Autor Tópico: Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM  (Lida 5445 vezes)

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM
« Online: 16 de Maio de 2016, 00:54 »
Olá gente boa!

Tenho três dúvidas relacionadas a esse assunto:

1) Estava usando o Ubuntu 15.10 32 bit em um notebook com 2GB de RAM. Agora acrescentei mais um pente de 2GB e o sistema reconheceu os 4GB (3,9GB pra ser mais preciso).
Minha pergunta é: Como um sistema de 32 bit pode reconhecer 4GB de memória, sendo que eu não instalei nenhum programa que faça tal reconhecimento? Li em alguns fóruns que isso só é possível instalando o kernel linux-generic-pae, porém não o instalei.

2) Qual é mais viável, levando em conta o consumo de memória: usar o Ubuntu 32 bit com 2 GB de RAM ou o 64 bit com 4 Gb de RAM? Minha dúvida nesse caso é se o consumo de memória do sistema 64 bit seria tão superior que gastaria tanta memória a ponto de não sobrar proporcionalmente a quantidade de memória que sobraria no de 32 bit.

3) Qual é mais viável, levando em conta o meu processador: usar o Ubuntu 32 bit com 2 GB de RAM ou o 64 bit com 4 Gb de RAM? Imagino que o 64 bit seja mais pesado que o 32 bit. Meu processador é um Intel® Celeron(R) CPU B800 @ 1.50GHz × 2 (salvo engano, esse processador suporta a arquitetura 64 bit).

Desde já agradeço os esclarecimentos!
« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 01:15 por zero00 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2016, 03:32 »
Já que agora sua máquina tem 4GB RAM, então melhor usar a arquitetura 64-bit

Quanto a questão da arquitetura:

1) Comandos (dentre outros) para ver a arquitetura do sistema operacional:

Código: [Selecionar]
uname -m
Código: [Selecionar]
arch
Código: [Selecionar]
file /bin/bash | cut -d' ' -f3
Resultados:

i686 - para sistemas 32-bit

amd64 ou x86_64 - para sistemas 64-bit

2) Processador (cpu)

Não confundir arquitetura do sistema operacional com arquitetura do processador.
O conjunto de instruções dos processadores atuais são certamente 64-bit, apenas sistemas muito antigos ainda tem cpu 32-bit (tipo Pentium 3).

Essa questão da arquitetura de processamento não tem nenhuma relação com o fato do hardware possuir ou não uma gpu (placa de video) Radeon Amd ou NVídia, são coisas totalmente distintas.

3) Escolha da arquitetura do sistema operacional

Então o que define escolher entre uma coisa e outra, entre 32-bit ou 64-bit?

A quantidade de memória ram disponível.

Memória Ram

2 GB ou menor - arquitetura 32-bit

4 GB ou maior - arquitetura 64-bit

E se ficar no meio, algo como 3 GB?

É um campo cinzento de escolha, mas regra geral melhor optar por 32-bit também.

Numa analogia simplificada, grosso modo, arquitetura de processamento é como se fosse uma pá com a qual se carrega um caminhão.
A pá de 32 centímetros é menor que a pá de 64 centímetros, esta última consegue levantar mais areia para por dentro do caminhão.
Mas por permitir colocar mais areia ela também é mais pesada para levantar, então tem que haver um equilíbrio entre uma coisa e outra.
Trazendo essa analogia simples para a questão do processamento, o indicador será a memória ram que irá determinar o equilíbrio entre o tamanho e a quantidade de dados a serem carregados a cada vez.

4) Tipos especiais de kernel

O kernel normal do sistema é o kernel do tipo genérico (32-bit ou 64-bit) e que irá ser adequado para a imensa maioria dos equipamentos e usuários, sem nenhuma necessidade adicional de qualquer ajuste ou compilação.

Kernel, quando usar PAE ou Low Latency?

PAE (Physical Address Extension; extensão de endereço físico)

O uso típico é para quando apesar de se ter uma boa quantidade de RAM, isto é, 4GB ou mais (8GB, 16GB etc) se é obrigado a usar um kernel 32-bit porque existem aplicações cujo uso seja obrigatório para o usuário (principalmente comerciais, profissionais e científicas) ou ainda a existência de periféricos cujos drivers não foram portados para 64-bit. Nesse caso, como não se pode sair do sistema 32-bit e para não desperdiçar a preciosa RAM existente, então se usa o kernel PAE. No Ubuntu não precisa fazer nada, o suporte já vem instalado por padrão, logo, irá reconhecer o adicional de memória que existir.

