Autor Tópico: Problema com dual channel na memória ddr3 [resolvido]  (Lida 5721 vezes)

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Problema com dual channel na memória ddr3 [resolvido]
« Online: 01 de Maio de 2016, 11:43 »
Olá, pessoal.
Estou com um problema instigante aqui. Quero fazer um upgrade na minha memória. Seguindo a orientação do fabricante da placa, comprei outro pente de memória idêntico ao que possuía aqui (kingstone KVR13N9S8/4) de 4 gigas. Contudo, quando coloco as duas juntas, a máquina não bipa e nem dá tela. Já fiz todos os testes possíveis: as duas separadas funcionam perfeitamente, os dois soquetes também, e rodei o memtest nas duas e tudo parece normal. Para completar, fui ao dram setup da MB, que estava no auto, e selecionei 1333 hz. Quando fiz essa operação, o computador bipou e deu tela, funcionando perfeitamente, porém, no dia seguinte, quando fui ligá-lo novamente, o problema retornou. Não sei mais o que fazer, caso alguém tiver uma dica do que pode estar ocorrendo eu ficaria muito grato. Abraços para todos. A configuração da minha máquina se encontra abaixo, na minha assinatura.
« Última modificação: 01 de Maio de 2016, 19:18 por rockarlos64 »
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problema com dual channel na memória ddr3
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2016, 16:55 »
Olá rockarlos64, movi o tópico pois o seu problema não é com o Ubuntu. Mas uma incompatibilidade das memórias com essa placa mãe.

Você leu a lista de memórias compatíveis com essa placa?

Está aqui: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1150/H81-A/H81_2DIMM_total_report1008.pdf

Aí não está listado esse modelo de memória da Kingston - KVR13N9S8/4. 

Note também que todas as memórias compatíveis de 4GB 1333MHz têm banco de memórias dos dois lados do pcb, essa memória só usa um lado do pcb.

Encontrei mais usuários com problemas de compatibilidade com essa memória e essa placa mãe no tio Google!

Então você vai ter que usar outra memória aí.  Volte para o single channel até comprar outro par de memórias compatíveis!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com dual channel na memória ddr3
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2016, 19:16 »
Grande Galactus,

Obrigado pela resposta e compreensão pelo tópico postado na sessão errada, mas, na minha ignorância, achei que pudesse ser com o Ubuntu, tendo em vista que comprei um kit na internet com a MB, processador e memória, não supondo que me venderiam uma memória incompatível com a placa. Como vi no manual dela que bastava comprar uma idêntica que funfaria, me ferrei. O negócio agora é arcar com o prejuízo.  :-[

Um abraço.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com dual channel na memória ddr3 [resolvido]
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2016, 23:38 »
Citar
O negócio agora é arcar com o prejuízo

Talvez o prejuízo não seja realmente tão grande assim, depende muito do que você usa de fato no dia a dia de uso do equipamento.

A duplicação de banda representa um potencial, mas nem sempre potencial se torna uma situação real, como dito, depende do que se faz e ainda de outras circunstâncias atinentes ao conjunto do hardware disponível. Existem coisas cujo resultado final do processamento simplesmente não depende da RAM e sim, por exemplo, das características da GPU e sua ligação com a CPU, portanto, há que ver o caso concreto.

Alguns estudos dizem que em algumas situações o ganho seria de 3% a 5%, depedendo da aplicação o ganho é nenhum e em algumas situações o single-channel é mais rápido que o dual-channel.

No uso do dia a dia de um usuário comum possivelmente fará pouca diferença. Para quem trabalha com renderização, então uma boa GPU (placa gráfica) terá um impacto muito maior do que qualquer característica RAM e por aí vai.

Claro que entre ter ou não ter, se possível é melhor ter, mas não ter automaticamente não significa que haverá um prejuízo na performance.

