Autor Tópico: Não consigo recuperar uma partição do hd  (Lida 5945 vezes)

Offline Shiniger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não consigo recuperar uma partição do hd
« Online: 24 de MAR?O de 2016, 11:51 »
  Há alguns meses formatei o meu HD e instalei o Ubuntu 15.10 no meu notebook ( Lenovo G-40), que tinha vindo com Windows 8. Só que por necessidade precisei formatar várias vezes o notebook sempre colocando a versão do Ubuntu 15.10. Porém mais tarde, precisei fazer um dual boot no notebook, estava tentando colocar Windows e Ubuntu mas não estava conseguindo converter o HD novamente para MBR, depois de uma série de tentativas consegui colocar a versão do Windows 8.1 Pro em uma única partição.
   Só que agora meu HD não está completamente utilizável, do 1TB somente 931GB(como disco local C:) estão disponíveis, o resto desapareceu, não consigo nem ver pelo DISKPART. Queria um maneira de solucionar o problema, para que eu possa Instalar o Windows juntamente com o Ubuntu. 

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Não consigo recuperar uma partição do hd
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2016, 15:26 »
Vamos por partes!

A indicação do Windows de 931GB em um HD de 1TB não está errada.  Os fabricantes é que "arredondam" os números para "vender melhor".

Um  kilobyte  = 1024 bytes

1,000,000,000,000 bytes = 976,600,000 kilobytes = 953,674 megabytes = 931.3 gigabytes = 0.905 terabytes.

Você ainda perde espaço a ser utilizado com a criação da tabela de partição e na formatação do HD. 

Por exemplo, vamos dizer que você comprou aquele armazém para guardar suas coisas, mas você não quer simplesmente "jogar" tudo lá dentro, quer deixar tudo organizado, para encontrar tudo o mais rápido e facilmente possível, mesmo ele sendo enorme.  O que você faz?  Coloca estantes e prateleiras com corredores vazios entre elas para facilitar seu acesso.  Agora você tem o mesmo espaço disponível de antes?  Não! Mas quando começar a encher o armazém, você poderá ter  tudo organizado e com fácil acesso.

A anologia pode ser tosca, mas é bem parecido, durante a formatação do disco ele vai criar blocos, inodes e journal, tudo isso ocupa espaço para organizar os dados dentro do disco e manter sua integridade.  Este espaço dos blocos, inodes e do journal não vai ser utilizado para guardar seus dados! 

Então se o fabricante fosse utilizar a numeração dos bytes correta,  1TB = 1000 GB seriam  1,099,511,627,776 bytes. 

Se o deixe confuso, leia aqui: http://www.clubedohardware.com.br/blog/confuso-com-kb-x-kib-mb-x-mib-gb-x-gib-também-x-tib/447

Quanto a "perda" da partição.  Que partição se perdeu aí?
« Última modificação: 24 de MAR?O de 2016, 15:34 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Shiniger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Não consigo recuperar uma partição do hd
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2016, 21:52 »
Vamos por partes!

A indicação do Windows de 931GB em um HD de 1TB não está errada.  Os fabricantes é que "arredondam" os números para "vender melhor".

Um  kilobyte  = 1024 bytes

1,000,000,000,000 bytes = 976,600,000 kilobytes = 953,674 megabytes = 931.3 gigabytes = 0.905 terabytes.

Você ainda perde espaço a ser utilizado com a criação da tabela de partição e na formatação do HD. 

Por exemplo, vamos dizer que você comprou aquele armazém para guardar suas coisas, mas você não quer simplesmente "jogar" tudo lá dentro, quer deixar tudo organizado, para encontrar tudo o mais rápido e facilmente possível, mesmo ele sendo enorme.  O que você faz?  Coloca estantes e prateleiras com corredores vazios entre elas para facilitar seu acesso.  Agora você tem o mesmo espaço disponível de antes?  Não! Mas quando começar a encher o armazém, você poderá ter  tudo organizado e com fácil acesso.

A anologia pode ser tosca, mas é bem parecido, durante a formatação do disco ele vai criar blocos, inodes e journal, tudo isso ocupa espaço para organizar os dados dentro do disco e manter sua integridade.  Este espaço dos blocos, inodes e do journal não vai ser utilizado para guardar seus dados! 

Então se o fabricante fosse utilizar a numeração dos bytes correta,  1TB = 1000 GB seriam  1,099,511,627,776 bytes. 

Se o deixe confuso, leia aqui: http://www.clubedohardware.com.br/blog/confuso-com-kb-x-kib-mb-x-mib-gb-x-gib-também-x-tib/447

Quanto a "perda" da partição.  Que partição se perdeu aí?
No caso foi as que vieram com o sistema e alguns arquivos pessoais, mas não tem problema, minha dúvida mesmo era em relação era o espaço faltando no HD. Sobre a organização dele eu já sabia que ocupava um certo espaço mas não sabia que era tanto.
 Obrigado pela ajuda!