Autor Tópico: Não posso fazer dualboot por teclado usb  (Lida 10498 vezes)

Offline arcashaid

  • The immortal sloth
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Online: 01 de Junho de 2016, 18:32 »
Vamos contar a historia de como tudo começou

Era uma vez em um lugar muito distante chamado nordeste, onde vivia um usuário de windows que de tanto pegar vírus e perder tudo que tinha no computador decidiu mudar para o ubuntu, mas sem querer migrar por completo pois tambem precisava do windows para compilar alguns códigos optou por fazer um dual boot.  e tudo foi perfeito por um longo tempo ate que o mago do azar decidiu acabar com sua paz fazendo que ele precisasse formatar o computador, tudo aparentemente estava bem e tranquilo ate que em um dia quando ele foi entrar no seu linux pelo glub notou que o teclado não funcionava depois de esperar 22 segundos entrou na partição do windows, reiniciou o computador e o teclado voltou a funcionar, a partir desse dia o teclado apenas funcionava apos reiniciar o computador, ele percebeu que o teclado funcionava antes do boot e depois, mas nunca durante a escolha de sistemas, mas so na primeira vez que tentava entrar no sistema pois na segunda estava normal, então ele escolheu formatar seu computador novamente para se livrar do problema e a partir desse dia o teclado nunca mais voltou a pegar durante a escolha de sistemas e assim ele ficou apenas com o linux, mas sempre esperando o dia que um sábio poderia dar a resposta para o seu problema.

 
« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 21:58 por arcashaid »
Em uma eterna busca ao horizonte

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2016, 11:35 »
1) o que é o seu computador?
Desktop, Notebook? Especificação de hardware: cpu, ram, motherboard, gpu. Marca e modelo podem ajudar a resolver a questão.

2) se desktop com teclado externo, o teclado é de alguma marca específica?

3) ainda se externo, tipo de conexão do teclado, usb ou ps/2? cabo ou wireless?

4) já experimentou com um teclado diferente?

5) entrando no BIOS do sistema é possível navegar nas opções através do teclado?

6) já experimentou no setup (BIOS) acionar a opção Defaults?

7) O teclado funciona no menu inicial de um live-iso (pendrive ou cdrom)?
Ou seja, Iniciando o sistema por um live-iso a tela inicial dele é um menu onde se escolhe "Experimentar o Ubuntu", Instalar o Ubuntu, Mentest, etc. e tal. Nessa tela inicial é possível subir ou descer as opções pelas teclas direcionais do teclado (as setas) e ainda escolher a opção "Experimentar" dar um [enter] e iniciar o sistema?
« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 17:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline arcashaid

  • The immortal sloth
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado satanico
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2016, 12:20 »
1: E um Desktop 2.7  2 duo , 4gbs de ram e outras coisas que nem sei mas que provavelmente não devem ter quase nenhuma relação com esse problema

2: teclado qbex que veio com ele a muuuuito tempo atrás

3: conexão  usb

4: não, pois não quero trocar o teclado, muito tempo ao meu lado, e como ele funcionava normalmente antes e do nada parou de funcionar apenas na ora de escolher o sistema não vejo como possa ser problema de conexão. pois o mesmo funciona perfeitamente antes do boot quanto depois.

5: sim, não a nada de errado com o teclado na bios

6: da ultima vez que fui trocar as opções da bios pensando que fosse alguma acabei desativando o teclado, tendo que resetar a mesma, note que de inicio sempre funcionou por tanto com o rezete da bios para exatamente as mesma configurações de fabrica as quais funcionava perfeitamente não resolveu, assim não sei se ainda tem alguma chance de ser nela

Minha suspeita seja com o grub ja que e nele que o teclado para, tentei varias vezes reinstalar  , mas nenhuma melhora


Em uma eterna busca ao horizonte

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2016, 15:43 »
[...] e outras coisas que nem sei mas que provavelmente não devem ter quase nenhuma relação com esse problema

Tive conhecimento de um caso em que o usuário estava com exato e idêntico problema ao seu e resolveu simplesmente retirando a bateria CMOS da placa mãe e depois recolocando-a. A descrição é idêntica àquela que você faz e a solução foi essa, já os fundamentos são mais difíceis de se atinar.

Nada obstante e indo adiante, se me permite, vou discordar um pouco da sua afirmação que outras coisas possam não ter relação com o problema.

1) importância das informações sobre o equipamento

Quem está fisicamente diante do específico computador com problemas tem todas as informações possíveis; quem está distante, sabendo da questão apenas remotamente, sem **ver** e **acessar** realmente o equipamento, sem nem mesmo saber o que seja ele, só tem como avaliar a partir das informações disponíves, que por isso precisam ser claras e as mais completas possíveis. Aquilo que se chama de cognição plena deve ser sempre buscada.