Low Latency (Baixa latência):

Latência significa tempo de resposta, então quanto menor a latência mais rápida a resposta, que é de 3.3. milisegundos no kernel genérico  versus 1 milisegundo no Low latency, usando técnicas de preemptividade ou preempção, ou seja, determinando a preferência de alguma coisa em relação a outra . O uso é recomendado quando for necessário rodar aplicações que precisam de resposta em tempo verdadeiramente real, um bom exemplo é ilha de edição de áudio e vídeo, servidores de renderização de vídeo, processos com uso de robótica e ainda aplicações espaciais e militares. A característica central que recomenda o uso do Low Latency é que haja predominantemente uma única tarefa para ser realizada, isto é, uma máquina que se dedique a uma única tarefa. Usuários domésticos e comuns, cuja característica é o uso multitarefa, muito raramente será uma boa ideia usar um kernel low latency.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2016, 15:06 »
Valeu amigo, obrigado pelas informações bastante elucidativas. Irei instalar o 15.10 64 bit e farei alguns testes.
Abraço!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2016, 15:34 »
Citar
Irei instalar o 15.10 64 bit e farei alguns testes.

Pois então, /zero00;/,

Faltou dizer: dependendo do que você esteja pretendendo, talvez seja melhor pensar numa outra versão, pois a 15.10 vai sair fora de linha já agora em julho/2016, pois é uma versão transitória.

Talvez seja melhor ir para uma versão atual, seja uma LTS, como a 12.04, com suporte até 2017, ou a 14.04, com suporte até 2019 (bastante estável, já com 2 anos, possivelmente a melhor opção), ou ainda a novíssima 16.04 recém saída do forno (lançamento dia 21 de abril próximo passado) e como suporte até 2021, embora lançamentos evidentemente sempre demorem um pouco para estabilizar e, por consequência, apresentem um maior grau de problemas (começa a ficar bom lá pra julho em diante, com o lançamento do release 16.04.1).

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

A potência dessa máquina com  1,5 GHz é pequena para o Ubuntu padrão (Unity), o que está fora da especificação recomendada, que pede 2 GHz dual core processor ou melhor. Observe que o benchmark está indicando um modesto índice de 1.320.
Seu sistema ficará melhor atendido e com melhor desempenho se usar um "sabor" mais leve do Ubuntu, tal como o Lubuntu ou Xubuntu.

Confira aqui comparativos de benchmark para esse específico processador:

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Celeron+B800+%40+1.50GHz




« Última modificação: 17 de Maio de 2016, 11:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2016, 22:48 »
Caro druidaobelix,

Realmente já tenho recebido avisos para atualizar para a versão 16.04 LTS, porém como já faz algum tempo que uso a 15.10 e com alguns programas específicos, às vezes fico com receio de mudar para uma versão nova; levando em conta também que as versões novas às vezes trazem alguns problemas, então prefiro deixar pra atualizar quando já estiverem bem testadas e com possíveis bugs corrigidos.

Além disso, como vc citou, tem esse problema também da limitação do meu processador, inclusive já usei o Lubuntu (hoje tenho ele instalado num pendrive), mas fico me perguntando se vale à pena instalar o Lubuntu uma vez que terei que usar os mesmos programas que já uso no Ubuntu. Talvez ganhe em desempenho devido ao ambiente gráfico ser mais leve, mas por outro lado sei que o "estragarei" com os diversos programas mais pesados que utilizarei e que não vem como padrão nele, como por exemplo o Chrome, que é um navegador que gosto muito (além de me permitir acessar o Netflix) ou um processador de texto mais robusto como o LibreOffice.
Há também o fato de eu gostar muito do ambiente Unity.

Já instalei o Ubuntu 15.10 64-bit e até agora tudo está bem, mas de fato já sinto que terei que trocar de notebook pois já havia percebido sua limitação ao rodar o Ubuntu mesmo na versão 32-bit.

Aproveitando, gostaria de lhe perguntar qual seria melhor opção caso eu queira atualizar para a versão 16.04: instalar pelo atualizador do Ubuntu ou baixá-la no site e fazer uma nova instalação?

Mais uma vez obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2016, 11:26 »
Citar
eu queira atualizar para a versão 16.04: instalar pelo atualizador do Ubuntu ou baixá-la no site e fazer uma nova instalação?

Uma instalação "limpa", ou como é usual denominar "clean" sempre é muito melhor, pode ser um pouco mais trabalhoso porque terá que reinstalar os aplicativos que usa além daqueles que vêm por padrão, mas em compensação não leva os problemas das anteriores, assim, sempre que possível prefira uma nova instalação.
« Última modificação: 17 de Maio de 2016, 11:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 15.10 32bit com 4GB RAM
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2016, 13:18 »
Valeu amigo, entendi. Obrigado pela ajuda!
Abraço!