Autor Tópico: Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS  (Lida 26676 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Online: 23 de Abril de 2016, 22:36 »
Boa noite pessoal, o Ubuntu 16.04 LTS foi lançado a pouco tempo, eu gostaria de saber a opinião de vcs sobre o q estão achando do sistemas, quais as melhorias do sistema, bugs q vcs encontraram, etc...
Enfim gostaria de saber a opinião de vcs q estão usando o sistema, compartilhem o q vcs estão achando.
Desde já agradeço.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2016, 22:42 »
kubuntu 16.04 nada de tão anormal ou grave até agora.

T+

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2016, 22:44 »
kubuntu 16.04 nada de tão anormal ou grave até agora.

T+

Me diga uma coisa,  já apareceu alguma atualização pra vc quando rodou apt-get,  aqui no meu Ubuntu 16.04 não apareceu nenhuma atualização ainda,  e normal isso?  Já não deveriam ter atualizações pro sistema?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2016, 23:00 »
Começando pela instalação:17 minutos para instalar num computador muito antigo; 12 minutos para instalar usando um computador antigo; 9 minutos num computador mais moderninho; ainda vou testar num mais moderno com ssd.

Muito bom, muito bom.  :)


Nota:
Instalações feitas usando live-iso uma partição do próprio disco, ou seja, sem usar live-pendrive.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2016, 06:34 »
Uma coisa que melhorou bastante foi a busca por softwares ao clicar no botão do Unity. Ainda não tá tão rápido quanto no Gnome-Shell mas tá bem melhor.

O comando "apt" no lugar do "apt-get" também deu uma melhorada.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2016, 11:49 »
Ontem instalei e configurei o 16.04.

Não sou técnico, apenas um "usuário sênior". Então, não fui olhar "embaixo do capô". Minhas observações, portanto, são de usuário mesmo.

Primeira "surpresa" foi o tempo de instalação. Já instalei "trocentas" versões do Ubuntu (sou usuário intensivo desde o final de 2008). A instalação de uma nova versão (sempre instalo do zero, nunca como atualização) nunca foi demorada. Mas, desta vez, enquanto estava instalando, fui fazer minhas coisas no netbook. A instalação foi tão rápida que uns instantes depois olhei para o note principal e vi que já havia terminado. De tão rápida, pensei que havia dado algum problema mas estava tudo OK.

Quanto ao uso, fiquei usando o computador ontem à noite e hoje pela manhã e tudo correu normal. Não achei nada de muito diferente da versão 15.10 que eu tinha antes.

O único "senão" é que eu gosto muito do tema Arc mas, quando fui ativá-lo, ficou muito esquisito: as barras de títulos das janelas e os títulos das janelas ficaram muito claros (inclusive trazendo dificuldade para diferenciar a janela ativa da inativa) e, pior, no Nautilus a coluna da esquerda (onde ficam os atalhos) ficou muito estranha: clara e com linhas pretas separando cada item. Já pesquisei na web e notei que é uma falha já reportada por outros usuários. A solução foi voltar ao tema padrão até que o pessoal resolva essa questão.

Também tive dificuldades para instalar a máquina virtual do Windows 7 no VirtualBox mas aí eu acho que é um problema meu (dá uma mensagem de que falta alguma coisa e recomenda usar o comando "modprobe vbox..."). Vou pesquisar com calma na web e ver se tem alguma solução.

