Autor Tópico: Black Screen Ubuntu 16  (Lida 4501 vezes)

Offline HuberEmanuel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Black Screen Ubuntu 16
« Online: 26 de Maio de 2016, 17:23 »
Olá pessoas, utilizo o Ubuntu desde a versão 14 LTS, e nunca tive problemas com ela. Quando saiu a versão 15 BETA eu instalei em meu notebook e toda vez que eu fechava a tampa do note, o sistema não voltava mais, os leds das teclas acendiam porém nada de dar vídeo.
Quando saiu a versão 16.04 LTS eu instalei e usei por alguns dias normalmente, o bug da versão 15 desapareceu, porém eis que surge um outro nessa versão  :( quando inicio o note, depois da tela de login aparece uma tela preta, as leds do teclado continuam acesas porém nada mais acontece.

Meu notebook: Dell Inspiron 14 5547 17"
Utilizo o sistema em Dual Boot, junto com o Windows 10.

Agradeço a ajuda pessoas, gostava muito do Ubuntu 14, não gostei tanto assim do novo visual do 16, mas se funcionasse já ajudaria kkkk

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Black Screen Ubuntu 16
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2016, 02:05 »
Não tenho placa gráfica da AMD Radeon e, por consequência, acabo por não acompanhar muito bem isso (até porque não dá para testar nada), então posso estar desatualizado com informação muito recente (a que tenho é de 3 ou 4 semanas atrás), talvez outros colegas aqui do Fórum que concretamente possuam AMD Radeon possivelmente acompanhem melhor essa questão e, assim, possam melhor ajudar, então, veja essa minha simples contribuição apenas com um pequeno auxílio ao seu tópico, vez que parece que você está completamente sem acesso ao Ubuntu.
Assim sendo, posta essa minha limitação e aguardando auxílio de outros colegas daqui do Fórum, vamos lá.

---------------------------------

1) É igual esse aqui?

Dell Inspiron 15 Série 5000 [5547 Brasil]

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1084923-t%C3%B3pico-oficial-review-dell-inspiron-15-s%C3%A9rie-5000-5547-brasil/

2) Qual a gpu (placa gráfica, placa de vídeo)? Seria essa mesma do site acima?
Se for parece se tratar de uma híbrida Intel/AMD, sabe dizer?

Placa de vídeo: AMD Readeon HD R7 265 2Gb DDR3 64bits


3) Está dando para subir o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom)?

Para este efeito, que é ver o hardware exato da gpu, até pode ser um live-iso da versão anterior que conseguia subir, enfim, conseguindo, faça esses comandos e cole aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
lspci
Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display
================



Se for isso mesmo, se for realmente essa placa de vídeo, a situação ficou difícil, não há suporte de driver para essa placa no Ubuntu versão 16.04, há toda uma confusão nessa questão.

Basicamente a versão 16.04 do Ubuntu foi estruturada usando o Xorg versão 1.18 e pelo que entendi a AMD não forneceu o driver a tempo, embora esteja prevista uma solução de driver até o final do ano.

Há uma nota no ReleaseNotes do lançamento do Ubuntu 16.04 dizendo:

fglrx

The fglrx driver is now deprecated in 16.04, and we recommend its open source alternatives (radeon and amdgpu). AMD put a lot of work into the drivers, and we backported kernel code from Linux 4.5 to provide a better experience.
When upgrading to Ubuntu 16.04 from a previous release, both the fglrx driver and the xorg.conf will be removed, so that the system is set to use either the amdgpu driver or the radeon driver (depending on the available hardware).

Parece que especificamente esse modelo R7 (se o seu for esse de fato) acabou ficando no "limbo", nem uma coisa nem outra, isto é, não tem o driver proprietário porque a AMD não forneceu e não tem o novo opensource atual (AMDGPU), que para esse modelo é ainda experimental.

Lá pelas tantas há alguém dizendo que o driver proprietário AMD Catalyst (fglrx) estaria retornando junto com o próximo release Ubuntu 16.04.1, que deve sair em julho. A afirmação é essa:

"We've been informed by Oliver Grawert from Canonical that the proprietary AMD Catalyst (fglrx) driver has been temporarily removed the Ubuntu 16.04 LTS repositories, as it is not yet ported to X.Org Server 1.8. It will be added again as part of the first point release, Ubuntu 16.04.1 LTS. "

Se bem entendi a solução proposta, para o momento, é usar a versão 14.04 - LTS que continua utilizando o driver fglrx

Essas informações ora aqui trazidas são de 3 ou 4 semanas atrás, vamos ver se há alguém melhor informado nessa questão e que possa contribuir aqui no seu tópico para fazer o seu Ubuntu voltar a funcionar.

« Última modificação: 27 de Maio de 2016, 02:09 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline HuberEmanuel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Black Screen Ubuntu 16
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2016, 16:13 »
Muito obrigado pela resposta amigo,

Possuo este notebook do link que você postou com a mesma placa de vídeo.
Triste essa história dos drivers da AMD :/

Bom, irei utilizar o Ubuntu 14 enquanto não consigo atualizar para a nova versão mesmo...
Thanks Bro!

Offline Gabriel_FerO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Black Screen Ubuntu 16
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2016, 14:04 »
Olá Huber !

Possuo o mesmo notebook, você ainda utiliza o Ubuntu na versão 14 ou já conseguiu atualizar?

Grande abraço,

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Black Screen Ubuntu 16
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2016, 21:13 »
Então, /Gabriel_FerO/

Para entender melhor o contexto da questão:

Why Radeon Users May Want to Avoid Ubuntu 16.04 LTS

http://www.omgubuntu.co.uk/2016/03/ubuntu-drops-amd-catalyst-fglrx-driver-16-04

Para quem possui AMD Radeon das séries RX 480 e R9 e gosta de emoções fortes:

AMDGPU-PRO Driver for Linux

http://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMD-Radeon-GPU-PRO-Linux-Beta-Driver%e2%80%93Release-Notes.aspx

Note que se trata de um *** Beta release ***

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.