Saber, por exemplo, qual é a motherboard de um equipamento pode dar pistas e ainda permitir encontrar online o manual do equipamento ou outros usuários com o mesmo problema, o que enriquece as possibilidades de se encontrar uma solução para a dificuldade.

Ainda apenas como exemplo: alguns setups, no BIOS do computador, possuem uma opção (um chaveamento) do tipo enable/disabled o controle do teclado pelo sistema operacional. Será que o seu tem isso ou não?  Como eu poderia pesquisar sobre isso se nem mesmo sei qual é a motherboard do seu sistema e o fabricante?

A versão do BIOS do computador está atualizada? O que o fabricante (aliás, quem é ele mesmo?) informa sobre isso? Será que não existe algum release do fabricante informando sobre alguma dificuldade ou particularidade em relação ao teclado?

E qual é mesmo a versão do Ubuntu instalada no seu sistema? Ubuntu padrão ou algum sabor?
Você sabia que dependendo da versão do Ubuntu (sabor ou baseado) a versão instalada do grub pode ser diferente?

Apenas estou dizendo que você já prejulgou que o restante das informações não seriam importantes e acho que talvez possa não ser bem assim.

Assim sendo, se ainda não encontrou uma solução e considerando que tem o Ubuntu instalado e funcionando, penso que pode ser útil uma visão panorâmico técnica do seu sistema.

Pode ser de utilidade instalar o pacote inxi e trazer o resultado dele:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install inxi
depois faça e traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
pelo menos assim saberemos alguma coisa melhor do seu equipamento, pelo menos motherboard, fabricante, BIOS  e versão, quiçá úteis para um melhor estudo e pesquisa do problema e quem sabe encontrar uma solução.

2) A reposta ao item 7 do post anterior é importante, ela permitirá formular um raciocínio segmentando onde possa estar ocorrendo o problema.
« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 17:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline arcashaid

  • The immortal sloth
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado satanico
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2016, 17:22 »
Não vi a 7  :-[

Nesse caso e confuso, pois se tentar colocar o ubuntu de novo sim funciona perfeitamente, mas caso tente o windows quando aparece aperte uma tecla para continuar o teclado não funciona, se eu reiniciar e tentar varias vezes (umas 15 ) ele aceita uma tecla e depois tudo esta funcionando perfeitamente.

a placa mãe e intel , ja a parte da bios atualizada acredito que não pois sempre foi a mesma e nem sabia que atualizava  :-[

o ubuntu e o 14.04 lts clássico

sobre retirar a pilha ja foi feito quando desconfigurei a bios tentando descobri o que era

sobre o uso do inxi em breve eu mando os dados

Edite: quando uso ele o computador apenas desliga
« Última modificação: 02 de Junho de 2016, 18:11 por arcashaid »
Em uma eterna busca ao horizonte

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2016, 00:14 »
Não entendi muito bem a resposta à questão 7 anterior, possivelmente não fui claro e não consegui explicar corretamente sobre o quê é necessário saber, então vamos de novo.

Vamos falar aqui de um live-iso (pendrive ou cdrom), portanto, não se trata do sistema instalado no disco, não se trata do menu do grub instalado no disco, e sim o que queremos observar e descrever aqui é exclusivamente o comportamento do teclado em relação a um live-iso, mais exatamente em relação à tela inicial do live-iso, antes de carregar o sistema por ele, portanto, antes de acionar o kernel.

Quando se coloca um live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu e inicia o sistema por ele, a primeira tela que aparece é um pequeno desenho com um teclado na parte inferior e a tela para (do verbo parar, já que agora não tem mais acento diferenciando do para preposição) durante algum tempo ali. (tela01)



Acionando-se, por exemplo, através do teclado a tecla [barra de espaços], abre-se um menu de título 'Language', inicialmente já posicionada sobre o idioma English, obviamente para que se escolha o idioma. (tela02)



Através das [teclas direcionais (setas)] do teclado, é possível ir para a direita e subir para a linha onde está, por exemplo, "Português do Brasil". (tela03)



Estando nessa posição e acionando-se a tecla [enter] abrir-se-á uma nova tela que é a tela inicial a partir da qual se faz o boot do live-iso (tela04).




Nessa tela constam as linhas:

Experimentar o Ubuntu sem Instalar
Instalar o Ubuntu
Verificar se á defeitos no disco
Testar memória
Inicializar pelo primeiro disco rígido

Nesse ponto deverá ser possível através das [teclas direcionais (setas)] do teclado subir e descer pelas opções acima, acionando-se qualquer uma delas com a tecla [enter].

E ainda na parte inferior daquela tela de menu inicial do live-iso (tela04) existem algumas opções associadas às teclas:

F1 Ajuda
F2 Idioma
F3 Mapa de Caracteres
F4 Modos
F5 Acessibilidade
F6 Outras Opções

Nesse mesmo ponto também deve ser possível acionar quaisquer um das teclas Fn acima.