Já no Ubuntu Mate do netbook, o único problema é com o Wi-fi. Eu tenho um roteador D-Link ligado via cabo ao roteador (também Wi-Fi) da Net porque esse da Net é uma droga (p.ex., a impressora online do quarto ao lado vivia caindo e bastou eu ligar o D-Link ao roteador da Net via cabo, redirecionar a impressora para o D-Link e nunca mais a impressora caiu embora o D-Link e o Net estejam um ao lado do outro). Agora, com o Ubuntu Mate, volta e meia o wi-fi da D-Link desconecta. O mesmo não acontece com os outros dispositivos, como o notebook, o smartphone e o tablet. Então, desconfio que deve haver algum problema no wireless do Mate. E também não desconecta do wi-fi da Net nem de um repetidor (também D-Link) que fica na sala.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2016, 19:01 »
por enquanto, só instalei do zero o lubuntu 16.04lts no meu notebook celeron de 1gb de ram. só notei que a partida direto da instalação deu um erro no escola da cidade, veio como padrão rio branco, tentei trocar para são paulo e travou a instalação.
refiz o processo só que partindo da instalação com o sistema carregado e deu certo.
desta vez vou deixar a instalação bem padrão, não pretendo trocar o abiword e o gnumeric pelo libreoffice. inicialmente notei sim por isso menos consumo de ram. também vou tentar deixar o firefox sem certas extensões que uso.
o icone do dropbox e do telegram ainda não estão aparecendo na barra de ferramentas.
no mais a mesma coisa de sempre.
ainda não instalei o ubuntu no desktop
mas baixei o xubuntu e testei, está muito bonito e dessa vez já vem com o libreoffice.
=edit=
o lubuntu tem um central de programas, desta vez não tem a ferramenta de busca, mas em compensação pude selecionar mais de 1 programa para instalar.
« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 19:04 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2016, 19:30 »
A opinião de vcs esta sendo muito importante pessoal, eu gostaria de saber se vcs ja encontraram alguns Bugs no sistema, se sim, gostaria de saber quais.
Aqui eu encontrei alguns Bugs na central de programas nova, que as vezes depois de instalar uns softwares, não aparece na central que o software ja foi instalado.
No geral estou gostando muito da versão 16.04, e de longe a versão mais rápida do ubuntu que ja usei.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2016, 20:44 »
kubuntu 16.04 nada de tão anormal ou grave até agora.

T+

Reafirmo o que o colega disse. Mesma coisa aqui. O sistema tá redondo.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

paulobenedito

  • Visitante
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2016, 23:51 »
(...)

O comando "apt" no lugar do "apt-get" também deu uma melhorada.
agente100gelo, eu uso apenas o apt faz já bastante tempo onde no final do download ele sempre mostra ao usuário uma barra de de porcentagem da execução da instalação do(s) pacote(s)

ex:
apt install
apt update
apt dist-upgrade


T+

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2016, 21:58 »
Engraçado a galera aqui falando que tá redondo. Comigo só dor de cabeça, experimentei o Ubuntu e o Xubuntu 16.04 e só lamentos. Pior LTS que já experimentei, chega a ser deprimente saber que o Ubuntu está sendo desenvolvido dessa forma.

Na maioria dos fóruns e vídeos de análise que tão surgindo (principalmente gringos) a esmagadora maioria está usando o termo "A Canonical abandonou a versão Desktop" ou "A Canonical não se importa mais com a versão Desktop".

Exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=c5Li052ZBN8

Vários Bugs e sistema com cara de "largado". Os caras não tiverem o cuidado de polir coisas básicas, como a borda do app Agenda, Gnome Application sem programa nenhum ou com bug de não achar Apps que não tenham foto (como o Ubuntu-restricted-extras) ou o fato de que se você tentar instalar um pacote .DEB o sistema vai abrir o Gnome Application e não vai instalar.

http://i.stack.imgur.com/7tzxU.png

Pra funcionar você tem que fazer gambiarra de usar o gdebi pra depois instalar o .DEB...
Claro, porque dá a impressão que nenhum funcionário da Canonical testou a porcaria de um app .DEB antes de liberar o LTS pra ver que não funcionava! Isso pra mim é mais do que abandonado, é um Desktop Largado! Como ter esperança num lançamento desses? Se por cima do capô tá assim, imagine por baixo.

E depois de instalar, o App novo não aparece na Dash até tu reiniciar o sistema. Genial. Linux para todos, minha mãe facilmente conseguiria usar esse negócio todo bugado.

Eu estava realmente animado com a 16.04, eu praticamente acordei cedo no dia 21 e fiquei esperando sair a ISO pra ser um dos primeiros a baixar e instalar... Mas depois de vários travamentos, inconsistências e esses vários Bugs e desleixo, foi decepcionante.


