Bom pessoal, depois de alguns dias analisando o sistema, vou dizer o que estou achando:
O sistema possui sim muitos bugs, porém a maioria é voltado a nova central de programas.
Sempre instalei pacotes .deb via terminal com dpkg então não me afetou esse bug da central não instalar pacotes .deb, porém é necessário um update pra resolver esse problema o mais rapido possível.
Ainda é possível instalar a central de programas antiga, e com isso ja ajuda em muito a evitar esses problemas da central nova
O Unity nesta versão é sem duvida o mais rapido de todas as versões anteriores do sistema, esta muito fluído, responde rápido as ações.
ainda não saiu nenhum update para resolver os bugs do sistema, espero que saiam amanha logo.
Enfim, apesar de todos os Bugs encontrados, os mais significativos afetam a nova central de programas, o sistema em si é o mais rapido de todas as versões anteriores, depois de sairem os updates para resolverem esses bugs acredito que não terá mais problemas no sistema, e estará usavel para muitas pessoas.
Estou usando nesse momento o sistema, e no geral recomendo o mesmo, e para evitarem os bugs da central de programas, instalem a versão antiga.