Isso posto, a questão é:

Está sendo possível realmente fazer exatamente isso que está descrito acima?

É possível chegar nesse menu inicial do live-iso (tela04), navegar nele e usar a tecla [enter] ou Fn (efe alguma coisa) e as funções irão funcionar, ou seja, o teclado está funcionando plenamente nessa tela inicial do live-iso?

Essa é uma questão importante a ser verificada e respondida, porque ela posiciona o momento do problema.

« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 17:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado satanico
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2016, 08:58 »
Li o tópico inteiro e acho que faltou uma informação básica:

Ao ligar a máquina, antes de qualquer sistema operacional ser iniciado, é feito o P.O.S.T. pelo programa da bios.

Neste momento, as três luzes do teclado têm que piscar ao mesmo tempo (num lock, scrol lock, shift lock)

Se acendem, o teclado está ok para o início do sistema.  Caso não, o teclado tem problemas.

Outro teste a ser feito é:

Ao ligar a máquina, deixar uma ou mais teclas pressionadas. Com isto teremos um erro no P.O.S.T. e a bios retorna uma mensagem de erro. Isto indica que o teclado funciona, pois não deveria ter nenhuma tecla pressionada.

Apenas depois desta checagem é que podemos pesquisar sobre problemas no sistema.

E afinal, um teclado novo está na casa dos 15 reais, o que não seria nenhum problema comprar um novo.

Reporte ao fórum sobre isto, é só depois tente as dicas dos amigos daqui.

Boa sorte

Offline arcashaid

  • The immortal sloth
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado satanico
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2016, 09:30 »
Como falei gosto muito do meu teclado  ;D

Sobre a parte do live-cd

como tinha falado, ele funciona perfeitamente normal nasse parte, nada de errado
Em uma eterna busca ao horizonte

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2016, 15:56 »
Citar
Como falei gosto muito do meu teclado

Note que não se trata de gostar ou não do teclado e sim constatar objetivamente se ele, como hardware que é, como qualquer equipamento, não tem realmente defeito físico, pois não adianta estarmos procurando algo no software se o defeito é no hardware, não há correção de software no mundo que vá resolver um eventual defeito de hardware então antes de mais nada é óbvia a necessidade de logicamente afastar a hipótese, testando com um outro teclado. Se realmente afastada, então muito que bem, vamos adiante procurar no software, o que não se pode é se equivocar na lógica da análise, porque aí não vai mesmo para lugar nenhum.


Pois bem, /arcashaid/, isso posto:

Se bem entendi temos as cinco verificações básicas inteiramente efetuadas de forma satisfatória:

1) é possível navegar pelas telas do setup (BIOS) da máquina e nela o teclado funciona perfeitamente sem nenhuma dificuldade;

2) não há no BIOS nenhum chaveamento do tipo enbaled/disabled relativo ao teclado como "keyboard control OS" e semelhantes e restaurar o default do BIOS já foi executado, reconfigurando novamente o teclado;

3) o desligamento da bateria CMOS já foi feito e restaurado;

4) os testes e verificações do P.O.S.T. muito bem lembrados e propostos pelo professor /Tota/ foram efetuadas e resultaram satisfatórias, sem erro nenhum;

5) a verificação do funcionamento do live-iso (pendrive ou cdrom) foi exaustiva e satisfatório e naquela circunstância o teclado funciona de forma perfeita, permitindo plenamente navegar pelo menu inicial do live-iso e ainda facilmente, sem nenhuma dificuldade executa as funções lá existentes e ainda dar boot no sistema sem problemas.

Esse é o cenário comprovadamente existente, certo?
(lembre-se que não estamos vendo e diante do seu equipamento, você tem que ser os "olhos" do Fórum na pesquisa da questão)

Assim sendo (já que afastamos as hipóteses de procurar no lugar errado), resta concluir que possa existir de fato alguma questão relativa ao bootloader grub ou alguma particularidade relativa ao firmware.

Antes de prosseguirmos aguardo as informações do inxi, conforme conversamos antes.

« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 19:46 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2016, 16:56 »
1) Aproveite e veja também a versão instalada do grub:

Código: [Selecionar]
grub-install -V
(o vê acima em letra maiúscula ou então use --version com dois hífens antes)

2) e ainda:

Código: [Selecionar]
cat /proc/cmdline
3) não lembro de ter perguntado ou de você ter dito:

o setup de sua máquina ainda é o BIOS convencional ou já é UEFI ?

« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 18:09 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2016, 18:16 »
Edite: quando uso ele o computador apenas desliga

Também não entendi essa sua afirmaçãolá no post #4:

"Edite: quando uso ele o computador apenas desliga"

Pode, por favor, esclarecer melhor ao que se refere essa afirmação, a qual parece importante?

« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 18:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline arcashaid

  • The immortal sloth
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado satanico
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2016, 19:57 »
Obrigado pela ajuda ate aqui, Eu confirmo que tudo foi feito, excerto o uso de um novo teclado, por isso vou colocar um novo para testar, caso o problema continue (ou não ) eu aviso, só a uma coisa de todos os testes que me deixa confuso  e que quando vou formatar com o ubuntu tudo funciona normalmente, mas o teclado não funciona quando coloco o cd do windows e pede para apertar apenas uma tecla !

O que me referia ao que estava desligando o computador foi o comando que tinha colocado o inxi, aparecia umas coisas no teclado e depois o computador se desligou

sobre a bios não sei dizer, nunca prestei atenção nela e ate hoje esta do mesmo modo que sempre foi

Em fim, quando testar um novo teclado entro em contato
Em uma eterna busca ao horizonte

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2016, 20:49 »
Obrigado pela ajuda ate aqui, Eu confirmo que tudo foi feito, excerto o uso de um novo teclado, por isso vou colocar um novo para testar, caso o problema continue (ou não )

No teste com outro teclado claro que se tiver um outro igualmente conector usb melhor, porque aí estaremos comparando coisa com coisa, porém se só tiver um ps2, teste assim mesmo, é interessante saber, apenas informe qual testou e o resultado.

Citar
eu aviso, só a uma coisa de todos os testes que me deixa confuso  e que quando vou formatar com o ubuntu tudo funciona normalmente, mas o teclado não funciona quando coloco o cd do windows e pede para apertar apenas uma tecla !

Vamos de novo nesse ponto, não ficou claro pra mim o que acontece.

Como assim, coloca o cd do Windows para quê, com qual finalidade?

Dê uma sequência lógica à descrição para que se possa entender o cenário aí existente.


Citar
O que me referia ao que estava desligando o computador foi o comando que tinha colocado o inxi, aparecia umas coisas no teclado e depois o computador se desligou

Não entendi de novo, sorry.   :(

Você não conseguiu instalar o inxi e executar o comando pedido?

Deu alguma mensagem de erro? Qual exatamente?

O computador se desligou ao colocar o comando do inxi?

Citar
sobre a bios não sei dizer, nunca prestei atenção nela e ate hoje esta do mesmo modo que sempre foi

O inxi nos daria essa informação e permitiria pesquisar algo à respeito, daí porque a importância daquelas informações.

Citar
Em fim, quando testar um novo teclado entro em contato

ok, aguardando.

« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 21:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2016, 21:05 »
É essencial que se saiba qual é a exata motherboard do seu sistema e ainda a versão do firmware instalado. Alguns apontamentos que se vê por aí de quem teve idêntico problema são específicos para determinados modelos.

Como disse no post anterior, não compreendi muito bem a questão do inxi, entretanto, se não está conseguindo instalar e executar aquele comando precisamos também descobrir porquê isso está ocorrendo, esclareça essa questão.

De toda forma e complementarmente, como disse acima, é essencial saber a motherboard e a versão do bios, então também faça os seguintes comandos, que são uma alternativa e irão nos também aquelas informações:

Código: [Selecionar]
sudo dmidecode -t0
Código: [Selecionar]
sudo dmidecode -t1,2,3
Código: [Selecionar]
cat /proc/cpuinfo | grep -i name
E ainda não esqueça das informações do post #9


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não posso fazer dualboot por teclado usb
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2016, 21:14 »
Mais um detalhe, digamos assim, de ordem administrativa, /arcashaid/

Tire, por favor, essa expressâo "satânico" do título do tópico, substituindo, por exemplo, por usb, pois aquela expressão é inadequada a um Fórum técnico e possivelmente contrário às regras deste Fórum, o que pode fazer o tópico ser levado à Quarentena e perdermos todo o esforço despendido até agora.

Como pode observar, eu já vinha substituindo em cada uma das respostas dadas, porém por falha minha esqueci de antes te alertar.

Consta das regras do Fórum:

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.

Embora o escopo não seja religioso, a expressão usada evidentemente possui essa conotação.

III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.

O etc. possivelmente engloba aquela expressão, já que a finalidade pode ser tida por dar visibilidade diferenciada ao tópico, o que não é permitido.

IX - Que não estejam de acordo com a descrição dos assuntos da seção.

Obviamente a expressão usada não descreve o problema tecnicamente

XIII - Pornografia, nudez explícita ou qualquer outro material passível de ferir susceptibilidades pelo seu conteúdo.

Podem existir e certamente existem pessoas aqui no Fórum de nenhuma ou de outras denominações religiosas que podem se sentir ofendidas pela uso da expressão.

Confira aqui as regras do Fórum:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Se existir dúvidas, converse com um Moderador à respeito da questão.


« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 22:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.