---
Editado pela moderação: imagem maior que o permitido.
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 22:09 por irtigor »

paulobenedito

  • Visitante
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2016, 11:36 »
Ainda não olhei o Xubuntu, mas como a versão ainda está nova é isso mesmo e ressalto isso se dá em todos os sistemas operacionais, não apenas no Ubuntu.

No Kubuntu, continuo afirmando nada de tão grave que eu não pudesse resolver com um, dois, ou três comandos.

T+

Offline Cardeal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2016, 11:49 »
Eu estava realmente animado com a 16.04, eu praticamente acordei cedo no dia 21 e fiquei esperando sair a ISO pra ser um dos primeiros a baixar e instalar... Mas depois de vários travamentos, inconsistências e esses vários Bugs e desleixo, foi decepcionante.


Eu também instalei o novo Ubuntu, com Unity, para testar e tenho a mesma opinião. De uns tempos pra cá, a Canonical vem entregando o Ubuntu sempre capenga, mas desta vez realmente foi decepcionante. Gosto de sistemas baseado em .deb e atualmente não vejo outra distro entregando tão bem suas versões como o Linux Mint vem fazendo.

É normal encontrarmos problemas e bugs em novos lançamentos, mas os atuais encontrados nesse novo LTS do Ubuntu são sofríveis, coisa de micreiro.  Desculpem-me a franqueza.

Edit:

Assisti a review do link que você postou. No final do vídeo, o autor disse uma coisa preocupante para os usuários do Mint, mesmo a equipe sendo tão cuidadosa, ter como background um sistema tão capenga assim é, no mínimo, esperar por MUITO trabalho para entregar a distro com dignidade.
« Última modificação: 26 de Abril de 2016, 12:14 por Cardeal »

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2016, 12:18 »
Ainda não olhei o Xubuntu, mas como a versão ainda está nova é isso mesmo e ressalto isso se dá em todos os sistemas operacionais, não apenas no Ubuntu.

No Kubuntu, continuo afirmando nada de tão grave que eu não pudesse resolver com um, dois, ou três comandos.

T+
Sim, todo sistema novo pode vir com bugs, é compreensível. Mas não bugs tão ridiculos como estes.
Não conseguir instalar pacotes .DEB por default pra mim não é BUG, é descaso mesmo.

Aceitável é um Bug que está escondido, que tu só acha realizando determinada tarefa mais aleatória como por exemplo instalar um player de música X e linkar a pasta Y dá um erro Z.

Agora uma coisa que qualquer equipe de 1 pessoa perceberia no primeiro dia de uso é sacanagem.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Opiniões sobre Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2016, 13:59 »
Código: [Selecionar]
jeison@jeison-Infoway:~$ ls -lct /etc | tail -1 | awk '{print $6, $7, $8}'
Mar 28 11:50
jeison@jeison-Infoway:~$

Uso o Ubuntu 16.04 deste sua versão beta 2, e até agora não tive nenhum problema relevante com ele, exceto um erro de upgrade do Google Chrome

Código: [Selecionar]
jeison@jeison-Infoway:~$ sudo aptitude update && sudo aptitude full-upgrade
[sudo] senha para jeison:
Ign http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable InRelease                                                   
Encontrado http://archive.ubuntu.com/ubuntu xenial InRelease                                   
Encontrado http://archive.ubuntu.com/ubuntu xenial-updates InRelease
Encontrado http://archive.ubuntu.com/ubuntu xenial-security InRelease                           
Encontrado http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable Release     
Encontrado http://archive.canonical.com/ubuntu xenial InRelease 
W: http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/Release.gpg: Signature by key 4CCA1EAF950CEE4AB83976DCA040830F7FAC5991 uses weak digest algorithm (SHA1)

Nenhum pacote será instalado, atualizado ou removido.
0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 0 B de arquivos. Depois do desempacotamento, 0 B serão usados.
                                             
jeison@jeison-Infoway:~$

Não sei se é erro do Ubuntu ou do GOogle...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz