Autor Tópico: Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?  (Lida 19781 vezes)

Offline nomade

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #45 Online: 24 de Janeiro de 2018, 23:10 »
Olá pessoal, tenho um notebook Dell com "AMD Radeon R7 M445" e uso o Ubuntu 16.04.3 LTS.
No site de download de drivers da AMD não tem nenhuma opção pra Linux para a série R7 M4XX.
E eu executei o comando "dpkg -l amdgpu-pro" e vi que não tenho amdgpu-pro, e pelos comentários anteriores acho esse drive não é compatível com a R7 M4XX (alguém pode afirmar o contrário?).
Isso significa que não vai dar pra usar a minha placa dedicada de jeito nenhum? Existe algum driver open source para a série R7 M4XX?
Amigo, eu descrevi o processo de instalação na seguinte  parte deste tópico: https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=119532.msg661451#msg661451

Observe apenas que não irá usar esse mesmo driver, pois ele já foi atualizado para o AMDGPU-PRO 17.40 que você encontra aqui: http://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMDGPU-PRO-Driver-for-Linux-Release-Notes.aspx

Na própria pagina do driver tem um link para um tutorial de instalação parecido com o que eu descrevi. Preste atenção que na lista de placas suportadas não está a sua. Pelo que vi placas de notebooks como a sua ainda não funcionam bem com esse driver. Outra coisa é que ele funciona apenas com kernel até o 4.10 se não me engano, então se estiver usando Ubuntu com Kernel 4.13 ele não deve funcionar.

Pra quem usa Ubuntu com Kernel 4.13 está usando Mesa Git 17.2 que oferece o mesmo desempenho do AMDGPU-PRO. Pra alguns jogos e softwares gráficos ele é até melhor segundo Benchmark do Phoronix, ele apenas não dá suporte ao Vulkan ainda.  No mais, eu testei o AMDGPU-PRO e o Mesa Git 17 e posso dizer que algumas coisas no Mesa Git ficaram mesmo melhor, como citei anteriormente aqui no tópico.
Rodando Ubuntu 17.10 com: AMD Bulldozer FX-6100 3.3GHz 6-Core Black Edition/ Gigabyte 78LMT-S2P/ 8GB 1600MHz / Radeon R7 260X 2GB GDDR5

Offline nomade

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #46 Online: 16 de Maio de 2018, 07:39 »

Lançado driver AMDGPU-PRO 18.10 e 18.20

Nos dias 25 de abril e depois 3 de maio de 2018, respectivamente a AMD disponibilizou o driver proprietário AMDGPU-PRO 18.10 para Ubuntu 16.04.4 e o AMDGPU-PRO 18.20 com suporte ao Ubuntu 18.04.
[Editado: infelizmente o 18.20 está com um problema na descompactação do arquivo de instalação, então baixem de acordo com o modelo da placa de  vocês, escolhendo o link do Ubuntu 16.04 por enquanto. Assim que o 18.20 tiver sid consertado e eu perceber, aviso aqui pra vocês]
Link: https://support.amd.com/pt-br/download/linux

O processo de instalação é o mesmo que já coloquei neste tópico.

Segundo o Phoronix, apresenta grandes melhorias de desempenho em jogos, inclusive superando o driver Open. O problema é que o ganho em desempenho é em determinados jogos, em outros o driver open vence. A AMD capenga para deixar os drivers proprietários para Linux mais eficientes, mas está fazendo progressos, devo reconhecer. Efeitos de tesselação e antialias pesam cada vez menos, apresenta cada vez mais fluidez. Eu consigo jogar bem com minha R7 260X. O problema é que eu sei que poderia e deveria ser melhor. Espero que em algum momento consigam entregar todo o desempenho para sistemas Linux, se não vão começar a perder muitos compradores para a nVidia. Lembro que FGLRX (driver proprietário legado para sistemas anteriores ao 14.04) não percebia diferença de desempenho entre uma Geforce e uma Radeon proporcionais no Ubuntu, então eu sempre comprava e indicava AMD pelo custo benefício. Hoje acabo por me ver na situação de que talvez minha próxima placa de vídeo seja uma nVídia, pois os drivers da nVídia entregam desempenho melhor para Linux.
Lamentável.

« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 09:37 por nomade »
Rodando Ubuntu 17.10 com: AMD Bulldozer FX-6100 3.3GHz 6-Core Black Edition/ Gigabyte 78LMT-S2P/ 8GB 1600MHz / Radeon R7 260X 2GB GDDR5

Offline watchdo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #47 Online: 20 de Outubro de 2018, 23:26 »
Boa noite.
Bem, eu consegui efetuar a instalação dos Drives proprietários sem problemas.

Offline nomade

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
« Resposta #48 Online: 23 de Outubro de 2018, 21:19 »
Amigos, boa noite

Então, eu tive um problema na instalação do AMDGPU no Ubuntu 18.04 por causa do Kernel 4.15.

Eu cheguei a pensar que eram os módulos que estavam com problema, por algum motivo, achei que devia ser geral, mas não. É algo bem específico, pelo jeito ocorrerá só com as Placas AMD com chip Bonaire. São as AMD Sea Island.

Então, a minha é uma R7 260X Bonaire, sea island. Quando eu instalo ao AMDGPU-PRO eu perco o display ao reiniciar.
Se eu tentar apenas ativar o AMDGPU open source que vem desativado por padrão para as Sea Island ( R7 e R9 geralmente) e Southern Island (Radeon HD 7xxx), dá o mesmo problema.

A única solução é atualizar para o Kernel 4.18, daí o tutorial que coloquei anteriormente para o AMDGPU-PRO no Ubuntu 18.04 funciona e se quiser ativar as Sea Island, ou Southern Islan para usar o AMDGPU open source (que pra mim está melhor para jogos), vaio funcionar.

Se alguém precisar de ajuda avise que eu faço um tutorial.

Abraços