha referente ao Ubuntu/grub apareceu em algum lugar explorando as telas do setup)

Tendo dado certo ou não (agora você precisa nos informar disso e o que eventualmente possa ter alterado visualmente no setup), retorne ao Ubuntu e execute novamente o "Bootinfo", obtendo nova url e postando novamente no seu tópico.

Se não deu certo, vamos ver o Bootinfo e obter  que foi gravado e estudar outra opção; se deu certo vamos corrigir o que ficou ainda incorreto no Ubuntu instalado.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

giulianobsilva

estou providenciando a reinstalação.
Acabei comprando um ssd e rebaixei meu hd hibrido para um hd externo!
nenhum dos procedimentos resolveram.
Fiz esse upload no sistema e agora vou fazer dual boot por ele.
Sem palavras pela ajuda!
Muito obrigado druidaobelix!

druidaobelix

#23
Olá /giulianobsilva/,

Ainda tínhamos algumas opções para avançar, mas se já desmontou, então está desmontado, não tem mais jeito.

Observe que a questão não é o hd híbrido ou não e sim o setup dessa máquina.
Se retirou o disco anterior e vai reinstalar, então aproveita para resetar o setup, que acho seja a tecla F9 para levar aos padrões de fábrica.
Na nova instalação deve acontecer a mesma situação, então é importante observar que o grub tem que ser instalado na partição EFI.
Primeiro se instala o Windows e ele irá criar a partição EFI, depois instala o Ubuntu e aproveita a partição EFI já criada.
Se persistir o problema, como talvez aconteça, então outra vez retoma o Bootinfo até o ponto em que fomos antes.

Uma observação: em disco SSD não é adequado criar partição swap.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.