Se tiver forte interesse no assunto há aqui um estudo bacaninha (março/2014) tratando desse comparativo:

RAM Performance Benchmark: Single-Channel vs. Dual-Channel - Does It Matter?

http://www.gamersnexus.net/guides/1349-ram-how-dual-channel-works-vs-single-channel

Observe que o autor do estudo, Steve Burke, pŕocura separar a observação entre o que ele denomina de testes "sintéticos" e "reais", significando mais ou menos situações abstratas e artificais e situações reais de uso.

Por exemplo, ele menciona o uso de um software de compressão de dados (WinRAR, o ambiente que ele primariamente usa é o Windows), usando um arquivo de 22GB, mas aí vem a pergunta: quantas vezes na vida você precisou *realmente* fazer a compressão de um arquivo desse tamanho? Isso é real ou é apenas um teste fabricado (sintético, portanto)?

Embora a questão possa guardar alguma controvérsia, observe que lá pelas tantas ele diz:

"The memory will sort of ping-pong data down the channels, effectively doubling its potential "speed."

Veja também na última página os gráficos de barra comparativos.

Quem cuida dessa questão é o chipset, assim, do ponto de vista do sistema operacional, Linux ou não, não há diferença entre single channel ou dual channel, não há um driver para isso, é transparente para o software.

« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 02:46 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com dual channel na memória ddr3 [resolvido]
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2016, 21:57 »
Grande Druidaobelix,

Obrigado por tornar o meu desconforto menos doloroso. Seguindo o conselho de Galactus, botei a outra memória na caixinha e guardei. Se um dia a minha der pau, já tenho a substituta. Meu uso diário realmente não requer grandes coisas, afinal, não sou um gamer e não preciso de um desempenho tão maravilhoso assim. No meu equipamento antigo o problema era assistir a netflix, programas on demand etc. Com o novo processador da Intel, me livrei da AMD que sempre me perturbou por aqui, e as coisas melhoraram bastante. O stream não trava mais. Só uma coisa ainda me deixa preocupado com a questão da memória. Se, por exemplo, numa aba do Chrome estou no stream, e abro outra aba, o consumo de memória vai a 60%, o que me preocupa.

Abs.
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 22:02 por rockarlos64 »
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com dual channel na memória ddr3 [resolvido]
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2016, 10:51 »
Citar
[...] numa aba do Chrome estou no stream, e abro outra aba, o consumo de memória vai a 60%, o que me preocupa.

Pareceu-me que há aí instalado o ubuntu padrão (Unity), você tem 4GB no sistema, o que é bom e deveria suportar sem grandes dificuldades o uso normal do equipamento. 
De toda sorte, já experimentou alguma versão mais leve da família Ubuntu?
Os requerimentos de RAM são muito diferentes, por exemplo, para um espartano e franciscano Lubuntu.
Embora "simplesinho", e por isso mesmo, gasta quase nada, uma beleza na sua simplicidade e uma leveza só.

Se existe algo irritante em hardware é isso, tentar expandir capacidade de RAM e quanto mais antiga a máquina pior, maior a confusão. Vai ficando difícil de achar, muito frequentemente há problemas de incompatibilidades, é uma realidade, posso te assegurar que você não é o primeiro e não será o último a passar por esses dissabores. Nesse quesito de RAM quando compra a máquina tem que comprar a maior quantidade de RAM que o bolso possa suportar naquele momento, porque corrigir depois é só mesmo dor de cabeça.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com dual channel na memória ddr3 [resolvido]
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2016, 21:53 »
Prezado druidaobelix, tenho Xubuntu no meu netbook velho de guerra com apenas 2gb, e funciona que é uma maravilha. Mas, no meu desktop, gosto de usar ubuntu versões lts. Por isso comprei MB, processador e memória novos. Pelo que você pode observar na minha assinatura, minha máquina não é nenhuma "ferrari", porém, não contava com o fato da loja me vender uma memória que é funcional no single channel, mas imprestável para upgrade para dual channel. Quando eu terminar de pagar o computador, vou comprar uma memória compatível de 8gb e resolver esse problema. Muito grato pela sua atenção. Você é o cara. ;)
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.